Registrato Banco Central – Como Saber se tenho valores a Receber 2022

Será que você tem dinheiro esquecido em bancos? Saiba que os brasileiros podem checar no Banco Central (BC) se possuem alguma quantia para sacar de instituições financeiras. Para isso o BC tem um serviço que permite a consulta de recursos remanescentes de pessoas físicas e empresas.

Vale ressaltar que o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) informa sobre o saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo, tarifas cobradas indevidamente, recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito.

Foi feito um levantamento do BC, em junho de 2021, que mostrou que os clientes tinham cerca de R$8 bilhões a receber de bancos. Porém, muita gente não sabe ou não lembra desses direitos.

Caso você queira saber se também possui algum valor para resgatar, basta acessar o site para verificar. Em caso positivo, o próximo passo é acessar o Registrato.

Lembrando que os valores de contas anteriores a 2001 não aparecem no sistema. Para consultar essas contas, a pesquisa pode ser feita nesta página.

 

Site Valores a Receber do Banco Central

Como saber se eu tenho valores para receber

Na página do Banco Central, acesse a seção Minha Vida Financeira. Em seguida, clique na subseção Valores a Receber.

Role a página até o final e clique no último item, chamado Consulta ao Relatório Valores a Receber.

Depois aperte “Iniciar consulta” e insira o número do seu CPF. Após a verificação digital, o sistema vai dizer se você tem ou não valores a receber de bancos. Caso não tenha, não adianta seguir adiante.

Planilha Financeira – Como Controlar os Gastos?

Se o sistema disser que há recursos a serem resgatados, você deve consultar os valores e a instituição em que eles estão por meio do Registrato, portal do BC que permite ao cidadão consultar suas informações financeiras.

Se você não tem cadastro, é preciso fazer um login e senha para acessar o Registrato.

Como se cadastrar no Registrato

Passo 1

O cidadão precisa acessar a página do Registrato. Há duas opções de cadastro: uma pelo site do Banco Central e outra pelo site Gov.br, uma espécie de central de serviços públicos federais.

Passo 2

Para acessar o Registrato pelo Gov.br, o cidadão deve ter o status prata ou ouro. Quanto maior a liberação de dados para o governo, como reconhecimento facial, dados bancários e da carteira de habilitação, maior o seu status.

Já a opção de cadastro pelo site do BC, está disponível para pessoas físicas ou jurídicas e não tem restrições.

O cadastro é feito em três etapas. Na primeira, é preciso informar dados como CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e o nome do banco em que tem conta.

Empréstimo Caixa TEM – Como Solicitar

BC cria novo site para consulta

Devido à grande procura, o BC criou um novo site, exclusivo para realizar a consulta de valores a receber. Basta acessar (clicando aqui). Lembrando que a consulta estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro de 2022.

Gostou da dica? Vai buscar saber se possui dinheiro para resgatar? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.