Como Emitir 2 Via Certificado de Alistamento Militar

Em suma, a 2ª Via do Certificado de Alistamento Militar (CAM) precisa  ser solicitada na Junta de Serviço Militar (JSM) onde foi realizado o alistamento. Porém, se o cidadão mudou de cidade, o documento precisa ser solicitado na Junta do local em que estiver residindo atualmente.

Já caso o cidadão serviu o Exército e esteja precisando emitir a 2ª Via do Certificado de Reservista, de 1ª ou 2ª Categoria, precisa solicitar na Organização Militar onde realizou o serviço militar.

Por sua vez, se o cidadão que foi dispensado do serviço militar e deseja ter a 2ª Via do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), é necessário fazer a solicitação na JSM onde está residindo no momento. Se estiver morando fora do Brasil, vá até a representação diplomática mais próxima de onde você está.

Então, continue a leitura para saber mais.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA?

Em casos de furto, perda, extravio, roubo ou então deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via precisa ser requerida na Junta de Serviço Militar mais próxima assim que possível.

Agora para emitir a segunda via do CR, será feito na própria Junta, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área na qual reside o solicitante.

O requerente nesse caso deve apresentar alguns documentos:

  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emitir a segunda via do certificado de reservista. Além disso, a guia para o pagamento bancário será dada no ato do requerimento assim como as instruções para o seu pagamento;
  • Cópia frente e verso do RG, ou então sua certidão de nascimento ou casamento (Os documentos precisam ser apresentados para sua autenticação);
  • Fotografia recente, que não seja datada.

2ª via dos Certificados

Como já mencionamos, em caso de perda, furto ou dano de algum documento de Serviço Militar como: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Isenção (CI) ou ainda o Certificado de Reservista Militar , dando para solicitar uma 2ª via na Junta de Serviço Militar (JSM) do município de residência atual.

Caso o titular do documento esteja morando em outra cidade ou estado e não consiga retornar à Junta de Serviço Militar (JSM) de origem para pedir uma 2ª via, é possível fazer a transferência da Ficha de Alistamento Militar (FAM) para a Junta de Serviço Militar (JSM) do município de residência e depois solicitar e pagar a emissão para uma nova via.

Dessa maneira, a Junta de Serviço Militr (JSM) de Pres. Prudente-SP solicita a 2ª e demais vias do Certificado de Reservista de Organizações Militares de outros municípios do Estado ou do país se o reservista reside neste município.

Então, o que achou sobre a dica sobre como tirar a segunda via do certificado de reservista? Deixe nos comentários.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *