PoupaTempo Digital: Veja os serviços oferecidos

O Governo do Estado de São Paulo lançou, no início do mês de maio (6), o aplicativo PoupaTempo Digital em resposta ao fechamento de diversos órgãos em razão do isolamento social.

De acordo com o Governador, João Doria, o novo aplicativo é uma forma de evitar aglomerações na hora de resolver problemas básicos e agilizar novos protocolos.

Através da ferramenta, espera-se eliminar filas de espera, simplificar resoluções e filtrar os problemas mais comuns para melhorar o serviço prestado.

Com a nova modalidade, ainda, será possível evitar o deslocamento até um posto físico ou até mesmo conversar em tempo real com funcionários para solucionar problemas diversos.

Segundo ele, a utilização do serviço digital realmente “poupa tempo” e facilita bastante a vida de quem precisa do serviço e de quem o fornece.

Qual a Diferença do PoupaTempo Convencional pro PoupaTempo Digital?

App do Poupatempo Digital é lançado com até 60 serviços essenciais ...

PoupaTempo Digital: Veja os serviços oferecidos (Foto: Reprodução Tudo Celular)

O Portal do PoupaTempo Convencional surgiu com a mesma proposta não muito tempo atrás. Hoje, já possui portais de autoatendimento e autonomia suficiente para solucionar problemas diversos de maneira isolada.

Mas, como qualquer outro serviço, o Portal também esteve aberto a sugestões e melhorias que quase nunca foram implementadas.

Para tornar as coisas um pouco menos favoráveis, todos os canais físicos da instituição foram fechados e problemas foram deixados pela metade em razão do coronavírus.

Mesmo que ninguém esperasse pelo quadro pandêmico, houve despreparo por parte de todos e não houve outro suporte que não “adiar até a normalização” a ser divulgado.

No entanto, como todos sabem, regras são regras e tanto Estado, quanto Governo e Município não param suas cobranças e atividades, mesmo em épocas desfavoráveis.

Sendo assim, a responsabilidade fiscal sob o cidadão caiu em peso e coisas como renovar a CNH, pedir a segunda via de algum documento ou lançar o IPTU e IPVA não puderam ser deixadas para depois.

É aí que entra o PoupaTempo Digital, uma plataforma online – mediante aplicativo disponível para Android ou iOS – capaz de resolver sozinha pequenos incômodos.

Afinal, como os polos convencionais continuam fechados, é necessário adaptar os serviços para que o município continue funcionando.

A quais serviços eu posso ter acesso?

Felizmente, o PoupaTempo Digital não se distancia tanto do Convencional. Por isso, é possível fazer praticamente todas as outras solicitações através dele também.

A diferença recai mesmo na funcionalidade do aplicativo e facilidade de login e acesso a serviços na palma da sua mão.

São mais de 60 serviços que poderão ser desempenhados normalmente de maneira fácil, rápida e gratuita.

Mas, como novidade, outros 25 serviços foram incluídos à lista. Destes, 17 poderão ser realizados online, sem a necessidade de comparecer à um polo presencial como, por exemplo:

  • Detran.SP: Segunda via da CNH, Renovação da CNH, CNH Definitiva, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Consulta de Multas, Pesquisa de Débitos de Veículos de Terceiros, Multas de veículos, Situação do Licenciamento, Licenciamento (CRLV), Indicação de Condutor, Consulta de Centro de Formação de Condutor (CFC), Consulta de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Consulta de Peças Usadas, Autenticidade de Certidões e o acompanhamento da emissão de segunda via de CNH.
  • IIRGD: Acompanhamento da emissão de RG.
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão-de-Obra (IMO).
  • Secretaria da Fazenda e Planejamento: Consulta de IPVA.
  • CDHU: Acordo
  • Cetesb: Qualidade do Ar.
  • Metrô/CPTM: Situação das linhas do Metrô/CPTM.

Outra coisa importante está relacionada aos agendamentos.

No PoupaTempo Convencional, os agendamentos estavam sendo realizados até que fosse decretada a suspensão desse tipo de serviço. Agora, não há previsão para reabertura dos polos presenciais.

Por outro lado, no PoupaTempo Digital, é possível conversar em salas de atendimento ou chat em tempo real com funcionários para sanar suas dúvidas sem a necessidade de se deslocar.

A novidade promete evitar deslocamentos desnecessários e superlotação das unidades. Posteriormente, será possível realizar os agendamentos direto pelo aplicativo, sem fazer consulta, apenas marcar horário.

No entanto, como medida preventiva de saúde, estes ainda permanecerão suspensos por tempo indeterminado.

Como eu faço para ter acesso ao aplicativo?

Felizmente, o acesso ao aplicativo se mantém o mesmo e não é necessário criar um novo cadastro para ter acesso aos serviços do PoupaTempo Digital.

Basta fazer seu login com CPF e senha antiga do portal convencional. Como a base de dados é a mesma, não há necessidade de cadastrar um usuário e senha mais uma vez.

No entanto, caso esse seja seu primeiro acesso, será necessário vincular seu CPF a uma senha específica para poder dar entrada em solicitações e acompanha-las.

Isso pode ser feito diretamente pelo aplicativo abrindo a página inicial e clicando em “Criar Conta”. Basta seguir todo o passo a passo e, ao fim, confirmar seu e-mail para utilização e recuperação de senha.

Feito isso, instantaneamente você terá acesso à plataforma e poderá fazer todas as suas solicitações e/ou tirar suas dúvidas normalmente.

Deixe um comentário