Inscrições Fuvest – Vestibular 2021

A Fuvest abriu as inscrições para o vestibular 2021, que vai selecionar os candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Elas serão encerradas no dia 23 de outubro, e podem ser feitas pelo site da Fuvest. Para quem não fez a solicitação de isenção, é necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 182,00.

A primeira fase das provas está marcada para 10 de janeiro de 2021, com a aplicação da prova de conhecimentos gerais. No dia 21 de fevereiro de 2021 será feita a prova de Português e redação, já na segunda fase do certame. E por fim, no dia 22 de fevereiro, a prova das disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida pelos candidatos.

Continue lendo para saber como fazer sua inscrição para o vestibular Fuvest.

Como funciona a Fuvest 

É importante ter em mente que o vestibular da Fuvest consiste em duas provas divididas em duas fases. Na primeira fase, que vai acontecer no dia 10 janeiro de 2021 e é eliminatória, será aplicado exame de múltipla escolha. Ao todo, o candidato à vaga terá que responder a 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Lembrando que alguns teste são interdisciplinares. 

Depois, os vestibulandos que passarem na primeira fase serão convocados para realizar a segunda fase do vestibular — que é dividida em duas partes, nos dias: 

  • 21 de fevereiro de 2021: dez questões de português e uma redação 
  • 22 de fevereiro de 2021: 12 perguntas de duas a quatro disciplinas,dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando 

Serão convocados para a segunda fase somente os candidatos mais bem classificados, em número correspondente a quatro vezes o número de vagas em cada carreira e modalidade de concorrência. Ou seja, passam para segunda fase quatro candidatos por vaga. Caso aconteça um empate na última colocação correspondente a cada carreira e modalidade de concorrência, todos os candidatos nessa condição serão admitidos para a segunda fase. 

Confira as três carreiras que tiveram a maior relação candidato/vaga foram:

  • medicina – São Paulo (129,46 candidatos/vaga) 
  • medicina – Bauru (124,21 candidatos/vaga) 
  • medicina – Ribeirão Preto (89,04 candidatos/vaga) 

Quanto às carreiras com menor concorrência em 2019 foram:

  • engenharia de biossistemas – Pirassununga (1,98 candidato/vaga) 
  • biblioteconomia e ciência da informação – Ribeirão Preto (1,86) 
  • licenciatura em geociências e educação ambiental (1,61)

Quem pode fazer o vestibular da Fuvest 

Pessoas que já concluíram o ensino médio, as que vão concluir o ensino médio em 2020 e as que já têm diploma de curso superior podem participar do vestibular. Saiba também que os estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem prestar o exame para avaliar seus conhecimentos como treineiros.

Formas de inscrição 

Ao se inscrever no vestibular, o candidato pode optar por uma de três modalidades de ingresso que estão disponíveis. Selecionando uma delas, o vestibulando irá concorrer apenas com outros candidatos que optaram pela mesma modalidade. Sendo elas:

  • Ampla Concorrência (AC): vagas para todos os candidatos, sem nenhum tipo de pré-requisito como exigência 
  • Escola Pública (EP): vagas que são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. Esse tipo de vaga não leva em conta a renda da família do estudante 
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI): vagas destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Aqui a renda não é levada em consideração.

Vagas para estudantes de escolas públicas

Neste vestibular de 2021 serão oferecidas 11.147 vagas na USP. Vale ressaltar que a mudança da data do Enem não interferiu no plano da universidade de tornar o Sisu uma das principais modalidades de ingresso e, pela primeira vez, metade das vagas da universidade será destinada a alunos que cursaram o Ensino Médio todo em escolas públicas.

Assim, do total geral de vagas oferecidas, 8.242 serão destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. Enquanto 2.905 vagas serão destinadas pela Universidade de São Paulo para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/Enem.

Como forma de comparação, no ano passado, 45% das vagas foram destinadas às cotas de escola pública. 

Calendário Vestibular Fuvest 

Veja as datas do vestibular Fuvest:

  • Pedido de redução ou isenção de taxa: 24 de julho de 2020 
  • Divulgação do manual do candidato: 24 de agosto de 2020 
  • Inscrições: 31 de agosto a 23 de outubro de 2020 
  • Prova da 1ª fase: 10 de janeiro de 2021 
  • Provas da 2ª fase: 21 e 22 de fevereiro de 2021 
  • Divulgação da 1ª chamada: 15 de março de 2021

Como se inscrever para a Fuvest 

Todo o processo de inscrição deve ser feito pela internet por meio do site oficial do vestibular, até 23 de outubro de 2020. A taxa para se inscrever é de R$ 182. 

Ao acessar o site, o candidato deve preencher um formulário com dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, ele irá inserir uma foto de rosto para reconhecimento facial nos dias de prova.

Em seguida, é preciso informar se o candidato tem alguma condição especial para fazer a prova, lembrando que é preciso incluir documentos que comprovem a condição. O próximo passo será optar pela modalidade de vaga em que vai concorrer (AC, EP ou PPI). 

Após escolher a modalidade, o estudante deverá escolher a carreira e os cursos que possui interesse (sendo possível escolher até quatro cursos em ordem de preferência) e o nível de escolaridade. Na inscrição, também é preciso que seja definida a cidade na qual ele fará a prova.

Por fim, é necessário responder a um questionário com 27 perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural do candidato. No final do preenchimento de todos os dados, o sistema irá gerar um boleto para o pagamento da taxa de inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.