Matrículas PE 2020 – Inscrições Educação PE GOV BR

As matrículas para as escolas estaduais de Pernambuco 2020 já estão abertas. São quase 75 mil vagas disponíveis em todo o estado, para alunos novatos, interessados em se transferir, oriundos de outros estados e também para os que desejam voltar a estudar.

escolas estaduais PE
Matrículas PE 2020 – Inscrições Educação PE GOV BR (Foto: Freepik)

Os estudantes que desejam efetuar as matrículas PE 2020 não precisam procurar a escola, num primeiro momento. Basta se inscrever pela internet e informar o colégio desejado, para depois confirmar a sua vaga presencialmente.

Conhecido como Matrícula Rápida, o cadastro escolar online para a rede estadual de ensino de Pernambuco dispõe de vagas para o ensino fundamental regular e o ensino médio regular, além de trazer oportunidades para a Educação de Jovens e Adultos – EJA nas fases 1 e 2 dos anos iniciais e 3 e 4 dos anos finais.

Consulta de escolas

No total são 74.978 vagas disponíveis para escolas gratuitas em Pernambuco para o ano letivo 2020, das quais 10.313 em Recife e 18.224 nas cidades da região metropolitana da capital. A oferta para o interior abrange 46.441 vagas em municípios do Sertão, Zona da Mata e Agreste.

Há diversas escolas públicas com matrículas abertas nestas cidades e você pode saber quais são elas por meio do site do Matrícula Rápida, na opção “Consulta de Escolas da Rede de Ensino”. Informe o município desejado, o bairro, o turno e o curso, clicando a seguir em “Buscar”.

escolas gratuitas Pernambuco
Saiba quais escolas têm vagas abertas (Foto: Reprodução SIEPE)

Ao clicar no nome da escola, na lista de resultados, dá para conferir o endereço, telefone, cursos, séries e turnos disponíveis.

Cabe ressaltar que as escolas com todas as vagas preenchidas não aparecem mais no sistema, por isso é bom não deixar para se matricular na última hora, evitando perder a chance de estudar naquele colégio pertinho de casa.

Como se matricular

As inscrições para o Matrícula Rápida 2020 estão sendo recebidas por meio do site https://www.matricularapida.pe.gov.br/, no link “Faça sua inscrição”. O prazo vai até o dia 27 de dezembro.

inscrição Matrícula Rápida 2020
Os interessados podem se matricular online até o dia 27 de dezembro (Foto: Reprodução SIEPE)

O candidato precisa informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e e-mail, entre outros dados, além de criar login para acesso ao sistema. Em seguida, é possível escolher a escola em que pretende estudar, entre as opções com vagas abertas.

Caso você tenha preenchido algo errado dá para fazer alterações no cadastro até o término da matrícula online, clicando na opção “Consulte sua inscrição”, onde é permitido modificar dados pessoais e do cadastro escolar, além de desistir da inscrição, se for o caso.

Confirmação da vaga

Concluída a inscrição Matrícula Rápida PE 2020, você deve aguardar até o início do ano para confirmar a sua vaga presencialmente, indo à escola para a qual foi designado. O atendimento ocorrerá entre os dias 2 e 16 de janeiro.

Para a efetivação da vaga não se esqueça de levar toda a documentação exigida, que pode ser consultada no Manual do Cadastro Escolar.

Se tiver qualquer dúvida você pode entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco por meio do telefone 0800-286-0086.

Deixe um comentário