Consulta INSS – Consulta Contracheque

Quem é beneficiário do Inss sabe que com a informatização é possível fazer quase tudo pela internet. Afinal, é muito mais prático e fácil, não precisa de sair de casa e em poucos minutos você pode ter acesso a sua conta, os pagamentos que já foram feitos e o seu saldo. 

Quer saber como funciona a consulta Inss e a consulta de contracheque? Então continue lendo e confira tudo abaixo!

O que precisa para fazer a consulta do Inss?

Para aqueles que nunca usaram o site do Inss para fazer qualquer tipo de consulta, será necessário fazer antes de mais nada um cadastro no site. Esse cadastro é rápido, fácil e leva menos de 5 minutos para que você se cadastre e possa ter acesso a todos os serviços disponíveis no site, desde a consulta do Inss, até mesmo consulta de outros benefícios aos quais você tem direito e são pagos pela Caixa. 

Para fazer o cadastro acesse ao site www.inss.gov.br , clique em fazer login e então clique na opção de primeiro acesso. 

Será necessário informar os seguintes documentos:

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Número do benefício
  • Email
  • Telefone de contato

Depois clique em fazer uma senha, escolha uma que você vai memorizar e não passe essa senha para ninguém. Pronto você já pode logar no site. 

Outra opção e até mesmo mais fácil é usando o aplicativo Meu Inss, ele está disponível para dispositivos IOS e Android, de maneira gratuita. 

Se você já tiver feito o cadastro pelo o site, no app basta colocar o seu CPF e a senha cadastrada. Pronto, agora você consegue movimentar a sua conta do Inss da palma da sua mão. 

Como consultar o contracheque?

Para fazer a consulta do contracheque do Inss é ainda mais simples, entre no site, faça o seu login conforme os dados de senha criados acima e então você vai ter acesso a uma página de menu. 

Acesse o extrato de pagamento e escolha o período que deseja consultar. O contracheque dos últimos meses está disponível para a consulta rápida. E você pode escolher ver online ou ainda a versão para impressão e depois é só imprimir na sua casa. Bem simples e sem segredos. 

A consulta pode ser realizada quantas vezes forem necessárias sem nenhum tipo de cobrança e sem que você precise de se dirigir até uma agência bancária só para pegar essa informação. 

No extrato vem discriminado tudo referente ao benefício, inclusive descontos e empréstimos consignados que possam ter. 

Consultar Inss e consultar o contracheque online acaba se tornando uma vantagem, pois você consegue conferir se não tem nada de errado com o seu benefício. 

Consulta por telefone

Também é possível realizar a consulta do contracheque no Inss pelo telefone, nesse caso você apenas é informado dos valores e descontos e se quiser ver, será necessário pedir a emissão de um contracheque que chegará em sua casa em alguns dias pelo correio. 

Ligue no número 135, que é o número de atendimento do Inss, digite a opção consultar extrato de pagamento e aguarde que o valor será dito automaticamente. 

Será necessário informar seus dados pessoais, como o CPF e senha para que seja autorizado o acesso ao seu benefício pelo telefone. 

Outros serviços Meu Inss

Além de consultar o extrato do Inss, você também pode ter acesso a outros serviços pelo aplicativo ou site do Inss como:

  • Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato para imposto de renda;
  • Consulta declaração de benefício;
  • Carta de concessão.

Para todas as consultas é necessário fazer o login usando o CPF e a senha. 

Acesse www.inss.gov.br e tenha acesso a todas as informações sobre o seu benefício!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.