2 Via do Título de Eleitor Online 2022

Os eleitores brasileiros que já possuem o e-título não precisam tirar segunda via do título de Eleitor Online 2022, a não ser que mesmo com o e-título tenham via impressa com biometria que foi perdida.

Para fazer uma nova biometria é preciso comparecer ao cartório eleitoral de seu município ou cidade. Lembrando que a biometria oferece maior segurança para as eleições brasileiras e somente pode ser feita presencialmente.  

Outro ponto importante é saber que a segunda via não pode ser solicitada até 60 (sessenta) dias antes do primeiro turno das eleições. Isso significa que se as eleições acontecem no mês de outubro, o eleitor poderá solicitar a segunda via até o último dia do mês de julho, após esta data também não é mais permitido fazer o e-título para eleitores que já possuem um título de eleitor impresso. 

Continue lendo para saber mais.

Como solicitar a Segunda Via do Título de Eleitor 2022? 

Tenha em mente que a segunda via  pode ser solicitada por meio de comparecimento presencial em um cartório eleitoral. O eleitor deve comparecer ao cartório onde fica a zona eleitoral que vai votar,  próximo a sua residência, também é possível reservar hora para atendimento do cartório eleitoral do Poupa Tempo no site Poupa Tempo. 

Todas as vias impressas de Título de Eleitor do Brasil são feitas por meio da leitura da biometria, apenas os títulos eletrônicos não precisam de leitura da biometria, os títulos que não tiverem a leitura da biometria devem apresentar a carteira de identidade para o mesário no dia da eleição e assinar a lista de comparecimento.

E-título de Eleitor Substitui a Segunda Via do Título? 

Sim, fazendo o Título de Eleitor Eletrônico ou E-Título o eleitor poderá preencher ficha e informar ao TSE que o título foi perdido. 

Vale ressaltar que para fazer o título de eleitor eletrônico não é necessário ir até o cartório eleitoral, basta baixar o aplicativo disponível em todas as lojas de aplicativos e Google Play ou entrar no site do TSE.

Os eleitores que já realizaram o cadastramento da biometria utilizaram as informações do cartório eleitoral, desta maneira no aplicativo e-título o eleitor já poderá ver a foto que foi tirada no cartório eleitoral. 

Para fazer a segunda via do título no aplicativo tenha em mãos digitalizado comprovante de residência e uma self com o RG em mãos para ser anexado à ficha de inscrição. 

Confira o passo a passo de como fazer a segunda via do e-título no aplicativo do TSE. 

  1. Na Loja de Aplicativos do Celular busque por e-título: Apple StoreGoogle Play
  2. Agora faça a instalação do aplicativo no seu celular, aguarde alguns instantes até que o aplicativo seja baixado. 
  3. Siga as instruções do aplicativo, anexe os documentos solicitados, se já tiver a biometria cadastrada o seu e-título fica com a foto tirada no dia do cadastramento da biometria. 
  4. Pronto, agora é só baixar o documento no celular e utilizar no dia das eleições. 

Pronto! Agora é só ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.