Programa Pátria Voluntária – Onde se inscrever

Com objetivo de incentivar que mais brasileiros façam atividades voluntárias, o Governo Federal, lançou o programa Pátria Voluntária, onde seleciona pessoas capacitadas para atividades de cultura, lazer, saúde e outras áreas específicas. 

O programa está com vagas abertas e os selecionados já vão começar a ter treinamentos para que possam ocupar os cargos de voluntários. 

Com a crise do Coronavírus, a intenção do Governo é gerar mais cargos voluntários para atuarem em apoio ao combate a esse vírus. Com isso, hospitais e abrigos são um dos principais locais com vagas no momento. 

O que é o programa?

O programa Pátria Voluntária é uma plataforma com uma simples missão, a de reunir pessoas interessadas em doar um pouco do seu tempo, com organizações que têm vagas para voluntários. 

Desse modo ambos saem ganhando, pois é uma plataforma segura e muito simples de ser utilizada. As organizações e entidades se cadastram, colocam as vagas que tem disponíveis e então os candidatos podem escolher onde querem ser voluntários ou receber indicações de acordo com o seu perfil e com o seu objetivo no voluntariado. 

Podem ocorrer processos para entidades específicas em cada estado, quando isso ocorre é divulgado um edital com vagas apenas para aquele local e todas as informações para se candidatar a uma vaga específica. 

Como se cadastrar?

Pessoas de todos os lugares do Brasil podem se inscrever no programa Pátria Voluntária, assim, se você mora em um lugar, mas quer ser voluntário em outro estado ou cidade, pode se inscrever. Mas lembrando que os gastos para mudanças e viagens é por conta do voluntário, o governo apenas faz a intermediação entre as entidades e os voluntários. 

As inscrições são feitas diretamente no site do programa por meio do endereço www.patriavoluntaria.org

Será necessário que você se cadastre no site, mas o cadastro é feito apenas uma vez, não sendo necessário renovar a cada vez que você quiser se candidatar a uma vaga. 

Entre no site e no lado superior direito clique em “entrar”. 

Depois escolha a opção de fazer cadastro e então escolha o tipo de usuário, se é “voluntário” ou se é líder de uma instituição. 

Informe em seguida:

  • Nome completo
  • Email
  • Número do CPF
  • Telefone de contato
  • Crie uma senha
  • Cidade onde mora

Aceite os termos de uso e finalize o cadastro. 

Pronto, agora que você já está cadastrado no Pátria Voluntária, pode se inscrever nos programas.

Onde se inscrever?

Para se inscrever entre no site www.patriavoluntaria.org  e clique na opção “Sou Voluntário”, depois escolha a opção de “Ações para colaborar”. Será disponibilizadas as organizações com vagas para a sua cidade e de acordo com o seu perfil. 

Você pode ainda usar os filtros para encontrar um projeto dentro das suas expectativas. 

Ao encontrar aquele que te interessa, basta clicar em saber mais, se for um projeto com vagas para voluntários, então basta se candidatar e aguardar o contato da instituição. 

Alguns dos projetos podem ser para colaborar financeiramente, fica ao seu cargo escolher aquele que você deseja. 

Lembrando que se tornar voluntário é algo importante e não remunerado, por isso, antes de aceitar uma vaga tenha certeza de que vai cumprir com essa responsabilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.