Whatapp Pay – Veja como enviar dinheiro pelo WhatsApp

O Whatsapp ganhou uma nova funcionalidade, além de permitir a troca de mensagens de texto, áudio e ligações, agora também permite que seja enviado e recebidos valores em dinheiro por meio de contas de bancos parceiros, o Whatsapp Pay. Esse serviço está sendo liberado aos poucos, mas já está causando muita curiosidade entre os os usuários, afinal, como funciona? É seguro? Quem pode enviar e receber dinheiro?

Se essas também são suas dúvidas fique tranquilo, pois vamos esclarecer tudo para você nesse artigo, continue lendo e confira!

O que é?

O serviço Whatsapp Pay é uma maneira de facilitar as transações financeiras entre amigos e familiares, pois só precisa de alguns segundos para conseguir enviar ou receber dinheiro. É uma maneira que o aplicativo encontrou de deixar todas as operações em apenas um local e facilitar para os seus usuários. 

Apesar de ainda ser novo, esse é um serviço que pode ajudar muito as pessoas que tem uma rotina corrida, mas precisam de fazer transações financeiras de emergência. 

Como funciona o Whatsapp Pay

O funcionamento do Whatsapp Pay é bem simples, pois primeiro você precisa de habilitar a função no seu celular, criar uma senha PIN, e cadastrar um cartão de débito de um dos bancos credenciados. Atualmente os bancos que já estão sendo usados no Whatsapp Pay são:

  • Banco do Brasil – VISA
  • Nubank – Mastercard
  • Sicredi – Mastercard e Visa
  • Conta Digital da Sicredi

Então, para isso é preciso que você tenha conta em um desses bancos para enviar dinheiro, assim como quem vai receber também precisa ter conta em um desses bancos e também precisa de ativar a função no seu celular e no aplicativo. 

Não é necessário baixar nenhum aplicativo adicional, apenas ter o whatsapp atualizado no celular. 

É seguro?

Sim, todo o processo é seguro, pois para realizar qualquer transação é preciso que se use a senha criada e somente você tem acesso a ela. Por isso, ao criar o Pin, evite de deixar ele anotado em qualquer lugar. E se quiser ainda mais segurança, você pode cadastrar a sua biometria ou Face ID, caso o seu celular tenha essa função. 

Se você vai enviar ou receber dinheiro por meio do Whatsapp pode ficar despreocupado, e evite que enviar dinheiro para pessoas desconhecidas. 

Como habilitar o Whatsapp Pay?

Para habilitar o Whatsapp Pay seu aplicativo precisa estar atualizado, depois disso basta seguir os seguintes passos:

  • No seu celular android clique nos 3 pontinhos que ficam do lado direito da tela e clique em Pagamentos
    Já para quem tem sistema operacional IOS clique em configurações ( a engrenagem) e depois em pagamentos. 
  • Clique na opção de Facebook Pay e depois clique em continuar
  • Crie uma senha PIN, que deve seis dígitos, memorize e depois clique em avançar. 
  • Nesse passo você pode optar por cadastrar a  sua biometria no lugar do PIN, se o seu celular for compatível. No IOS tem também a opção de cadastrar também o Face ID.
  • Coloque seu nome completo, telefone e CPF, clique em avançar
  • Coloque os dados do cartão de débito de um dos bancos credenciados
  • Salve a operação

Depois de cadastrar é necessário fazer uma verificação de identidade. Clique em verificar e será gerado um código que você deve inserir no whatsapp para conseguir fazer o restante das operações do Whatsapp Pay. 

Somente são aceitos cartões de débito. 

A transação funciona parecido com o TED e DOC dos bancos, mas conta com vantagem de não serem cobradas taxas pela transação. 

Essa funcionalidade ainda está em fase de testes, mas em pouco tempo já estará disponível para todos os usuários. Se ainda não chegou para o seu aplicativo é só aguardar.

 

Deixe um comentário