Título de Eleitor Online – Como Tirar, Como Funciona

O Título de Eleitor Online, aplicativo chamado de e-Título, é um importante aliado do eleitor, principalmente neste ano. Entre as vantagens, ele pode substituir a versão impressa do título de eleitor, trazer informações sobre o local de votação, quitação eleitoral e ainda é possível justificar ausência nas eleições.

Como baixar o aplicativo Título de Eleitor Online

E-Título – Como Tirar Título de Eleitor Online

Quer facilitar a sua vida? Para baixar o e-Título basta seguir os passos abaixo:

  • Procure por e-Titulo no PlayStore e na AppleStore (IOS);
  • Baixe o aplicativo gratuitamente;
  • Preencha as informações solicitadas, como: nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome da mãe (se constar) e nome do pai (se constar);
  • Responda ao questionário pessoal;
  • Crie sua senha de seis dígitos;
  • Pronto, seu e-Título está criado.

Como utilizar o aplicativo e-Título

Tenha em mente que agora é possível votar com o e-Título sem a necessidade de documento de identidade oficial com foto, desde que o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico e o aplicativo tenha foto.

Além disso, aplicativo também dá informações completas da zona e seção eleitorais e o local exato de votação do eleitor.

Outro benefício do e-Título é a opção de justificar a ausência do eleitor no dia da votação (das 7h às 17h) por meio do geolocalizador do celular, para comprovar que o mesmo está fora do domicílio eleitoral. Após a eleição, também será possível justificar a ausência por outros motivos ao anexar os documentos comprobatórios no próprio aplicativo.

Como Emitir a 2 Via do Título de Eleitor

Usar o título digital substitui o título eleitoral impresso e dispensa a impressão de uma segunda via. Você também pode ficar em dia com a justiça eleitoral e consultar débitos: o eleitor pode emitir a guia de pagamento dos débitos mais comuns com a Justiça Eleitoral;

Por fim, o aplicativo permite que o eleitor se cadastre como mesário voluntário. E o eleitor poderá emitir pelo aplicativo as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Como justificar o voto no e-Título:

Precisa justificar? Siga os passos a seguir: 

Consulta Título de Eleitor Online

 

  • Na parte inferior da tela, clique em “Mais opções”;
  • Clique na opção “Justificativa de ausência”;
  •  O e-Título terá opção de justificar a ausência do eleitor no dia da votação (das 7h às 17h) por meio do geolocalizador do celular, que venha comprovar que o mesmo esteja fora do domicílio eleitoral;
  • Após a eleição, também será possível justificar o voto pelo aplicativo e-Título em até 60 dias;
  • Clique na opção “Justificativa de ausência”;
  • Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho.

Quais os benefícios de baixar o Título de Eleitor Online?

Além de reunir as principais informações eleitorais na palma da mão, o aplicativo e-Título, como já dissemos, pode substituir o título de eleitor físico e o documento com foto daqueles eleitores que já tiverem feito o recadastramento biométrico. 

Vale lembrar, porém, que quem ainda não teve os dados biométricos coletados, precisará apresentar o app acompanhado de um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Confira aquiComo emitir 2 via do Título de Eleitor

Quais são as informações reunidas no app?

Na via digital do título de eleitor estão presentes as mesmas informações da versão impressa: nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, zona e seção eleitoral e município. O aplicativo ainda exibe ainda os nomes dos pais do eleitor, a data de emissão da via digital e um Código QR com o respectivo código de validação.

Quem já realizou o recadastramento biométrico, verá a foto feita no momento do cadastro. Além disso, como já informado acima, podem ser conferidos os dados sobre o local de votação e certidões eleitorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.