Unopar Colaborar – AVA

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Colaborar da UNOPAR é uma plataforma exclusiva com recursos voltados à educação criada para alunos da instituição.

Como em qualquer AVA, as configurações avançadas e individualizadas de cada instituição precisam de treinamento adequado para tornar seu uso viável no dia a dia.

Desde a criação do usuário ao primeiro login, muitas são as dúvidas que ajudaremos a sanar contanto que você permaneça por aqui.

Vamos lá?

Primeiro, quem é a UNOPAR?

A UNOPAR é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece cursos presenciais e à distância de graduação e pós-graduação.

É também a primeira IES a vir com o conceito de “Semi-presencial”ou “Telepresencial”, o qual permite os alunos assistirem o conteúdo teórico em casa e realizar a prática apenas em dias agendados e, na maioria dos casos, nas dependências da instituição.

Para manter-se no mercado e ofertar com qualidade os cursos à distância, ela criou um AVA próprio visando suprir as necessidades de um ensino presencial.

Conheça o AVA “Colaborar”

Evidentemente, o Colaborar se tornou o AVA oficial da UNOPAR.

Ele permite seus alunos a terem acesso a qualquer momento às seguintes informações:

  • Cronograma de atividades em geral;
  • Avaliações Virtuais;
  • Cursos livres;
  • Biblioteca virtual;
  • Tutoriais;
  • Desafios;
  • Renegociações;
  • Solicitações de documentos da secretaria e/ou comprobatórios;
  • Seguro educacional;
  • Boletos referentes às mensalidades e declaração de Imposto de Renda;
  • Webnars e aulas de Educação à Distância (EAD); e
  • Materiais do que foi ministrado em sala de aula;

Ainda, sua versatilidade também permite criar um canal de comunicação facilitada entre alunos, professores e tutores através de mensagens e fóruns diversos.

É muito útil no dia a dia do aluno e no dia a dia do professor, que pode se preparar para as dúvidas e “guarda-las para mais tarde”, se for necessário.

O ponto do AVA é dispensar perguntas chatas, melhorar a comunicação e distribuir material didático igualmente a todos os alunos. Você já tem o seu acesso?

Criando minha conta e lidando com ela

Pra começar, você não precisa de uma conta, mas uma senha.

Clicando aqui você cadastra o número da sua matrícula, data de nascimento e senha que deseja utilizar para ter acesso ao AVA.

Se o link quebrou ou você não conseguiu chegar no formulário de inscrição, basta seguir o passo a passo:

  1. Vá na UNOPAR e procure pelo link do Colaborar. Provavelmente você será direcionado para esta página.
  2. Ao fim dela, clique em “Acessar Colaborar” e seja redirecionado para esta página.
  3. Se deu tudo certo até aqui, vá no painel e selecione “Primeiro Acesso”.
  4. Preencha número de matrícula, último nome e CPF. Clique em cadastrar e pronto. Agora você tem a sua conta.
  5. Sempre que for realizar o login, abra na mesma página principal.

Mas, se acontecer algum problema e eu perder a minha senha?

Bom, é até bem comum que esse tipo de coisa aconteça. Então, a dica é criar senhas fáceis – não tão fáceis – como “coxinha123”, o nome do seu cachorro ou a data de aniversário da pessoa que você gosta, por exemplo.

Mas, muita calma nessa hora.

Se você perder a sua senha, vai notar que no painel principal do AVA existe uma perguntinha pequena em azul no canto esquerdo e inferior da tela que diz o seguinte: “Esqueceu sua senha?”.

Insira seu login de usuário (lê-se: CPF) e clique em “Redefinir uma Senha”. De acordo com seus dados, a instituição te mandará uma nova chave de acesso por e-mail.

Caso não tenha sucesso nessa etapa, entre em contato com a assistência da UNOPAR pelo site clicando aqui ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]

Ainda, você pode entrar em contato online com o Fale Conosco e a Ouvidoria!

Dúvidas frequentes sobre o AVA

Funciona?

Sim e não.

A plataforma é utilizada todos os dias por alunos diversos para pedir documentos, renovar livros da biblioteca, imprimir boletos e por aí vai.

É uma mão na roda por não ser necessário se deslocar até a IES por coisas simples.

No entanto, pela plataforma não ter sido desenhada para suportar um grande número de acessos, frequentemente ela se encontra com problemas e é fácil de captar alunos falando sobre isso no Reclame Aqui.

As manutenções não programadas e/ou bugs do AVA me prejudicam?

Não se forem avisadas com antecedência ao suporte.

Deixar trabalhos e aulas para última hora pode não ser uma boa opção. Como o AVA é instável, a chance das manutenções ou correções de bugs acontecerem no dia em que você precisa fazer alguma coisa são altas.

Há controle da evolução dos alunos?

Com certeza. Diferente dos cursos livres online, a UNOPAR busca manter qualidade e, por isso, os professores e tutores são capazes de observar seu desempenho em relação às respostas dadas nos questionários e frequência de abertura do portal.

Seu interesse é julgado ao mesmo passo em que o professor avalia como o assunto foi absorvido, se os alunos estão com dificuldades ou se gastam muito tempo em um módulo específico, por exemplo.

Quando devo usar o AVA?

Por fim, assim como o portal do aluno, o AVA é uma plataforma que deve ser aberta todos os dias para conferir o andamento do aprendizado e se há algo novo que não foi falado em sala de aula.

Mas, você pode utiliza-lo independentemente em casos de:

  • Necessidade de suporte EAD;
  • Apoio às atividades presenciais;
  • Conferências, seminários e treinamentos; e
  • Grupos de estudo.

Esperamos ter ajudado!

Leia também:

Deixe um comentário