Google Sala de Aula – Como Criar sua Própria Sala de Aula

Cada vez mais popular entre os estudantes, o Google Sala de Aula é uma ferramenta incrível, que possibilita a interação entre alunos e professores, funcionando como uma espécie de versão online da classe, que pode ser acessada a qualquer hora e de onde você estiver, seja no computador ou no celular.

Google Classroom
Google Sala de Aula – Como Criar sua Própria Sala de Aula (Foto: Reprodução Google)

Ao criar uma sala de aula virtual na plataforma é possível, por exemplo, disponibilizar materiais de estudo para os alunos, organizar grupos de trabalhos, distribuir tarefas, fornecer feedbacks mais detalhados para cada estudante, dar notas, criar um mural de recados e muito mais, sempre com segurança.

Funcionando de maneira integrada ao G Suite for Education, o serviço é gratuito para as escolas e atende aos mais variados níveis de ensino, desde o fundamental ao superior, permitindo organizar melhor todas as atividades acadêmicas, com o auxílio da tecnologia.

Como funciona a ferramenta

Também conhecida como Google Classroom, a plataforma é, literalmente, uma versão online da sala de aula tradicional, trazendo diversas funções para professores e estudantes. Ambos precisam ter uma conta do Google para acessá-la, que pode ser criada gratuitamente em alguns minutos.

Depois de criar a sua sala virtual, o administrador pode gerenciar conteúdos, criar tarefas, lançar um calendário com as atividades do ano letivo, enviar mensagens para todo o grupo ou individuais e avaliar os trabalhos recebidos, entre muitas outras coisas.

sala de aula virtual
Há vários recursos disponíveis no serviço (Foto: Reprodução Google)

Já os estudantes, que precisam ser devidamente cadastrados para ter acesso à sala online, podem enviar trabalhos pela internet, baixar materiais de estudo, participar de discussões, criar grupos de estudo e compartilhar arquivos, além de encontrar vários outros recursos.

A ferramenta está disponível na versão web, podendo ser acessada em qualquer navegador, e também por meio de aplicativo para Android e iOS.

Como criar a sua sala pelo computador

Criar sua própria sala de aula no Google Classroom é muito fácil e rápido. Antes de mais nada, é necessário ter uma conta Google, como já falamos anteriormente — basta ter uma conta no Gmail, por exemplo. Se a sua escola possui uma conta do G Suite for Education será necessário usá-la.

cadastro google sala de aula
Para usar a plataforma é preciso ter uma conta do Google (Foto: Reprodução Google)

O primeiro passo é acessar o site https://classroom.google.com/ e fazer login com a sua conta. Em seguida, vá à página “Turmas”, clique em “Adicionar” e depois “Criar turma”. Agora, crie um nome para a sua sala e adicione, caso queira, uma breve descrição, o assunto discutido naquela sala e a localização, usando os campos específicos. Para finalizar, clique em “Criar”.

Ao término do processo será gerado um código automático da sua turma no Google Sala de Aula e é ele que você deve enviar aos alunos que farão parte da sua sala, para convidá-los.

Como criar turma usando o app

Para criar uma turma no Google Classroom no celular é preciso baixar o app Google Sala de Aula, disponível para Android e iOS.

Após instalar o aplicativo e fazer login, toque em “Adicionar” e “Criar turma”. Dê nome a ela e digite as demais informações, se assim desejar, e finalize tocando em “Criar”.

O processo de convite dos alunos é o mesmo acima, bastando compartilhar o código gerado.

Deixe um comentário