Matrícula Fácil 2023 – Inscrições

Com o início do ano, é comum que muitos pais recebam a missão de matricular seus filhos na escolha. Neste sentido, o Governo lançou um sistema para facilitar essa tarefa, o Matrícula Fácil 2023. Inicialmente projetado para o atendimento do sistema estadual de ensino do Rio de Janeiro, ele já está sendo expandido e chegando ao reconhecimento de outros estados.

A princípio, vale ressaltar que o período pós-pandemia, após a vacinação contra a covid-19, permitiu que o sistema de ensino brasileiro voltasse a ter aulas presenciais. No entanto, devido ao cenário que o país se encontrava, foi necessário encontrar medidas para organizar as matrículas e ingressos dos alunos após tanto tempo fora das salas de aula.

Sendo assim, o Matrícula Fácil foi criado para aperfeiçoar esse processo. Através dele, é possível que os pais ou responsáveis consigam garantir a pré-matrícula de seus filhos na escolha. Porém, é válido mencionar que somente este cadastro não garante a matrícula. Confira mais sobre isso abaixo!

O que é Matrícula Fácil?

O Matrícula Fácil é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para facilitar a matrícula de crianças e adolescentes na rede estadual de ensino. Na prática, ele permite que os pais realizem uma pré-matrícula online, evitando assim as filas cotidianas para conseguir matrículas nas escolas.

Dessa forma, a plataforma permite que os responsáveis pelo aluno preencham os dados necessários para garantir a matrícula escolar nas escolas estaduais do Rio de Janeiro.

Por outro lado, é importante dizer que mesmo sendo uma iniciativa Estadual, ele também garante matrícula na rede fundamental de ensino administrado pelo Governo Municipal, e também do EJA, que é destinado para a alfabetização de jovens e adultos. 

Como funciona a Matrícula Fácil?

Na prática, o funcionamento da plataforma Matrícula Fácil é bem simples. Isso porque ele é um sistema que coleta e analisa os dados dos pais e alunos para garantir a matrícula escolar anual.

Além disso, ele foi criado para evitar filas e problemas cotidianos nas escolas do Rio de Janeiro. Por outro lado, ele também já está sendo aderido em outros estados, para facilitar o acesso da matrícula a milhões de pessoas em todo o país.

No entanto, é imprescindível dizer que o Matrícula Fácil não corresponde à matrícula total do aluno. Isso porque é necessário fazer a matrícula online, aguardar a divulgação dos selecionados e, por fim, levar os documentos necessários para finalizar a matrícula presencial.

Quais os benefícios

No passado, realizar as matrículas no sistema público era uma verdadeira missão. Assim, pensando no bem-estar da população, o Matrícula Fácil foi criado para evitar filas e eventuais problemas na inscrição dos alunos na rede pública de ensino.

Dessa forma, ao usar o Matrícula Fácil, além de realizar a matrícula do seu filho, também é possível escolher as opções de ensino. Sendo assim, caso todas as vagas sejam preenchidas, o aluno será redirecionado a outra escola, ou seja, não corre o risco de perder o ano letivo.

Além disso, como o Matrícula Fácil já está sendo usado pela maioria dos estados, a logística envolvendo matrículas de crianças e adolescentes foi consideravelmente melhorada. Assim, além de facilitar o processo de matrícula, o portal também colabora com a inclusão desses jovens nas escolas brasileiras.

Por fim, vale citar que o Matrícula Fácil tem como maior objetivo o auxílio de pais que, costumeiramente, tinham problemas para achar vagas para seu filho. No portal, mesmo que as vagas sejam preenchidas por completo, o aluno será redirecionado a outra escola para não perder o ano letivo. 

Quem pode acessar 

A princípio, é necessário mencionar que a maior procura do Matrícula Fácil é para vagas do ensino fundamental. No entanto, o sistema também oferece vagas para outros níveis, além de complementar matrículas já existentes.

Além do tradicional cadastramento de matrícula, o Matrícula Fácil também disponibiliza algumas situações onde o aluno poderá recorrer para continuar estudando, sendo elas:

Inscrição de Continuidade

Destinados a alunos matriculados em 2020 em escolas que não oferecem a série no ano seguinte, sendo necessário a matrícula em outra escola.

Matrícula de Renovação

Sendo o tipo mais comum, essa categoria é voltada para alunos que desejam renovar sua matrícula na escola onde já estudam.

Transferência por interesse próprio

Neste caso, os alunos que desejam continuar na mesma escola podem utilizar o Matrícula Fácil.

Matrícula de Recepção

Similar à inscrição de continuidade, essa categoria é destinada a alunos que não podem continuar na mesma escola devido à ausência de séries complementares. Neste caso, é comum haver uma parceria entre o Governo Estadual e Municipal, para garantir a continuidade do aluno. 

Quais são os documentos necessários para garantir a matrícula?

Embora o Matrícula Fácil tenha facilitado o acesso a vagas do ensino fundamental no Rio de Janeiro, ele não garante a vaga aos inscritos.

Isso porque é necessário comparecer à escola de inscrição após a divulgação da lista de selecionados. Sendo assim, caso você seja aprovado, é necessário comparecer à escola portando os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição com todos os dados do aluno;
  • RG e CPF do aluno;
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis;
  • Histórico escolar do aluno.

Após isso, a matrícula estará realmente efetivada e o aluno já estará inscrito na escola escolhida. 

Como se inscrever no Matrícula Fácil 2023?

Se você deseja incluir o seu filho no sistema de ensino do Rio de Janeiro, o Matrícula Fácil tornou o processo bastante simples! Isso porque você pode garantir a sua matrícula de forma fácil e prática. Confira o passo a passo:

  • Primeiramente, acesse o site oficial do Matrícula Fácil;
  • Na página inicial, clique na opção “Fazer a Inscrição”;
  • Por fim, informe os dados solicitados do aluno e dos responsáveis para concluir o cadastro. 

Como mencionado, somente esse processo não garante a matrícula do aluno inscrito. Dessa forma, é necessário aguardar a lista de selecionados que será divulgada pelo próprio site, em data definida no momento da inscrição.

Por fim, caso você seja aprovado, é necessário comparecer à instituição de ensino com os documentos solicitados para concluir a matrícula. 

Leia mais: Jovem Aprendiz 2023 – 10 empresas contratando

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *