Encceja 2023 – Inscrições, Datas

Nos últimos anos, diversas ações do Governo Federal foram lançadas para assegurar a alfabetização de jovens e adultos. Entre as maiores conhecidas, temos o Encceja, que garante ao cidadão comum o acesso ao diploma do ensino fundamental e médio.

Sendo assim, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou simplesmente Encceja, terá uma nova edição em 2023 para garantir que milhões de brasileiros tenham acesso ao seu diploma escolar. Dessa forma, o exame não somente garante o certificado, mas uma oportunidade para muitas pessoas conseguirem exercer seus direitos básicos, como conseguir um emprego, por exemplo.

Por isso, vamos te mostrar o que é o Encceja, como funciona o programa e quais são as datas estimadas para o exame em 2023. Além disso, vamos te mostrar como funciona essa famosa prova e quais os benefícios para aqueles que ainda não possuem o seu diploma. Confira abaixo!

O que é Encceja?

Lançado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens, ou Encceja, é um programa que visa avaliar e fornecer a qualidifxaç~do do ensino fundamnetal e médio para jovens e adultos que ainda não contam com esse diploma. 

No entanto, vale citar que o exame não é destinado a todos os adultos, uma vez que possui requisitos para agregar os inscritos. Dessa forma, o Governo Federal estabeleceu alguns critérios aos participantes do exame, sendo eles:

  • O jovem deve possuir idade mínima de 15 anos;
  • O participante deve possuir CPF válido para realizar a inscrição.

Sendo assim, caso você se encontre nessas características, é possível se inscrever no Encceja para garantir o seu diploma do ensino fundamental ou médio. 

Como funciona o Encceja?

Sendo um exame anual, o Encceja é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para oferecer diplomas àqueles que saíram do ensino regular.

Dessa forma, o exame consiste em uma prova de 4 conhecimentos, sem taxa de inscrição para ser realizada. Assim, o candidato que obtiver a pontuação indicada na prova, consegue emitir o seu diploma de formação de nível fundamental ou médio.

Sendo assim, vale citar que a iniciativa é válida tanto para quem abandonou os estudos, ou aqueles que nunca tiveram a oportunidade de começá-lo. Segundo o MEC, a iniciativa serve para oferecer mais cidadania a milhões de jovens e adultos, uma vez que o diploma de certificação é fundamental para obter diversos benefícios sociais. 

Quem pode prestar o Encceja 2023?

A princípio, todos os que ainda possuem idade regular para ingresso no Ensino Fundamental e Médio devem frequentar a escola. Dessa forma, o Encceja não é destinado a esse público que, normalmente, deverá conseguir seu certificado através do ensino comum.

Sendo assim, o Encceja é destinado àqueles que já passaram da idade para concluir o ensino através do ensino comum. Por isso, o INEP definiu alguns critérios para emitir o certificado de conclusão pelo Encceja, sendo eles:

  • Idade mínima de 15 anos para obter o certificado do Ensino Fundamental;
  • Idade mínima de 18 anos para obter o certificado do Ensino Médio.

Para facilitar o acesso ao exame, o INEP também definiu que não há taxa de inscrição para o Encceja, nem mesmo comprovação de baixa renda. Portanto, o exame surge como uma excelente oportunidade para aqueles que não possuem diploma escolar, mas também não possuem mais idade para continuar no ensino comum.

Quais são os documentos necessários para a inscrição no Encceja 2023?

Para realizar a matrícula do Encceja, é necessário apresentar alguns documentos básicos, tais como:

  • CPF (para cidadãos acima dos 18 anos);
  • RG ou outro documento de identificação com foto.

Além dos documentos, também é necessário informar outros dados e preencher algumas informações, tais como:

  • Endereço de e-mail;
  • Número de celular válido;
  • Tipo de certificação que você deseja (Fundamental ou Médio);
  • Tipo de prova desejada.

Caso seja uma Pessoa Com Deficiência (PCD), também é possível solicitar atendimento específico para realizar a prova. 

Além disso, no dia da realização do exame, é necessário apresentar um Documento Oficial com Foto e o comprovante de inscrição. 

Como funcionará a prova do Encceja 2023?

Assim como nos anos anteriores, o Exame do Encceja contará com 4 provas, baseadas nas matérias básicas do ensino fundamental e médio. Na prova, temos um total de 30 questões de múltipla escolha.

Embora pareça uma prova simples, o conteúdo é revisado consideravelmente pelas entidades elaboradoras do exame. Portanto, tenha em mente que é necessário estudar e revisar o conteúdo do edital para garantir uma boa pontuação na prova. 

Além disso, para ser aprovado no Encceja, é necessário que o candidato seja aprovado em todas as áreas de conhecimento do exame, ou seja, é necessário ter uma boa nota. 

Como se inscrever no Encceja 2023?

Até o momento, o edital do Encceja 2023 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. No entanto, assim como nos anos anteriores, é esperado que as inscrições sejam abertas entre os meses de julho e agosto.

Após a liberação do edital, para garantir a sua inscrição, basta acessar a Página do Participante do Encceja no site do Inep. No site, o usuário deverá criar um login para realizar o cadastro, preenchendo o formulário adequado para a realização da prova.

Vale relembrar que o Encceja não conta com taxa de inscrição, como em outras vestibulares ou provas. Portanto, após a inscrição, basta comparecer à escola marcada para realização do exame no horário estipulado pelo edital. 

Como receber o certificado Encceja?

Após a consulta do resultado do exame, caso você seja aprovado, já é possível receber o seu certificado Encceja. Para isso, é necessário contactar a instituição da Secretaria Estadual de Educação, que foi mencionada na inscrição para emitir o certificado.

Por fim, vale citar que esse procedimento é válido tanto para o certificado do ensino fundamental quanto do médio. Assim, após receber o certificado, você já poderá utilizá-lo como comprovante de escolaridade, para conseguir empregos ou diversos outros benefícios sociais. 

Leia mais: Matrícula Fácil 2023 – Inscrições

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *