Cartão SUS – SUS Online

Fazer o cartão do SUS é fundamental para quem quer utilizar os serviços públicos de saúde, como as consultas gratuitas em hospitais e postos de saúde, entre outros locais de atendimento. Ainda não tem o seu e quer saber como solicitá-lo? Então, fique atento às dicas que vamos passar no post abaixo!

carteirinha do sus
Cartão SUS – SUS Online (Foto: Reprodução Ministério da Saúde)

O Sistema Único de Saúde foi criado para garantir o acesso de toda a população ao atendimento médico gratuito em qualquer lugar do Brasil, nas unidades do SUS, sejam centros de saúde, postos, hospitais, laboratórios ou outros tipos de estabelecimentos que fazem parte da rede.

Além de consultas nas mais variadas especialidades (pediatria, cardiologia, oftalmologia, ginecologia, infectologia, ortopedia etc), qualquer cidadão também pode acessar serviços como a realização de cirurgias, exames e diversos outros tipos de atendimentos, sem pagar nada.

Para que serve o Cartão SUS

Para ter acesso a todos estes serviços de saúde gratuitos é necessário possuir o cartão SUS, com o qual você pode ser atendido em qualquer cidade do país na rede pública, bastando apresentá-lo junto a um documento de identidade.

médico gratuito
Para aproveitar o atendimento de graça é preciso ter a carteirinha do SUS (Foto: Freepik)

Também conhecido como Cartão Nacional de Saúde (CNS), ele é o documento de identificação do usuário do SUS, contendo um número de registro único com o qual dá para acessar todo o histórico de atendimento do portador, informação bastante importante na hora de utilizar a rede de saúde gratuita.

Emitida pelo governo federal, a carteirinha do SUS pode ser utilizada para acessar dados como as últimas consultas do usuário, a lista de remédios recomendados a ele, os locais nos quais ele foi atendido e os tipos de serviços prestados, entre outros detalhes.

Como fazer

Viu como ele é importante? Se você ainda não tem, pode fazer o cartão do SUS em qualquer unidade de atendimento pública ou na Secretaria Municipal de Saúde. De preferência, faça o pedido no posto de saúde mais próximo à sua casa.

Os documentos necessários para a solicitação do cartão SUS são os seguintes:

  • Identidade
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de endereço atualizado

Ao chegar no local de atendimento, basta informar que você deseja fazer o cartão do SUS e apresentar os documentos. Em geral, ele é impresso na hora e o usuário já sai de lá com ele em mãos, lembrando que não é preciso pagar qualquer taxa.

Caso queira, você também pode fazer o cartão do SUS pela internet, no site Meu DigiSUS. Clique na opção “Entrar”, depois em “Crie sua conta” e preencha a ficha com os dados solicitados. Este é um pré-cadastro e para finalizá-lo basta comparecer ao posto de saúde mais próximo.

Consulta online

Está com o seu cartão do SUS em mãos e já usou o atendimento da rede de saúde pública gratuita? Você pode consultar todo o seu histórico de uso dos serviços pela internet, acessando o site Meu DigiSUS. Basta seguir as dicas acima para efetuar o cadastro, se estiver acessando o sistema pela vez.

Sus online
Cadastre-se online para conferir todo o seu histórico na rede pública (Foto: Reprodução Meu DigiSUS)

Com o login e a senha cadastrados, você consegue verificar o histórico de consultas no SUS, as vacinas que já tomou, a lista de medicamentos retirados e até agendar uma consulta pela internet na unidade onde possui registro, além de acessar vários outros serviços.

Se tiver alguma dúvida em relação ao cartão do SUS entre em contato com o Disque Saúde pelo telefone 136.

Deixe um comentário