Seguro Desemprego com Certificado Digital – Como Acessar

O Seguro Desemprego com certificado digital é uma facilidade disponibilizada pelo governo para que os empregadores possam preencher o requerimento do benefício via internet, com mais rapidez e praticidade. Quer saber como usar esta ferramenta? É só conferir as dicas a seguir!

seguro desemprego online
Seguro Desemprego com Certificado Digital – Como Acessar (Foto: Freepik)

Desenvolvido com o objetivo de facilitar o envio de documentos dos trabalhadores demitidos para o Ministério do Trabalho, o sistema Empregador Web agilizou todo o processo que antes era realizado presencialmente e tornava a disponibilização do benefício um pouco mais demorada e burocrática.

Com esta ferramenta online é possível acessar todos os documentos necessários para a realização do pedido, além de economizar tempo e suprimentos da empresa, possibilitando fazer o requerimento pelo computador, com muita segurança, evitando a utilização indevida dos dados do trabalhador.

Vantagens do Certificado Digital

Para realizar o procedimento é preciso que o empregador, contador ou o representante legal da empresa tenha um certificado digital, uma espécie de identidade eletrônica que libera o acesso a todos os recursos da plataforma do Ministério do Trabalho.

empregador web
O sistema online do Seguro Desemprego traz muitas vantagens (Foto: Reprodução Ministério do Trabalho)

Ao acessar o Empregador Web com este documento virtual é possível fazer o preenchimento do requerimento do seguro desemprego pela internet, em poucos minutos, eliminando a necessidade de ir a um posto de atendimento, enfrentar filas e levar toda aquela papelada para dar entrada no pedido.

O sistema permite importar todos os dados do trabalhador direto da folha de pagamento, em poucos cliques, e também fazer correções mais rápidas, em caso de alguma inconsistência nas informações. Com isso, o funcionário que estiver em busca do benefício pode ter a liberação acontecendo em um menor espaço de tempo.

Como acessar

Para acessar o seguro desemprego com certificado digital é necessário, em primeiro lugar, ter um certificado compatível, que pode ser um e-CPF, indicado para pessoas físicas e profissionais liberais, ou um e-CNPJ, destinado às empresas.

cadastro empregador web
Página de cadastro para usar o serviço (Foto: Reprodução Ministério do Trabalho)

Se você preenche este requisito, acesse o site https://sd.maisemprego.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf e clique em “Cadastrar Gestor”, que será a pessoa responsável por utilizar o sistema. Preencha todos os dados e clique em “Cadastrar” para finalizar, não se esquecendo de guardar a senha que será gerada.

Agora, volte à página inicial e, no menu “Opções de Acesso”, clique em “Com Certificado Digital”. Na sequência, forneça os dados solicitados para entrar no sistema. Para gerar o pedido do benefício você clicar no menu “Requerimento” e preencher o formulário com os dados do trabalhador.

Acesso sem certificado

Como dissemos anteriormente, também é possível acessar o Empregador Web sem certificado digital. No entanto, este acesso possui uma série de limitações, não sendo possível, por exemplo, fazer o requerimento do benefício, documento necessário para que o trabalhador consiga recebê-lo.

Neste caso, quem não tem o documento virtual pode fazer o procedimento da forma antiga, caso não queira adquirir o certificado, comparecendo a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho para apresentar toda a documentação exigida.

Deixe um comentário