e-Título: Título de Eleitor Online – Como funciona?

Publicidade

Com a realização bianual das eleições, o Governo Federal percebeu a necessidade de facilitar a vida dos eleitores e, por isso, criou o Título de Eleitor online, ou simplesmente e-Título, para oferecer diversos serviços de votação. Neste sentido, vamos mostrar como ele funciona e instalá-lo no seu celular!

Publicidade

Um levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontou que, no Brasil, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar. No passado, o processo de biometria foi um dos pilares para tornar as eleições mais rápidas e eficientes, sendo atualmente obrigatório para qualquer eleitor brasileiro. Neste sentido, o sistema do e-Título também traz informações sobre essa condição.

Dessa forma, vale citar que, além de trazer informações sobre a votação, o e-Título também apresenta dados e contatos para facilitar a vida dos eleitores. Embora seja uma ferramenta nova, ele foi bastante usado nas últimas eleições e, sendo assim, confira mais sobre ele!

O que é o e-Título?

O e-Título, também conhecido como Título de eleitor online, é um aplicativo criado pelo Governo Federal para que todos os brasileiros aptos a votar tenham uma versão online do seu documento de votação. Basicamente, é esperado que, nas próximas eleições, o documento online já seja suficiente para substituir os tradicionais títulos de eleitor impressos.

Através do e-Título, o eleitor acessa facilmente diversos dados, tais como número do título de eleitor, situação eleitoral, local de votação, número da zona eleitoral e seção, números de contato para denúncias eleitores, além de muitos outros. Inclusive, a plataforma conta com um QR Code para avaliar as informações e trazer transparência ao processo de votação.

Publicidade

A plataforma já está disponível gratuitamente para Android e iOS. Inclusive, vale citar que, caso você já tenha sua biometria cadastrada junto ao TSE, é possível votar somente com o e-Título, sem precisar apresentar o título de eleitor impresso na hora da votação.

Como funciona a biometria no e-Título?

Se você já realizou seu recadastramento biométrico, junto a Justiça Eleitoral, o seu perfil do e-Título virá acompanhado da foto do título de eleitor. Isso ocorre para facilitar a identificação do eleitor no momento do voto, já que não será mais necessário a apresentação de outros documentos.

Por outro lado, caso você não tenha a biometria cadastrada, sua foto não aparecerá no e-Título. Dessa forma, será necessário apresentar um documento oficial com foto junto ao título de eleitor para poder acessar a cabine de votação.

Como baixar o e-Título?

Baixar e instalar o e-Título é bastante simples, já que a plataforma veio para facilitar a vida dos eleitores. Para isso, siga o passo a passo:

Publicidade
  • Baixe e instale o e-Título (Android|iOS);
  • Em seguida, abra o app;
  • Logo após, concorde com os termos de uso da plataforma;
  • Em seguida, preenche todas as informações solicitados, como nome completo, CPF, nome completo da mãe e data de nascimento;
  • Na tela seguinte, clique na opção “Entrar no e-Título” e confira as informações que aparecerão na tela;
  • Depois, crie uma senha segura e ative a plataforma.

Vale citar que também existe a possibilidade de usar uma leitura de QR Code para se cadastrar na plataforma. Para isso, basta ler o código QR que está disponível no verso do seu título de eleitor impresso.

Neste caso, os dados solicitados na plataforma serão preenchidos automaticamente. Inclusive, se você preferir, a senha de acesso do app poderá ser substituída pela validação biométrica do seu smartphone.

Quais informações estão presentes no e-Título?

O e-Título conta com diversas informações para facilitar a vida dos eleitores, entre elas, temos:

  • QR Code para validação no dia da eleição
  • Biometria cadastrada; 
  • Certidões de votação;
  • Local de votação;
  • Solicitação de justificativa online;
  • Cadastro para mesário voluntário;
  • Emissão de guia para pagar débitos eleitorais.

Além disso, a plataforma também possui contatos para denunciar eventuais fraudes eleitorais, além de um guia para tirar dúvidas dos usuários. 

Como usar o e-Título?

Para usar o e-Título, o primeiro passo é baixar o aplicativo. Em seguida, basta informar o seu nome completo, CPF, nome da mãe, número do título de eleitor e clicar na opção “Entrar no e-Título”. Após responder três perguntas básicas para validar a sua conta, já será possível usar a plataforma.

Nesta etapa, também é recomendado criar uma senha segura para proteger o seu acesso à plataforma. Além disso, caso você tenha perdido sua senha, basta clicar na opção “Esqueci minha senha” para solicitar uma nova. 

Por fim, todos os seus dados eleitores estarão disponíveis na aba “e-Título”. Por lá, você poderá consultar local de votação, zona eleitoral, seção, e até mesmo um guia para chegar no seu local de votação mais rapidamente. Além disso, em caso de ausência no dia da votação, é possível solicitar a justificativa pelo aplicativo.

Podemos votar somente com o e-Título?

Uma dúvida comum sobre o e-Título é se podemos votar somente usando o aplicativo. Na verdade, sim, desde que você tenha a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Caso a sua foto não apareça no aplicativo, será necessário apresentar um documento oficial com foto na sua zona eleitoral. Assim, você poderá votar com o RG, CNH, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista ou Passaporte.

Onde encontrar minha seção eleitoral no e-Título?

Para achar seu local de votação pelo e-Título, basta acessar a aba “Onde votar” e conferir sua zona, seção e escola de votação. Além disso, o aplicativo também conta com a opção “Ver rotas”, que traz um mapa indicando o trajeto até o endereço de sua zona eleitoral.

Podemos justificar a ausência no e-Título?

Caso você não consiga votar no dia da eleição, é possível justificar sua ausência através do e-Título. Além da justificativa, também é possível emitir guia para pagamentos de possíveis taxas por débitos eleitorais.

Caso precise emitir uma certidão de quitação eleitoral, ou comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral, o aplicativo também oferece tais procedimentos. Para isso, basta acessar a aba Mais opções.

Por fim, o e-Título é uma excelente maneira de se manter em dia com a Justiça Eleitoral. Isso porque todas as funcionalidades necessárias aos eleitores estão disponíveis online e gratuitamente. 

Leia mais: Como Emitir 2 Via Certificado de Alistamento Militar