Lista de Espera Sisu 2020

A lista de espera do Sisu 2020 é um processo que traz boas oportunidades para quem participou da última edição do Enem e está em busca de uma vaga no ensino superior gratuito da rede pública. Quer saber mais sobre esta seleção? Basta conferir as informações a seguir!

sisu 2020
Lista de Espera Sisu 2020 (Foto: Freepik)

Gerenciado pelo Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada oferta milhares de vagas em universidades públicas de todo o país, para os candidatos que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio.

A convocação dos candidatos aprovados na chamada regular do Sisu primeiro semestre 2020 aconteceu no final de janeiro. E logo em seguida, teve início o prazo para participar da lista de espera, entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Na sequência, começou o chamado para aqueles que estão na lista, iniciado no dia 10 de fevereiro.

Como funciona

Depois da primeira chamada, é comum sobrar vagas nas faculdades que fazem parte do Sisu, devido aos mais variados motivos (desistência, distância da instituição, seleção para curso não desejado, problemas para efetivar a matrícula etc).

E é aí que entra a lista de espera do Sisu, por meio da qual é realizada a seleção destas vagas não preenchidas na primeira chamada, que passam a ser disputadas exclusivamente pelos candidatos que manifestaram o desejo de participar dela, dentro do prazo regular.

lista de espera sisu
A lista de espera traz uma nova esperança para quem não foi aprovado na chamada regular (Foto: Freepik)

O processo de seleção é o mesmo da chamada regular, ou seja, os interessados utilizam a nota do Enem para tentar ingressar no curso tão desejado, devendo ficar atentos às notas de corte divulgadas para cada graduação.

A partir do momento da aprovação, basta ir à universidade na data marcada e levar a documentação para efetivar a sua matrícula, ficando apto a frequentar as aulas.

Quem pode participar

Participar da lista de espera do Sisu 2020 é algo que todos os candidatos não aprovados na lista regular podem fazer, utilizando tanto a primeira quanto a segunda opção de curso marcadas durante a inscrição no processo seletivo.

resultado lista de espera
Para participar da lista é preciso manifestar o seu interesse (Foto: Reprodução Sisu)

No entanto, esta participação não é automática. O interessado precisa manifestar o seu interesse em ingressar na lista, no prazo divulgado. Para o primeiro semestre de 2020 não há mais como se inscrever nela, mas o candidato poderá participar da edição do segundo semestre, cujos detalhes serão divulgados em breve.

Vale lembrar que o candidato aprovado na chamada regular em uma das opções de curso, que por algum motivo desistiu de ocupar a vaga, não pode se inscrever na lista de espera.

Como saber o resultado

O resultado da lista de espera do Sisu 2020 é divulgado pelas instituições que disponibilizam vagas no sistema. Como cada uma delas tem um calendário diferente, é necessário que o candidato verifique as atualizações do site da universidade escolhida, frequentemente.

Se você está na lista de espera da faculdade “A”, por exemplo, entre em contato com ela para saber maiores informações sobre a divulgação dos resultados de seleção.

Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o site oficial do Sisu.

Deixe um comentário