Programa Progredir do Governo – Cadastro aberto no Site MDS‎

O Programa Progredir do governo federal está com cadastro aberto no site do Ministério do Desenvolvimento Social, trazendo boas oportunidades para pessoas de baixa renda interessadas em mudar de vida. Como funciona o projeto? O que ele oferece? Quem pode se inscrever e como fazê-lo? É o que vamos mostrar a seguir, confira!

Progredir 2020
Programa Progredir do Governo – Cadastro aberto no Site MDS‎ (Foto: Reprodução MDS)

Criado pelo governo em 2018, o Progredir é uma iniciativa que objetiva gerar emprego e renda para pessoas que participam de programas sociais como o Bolsa Família e vários outros, contribuindo para que elas se tornem cada vez mais independentes.

As ações são focadas em três eixos (empreendedorismo, qualificação profissional e intermediação de mão de obra), facilitando o desenvolvimento de competências que possibilitam uma rápida inclusão no mercado de trabalho ou mesmo a criação de um negócio próprio, para que os beneficiários dependam cada vez menos dos programas de transferência de renda.

Como funciona

Um dos pilares do projeto, a qualificação visa à capacitação dos participantes do Bolsa Família e demais programas sociais por meio de parcerias com a iniciativa privada, oferecendo cursos gratuitos nas áreas de maior demanda do mercado, através de programas como o Pronatec.

cursos Progredir
Um dos pilares do programa é a qualificação (Foto: Freepik)

Já a intermediação de mão de obra contempla ações como ajuda para criar currículo e a aproximação com empresas que oferecem vagas de emprego, por meio do cruzamento de informações dos candidatos com os perfis solicitados pelo mercado, facilitando o encaminhamento para o trabalho.

No caso do empreendedorismo, o programa cria meios de ajudar os interessados que possuem boas ideias para abrir um negócio, promovendo a concessão de microcrédito para as famílias de baixa renda, com condições especiais que incluem taxas mais baixas e maior prazo para pagamento.

Como se cadastrar

Ficou interessado em participar do Programa Progredir? Antes de mais nada, é preciso saber se você faz parte do público-alvo da iniciativa, que tem como principal requisito ser inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) ou beneficiário de algum programa social, além de ter renda familiar de até três salários mínimos.

cadastro Progredir
A inscrição é realizada na página do programa (Foto: Reprodução MDS)

Cumpre essa exigência? Então, é hora de fazer a inscrição para o Programa Progredir, acessando o site http://mds.gov.br/assuntos/progredir. Clique na opção “Novo cadastro”, informe seu CPF e o estado onde reside. A seguir, preencha o formulário eletrônico por completo, lembrando de informar o CNPJ caso possua registro de MEI.

Para finalizar, clique em “Cadastrar” e aguarde a chegada do e-mail de confirmação em sua caixa de entrada. Logo após, você já estará apto a participar das ações promovidas pelo programa.

Cadastro Único – como fazer

Uma das exigências para efetuar o cadastro no Programa Progredir do site do MDS é possuir o Cadastro Único. Caso você não tenha, pode fazer o CadÚnico na prefeitura da sua cidade, procurando o atendimento presencial e levando os seus documentos, incluindo RG, CPF e comprovantes (de endereço e renda).

O CadÚnico também pode ser feito nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mediante a apresentação da documentação.

Após a inscrição no CadÚnico, basta seguir as instruções acima para efetuar o cadastro no Progredir.

Deixe um comentário