Internet 5G – Quando inicia? Veja informações atualizadas

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou em setembro de 2021 a minuta final do edital de licitação para a nova geração de internet 5G no Brasil. O leilão aconteceu no início de novembro.

Tenha em mente que o 5G, nova geração de internet móvel, promete conexão com mais velocidade, avanços de tecnologias e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo. A rede já funciona na Alemanha, China, Estados Unidos e Japão. 

Continue lendo para saber mais sobre esse tipo de conexão.

O que é Internet 5G?

Trata-se da nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. Com ela é possível ter mais velocidade para baixar e enviar arquivos, além de reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornar as conexões mais estáveis. A evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos na internet ao mesmo tempo, como celular, carro e relógio.

Diferença entre 5G e 4G

O 5G permitirá o tráfego de dados em altíssimas velocidades e com latência mais baixa, aproximadamente 1 milésimo de segundo. O 4G oferece suporte para vídeos, videoconferência, chamadas de voz, dando origem a diversos negócios não imaginados à época do seu lançamento. Já o 5G permitirá um mundo novo de possibilidades, aplicação de realidade aumentada para controle de processos produtivos, otimização da experiência para os usuários e muitas outras que hoje sequer são vislumbradas.

Dessa forma, a conexão 5G promete tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet, o tempo em ligações em vídeo quando é preciso esperar uns segundos até a conexão com a pessoa do outro lado.

Atividades que dependem de grande volume de informação móvel, como baixar vídeos, serão melhoradas com essa cobertura. Empresas que fazem capacitação em vídeos e interação entre clientes serão beneficiadas.

O que o 5G permite na prática?

O funcionamento dos carros autônomos, a telemedicina e as cirurgias remotas irão avançar com o tempo de resposta do 5G.

Será possível o advento de carros autônomos, casas e cidades inteligentes, Indústria 4.0 (com automação robótica de processos), o agro conectado, com chips em rebanhos e monitoramento de lavouras capazes de medir fertilidade e umidade do solo em tempo real, por exemplo.

Outro ponto é que Games e transações financeiras também terão ganho de performance e resultados, possibilitando criação de negócios.

Quando chega a Internet 5G no Brasil? 

Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é de que o 5G funcione nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029. Após o leilão, as operadoras vencedoras terão de investir em infraestrutura para oferecer a conexão.

Qual será o preço da conexão?

Vale ressaltar que as operadoras de telecomunicação não cobram pelo tipo de tecnologia de rede, mas sim pela franquia de dados. O acesso ao 5G depende da cobertura e da compatibilidade dos celulares.

Internet 5G funciona em qualquer celular?

É preciso ter um celular compatível com a tecnologia 5G.

O 4G vai acabar?

Saiba também que a Internet 4G não vai acabar. Isso significa que os celulares atuais continuarão funcionando nas redes 2G, 3G e 4G.

Gostou das informações? Está ansioso pela Internet 5G? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.