Licenciamento 2023 – Como Fazer?

Com o início do ano, diversos tributos e impostos são cobrados aos brasileiros. Além do IPVA, por exemplo, temos também o Licenciamento, fundamental para manter a segurança dos condutores e dos pedestres nas vias brasileiras. Sendo assim, vamos te mostrar como fazer o Licenciamento 2023 e como emitir o documento online. 

Na prática, o Licenciamento é uma das obrigações para quem é proprietário de veículos no Brasil. Basicamente, ele funciona como um documento que autoriza o tráfego daquele veículo nas vias brasileiras. Assim, caso não seja emitido ou esteja atrasado, o condutor poderá ser parado em blitz, além de multado e, consequentemente, levar alguns pontos na carteira.

Dessa forma, se você não quer infringir nenhuma lei de trânsito, manter o Licenciamento em dia é essencial para ser um bom condutor. Sendo assim, confira abaixo como emitir o seu licenciamento, além de como conseguir o documento para apresentar em eventuais blitz ou paradas policiais. 

O que é licenciamento?

Na prática, o Licenciamento é uma autorização de circulação de um veículo nas vias do território nacional. Assim como outras licenças, ele atesta que o veículo em questão está em dia com a lei, sendo normalmente vistoriado e regulamentado para circular normalmente. 

No caso de não apresentação do licenciamento, é possível que o veículo seja apreendido em blitz, além de receber uma multa de trânsito. Atualmente, a não apresentação do licenciamento representa uma infração gravíssima para os condutores, pois além da tradicional multa, ainda repercute em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.

Por ser obrigatório, foi definido que o licenciamento deve ser pago anualmente. Após o pagamento da taxa em questão, o proprietário terá acesso a um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Com este documento, ele consegue trafegar normalmente pelas vias brasileiras.

Por ser obrigatório, é necessário que os condutores brasileiros andem com o documento no carro, assim como a CNH, por exemplo. Além da não apresentação, o atraso do licenciamento também acarreta multa, portanto, é essencial mantê-lo em dia para não ter problemas com as leis de trânsito.

Como solicitar o licenciamento 2023?

A princípio, vale citar que o licenciamento é de caráter estadual, ou seja, deve ser solicitado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua região. Para tanto, basta acessar o site do Detran do seu estado, e digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo para conferir qual é o valor para pagamento. 

Dessa forma, após essa consulta inicial, basta efetuar o pagamento da guia em agências bancárias ou caixas eletrônicos para emitir o seu certificado de licenciamento. Inclusive, vale citar que o licenciamento digital já foi aprovado em todo o país, ou seja, ele possui a mesma validade da versão física.

Além disso, é imprescindível mencionar que para solicitar o licenciamento, é necessário que o condutor tenha quitado todos os débitos do veículo, como IPVA e eventuais multas.

Qual é o valor do licenciamento 2023?

Embora todos os proprietários de veículos brasileiros precisem pagar o licenciamento 2023, o valor não é tabelado para todo o país. Na verdade, o registro depende do Detran de cada estado que, consequentemente, poderá definir a melhor taxa para a região.

Dessa forma, é essencial consultar o site do Detran para saber qual é o valor do licenciamento na sua região. Atualmente, o valor pode variar de R$33,60 a R$182,00, por exemplo.

Como funcionará a tabela de licenciamento 2023?

A tabela do licenciamento 2023 foi divulgada pelo Detran de cada estado. Na tabela, constam as datas de vencimento, que são baseadas no número final da placa do carro. Dessa forma, para ter acesso à tabela, basta acessar o site do Detran do seu está e informar os dados do seu veículo.

Quando vence o pagamento do licenciamento 2023?

A data de vencimento do licenciamento 2023 é determinada pelo último número da placa do seu veículo. Além disso, os dias são definidos pelos Detran estaduais e variam anualmente.

No entanto, vale ressaltar que o pagamento do licenciamento pode ser antecipado, ou seja, você não precisa seguir o calendário oficial. Inclusive, neste caso, o pagamento é liberado para todos os tipos de veículos, independentemente de ser pessoa física ou jurídica. 

Por ser uma cobrança anual, o prazo para vencimento do licenciamento também varia conforme o estado e o Detran responsável. 

Como fazer o Licenciamento Digital?

Nos últimos anos, o Detran lançou o aplicativo Carteira Digital para facilitar a vida de milhões de condutores no Brasil. Além da emissão da CNH Digital, o aplicativo também permite fazer o seu licenciamento de forma fácil e prática. Para isso, confira o passo a passo:

  • Para começar, instale o app Carteira Digital (Android|iOS);
  • Em seguida, abra o app e clique na opção “entrar com gov.br”;
  • Nesta etapa, siga o cadastro com os seus dados pessoais;
  • Logo após, na tela inicial, acesse a aba “Veículos”;
  • Após isso, aperte onde está escrito “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  • Sendo assim, informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança presente no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Está pronto! Nessa hora, o seu licenciamento já está pronto e você poderá solicitar a guia para pagamento. Vale ressaltar que cada estado possui sua própria política, ou seja, o valor do licenciamento é variável.

Como emitir o licenciamento digital?

Além de solicitar o licenciamento 2023, o aplicativo Carteira Digital também permite que o usuário emite uma versão digital do licenciamento. Dessa forma, ele é válido para apresentação e possui a mesma importância da versão física. Para tanto, siga o passo a passo:

  • No app Carteira Digital, acesse a opção Veículos’;
  • Depois, selecione o veículo desejado;
  • Após isso, clique nas três bolinhas no canto inferior da tela;
  • Em seguida, clique na opção “Exportar”;
  • Por fim, baixe o PDF do seu licenciamento 2023.

Finalmente, agora você já estará com o licenciamento 2023 pronto para ser usado! Inclusive, caso não consiga realizar o procedimento online, é possível tirar suas dúvidas e pedir ajuda pelo número 0800-728 2324.

Leia mais: IPVA 2023 SP, RJ, MG – Como Consultar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *