Documento Digital Detran – Como baixar CRLV Digital?

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Oferecendo cada vez mais soluções digitais, o Detran SP investe em tecnologia para facilitar a vida do cidadão. Desde maio de 2020, o licenciamento de veículos passou a ser 100% digital. Ou seja, o motorista não precisa mais sair de casa e ir até uma unidade de atendimento Detran SP ou Poupatempo para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento obrigatório que permite a circulação do veículo.

Essa mudança atende à Deliberação nº180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu a mudança do CRLV em papel para a via eletrônica, chamada de CRLV-e. Com a mesma validade jurídica da versão impressa, o CRLV Digital irá beneficiar mais de 30 milhões de proprietários de veículos do Estado São Paulo.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Agora o processo para solicitar o documento do veículo ficou mais ágil e prático. Continue lendo para saber como solicitar o seu.

Ações durante a pandemia

Durante a pandemia o órgão ampliou em 48% as opções de serviços online para manter os atendimentos aos usuários. Ao todo, são 64 opções disponíveis no portal oficial e também pelo aplicativo Detran SP. Assim, Poupatempo e Detran SP oferecem mais de 110 serviços digitais.

Segundo número divulgados, entre maio e agosto deste ano já foram emitidos cinco milhões de licenciamentos digitais no Estado de São Paulo.

E como funciona? Com o número do Renavam em mãos, após você pagar os débitos vinculados ao veículo e a taxa do licenciamento em qualquer terminal de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Detran SP.

Documento Digital Detran – CRLV

Tenha em mente que o documento pode ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.

Além disso, como já dissemos, é importante destacar que o licenciamento anual é um procedimento obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas. Portanto, a falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por fim, o pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de abril e até o último dia útil do mês referente ao número final da placa.

Como baixar CRLV Digital?

Quer saber como baixar? Emitir o CRLV-e é um processo totalmente online e não é necessário que o motorista compareça a uma unidade do Detran para obter o documento digital. Siga os passos: 

  1. Acesse o portal do Detran ou baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”
  2. Realize o seu cadastro pessoal;

Caso o motorista deseje baixar o CRLV Digital pelo aplicativo CDT, será necessário realizar o cadastro na plataforma gov.br. Já pelo portal do Detran, o proprietário deve acessar seu perfil pessoal. Nos dois cadastros, serão requisitados CPF e senha.

  1. Acesse a aba de “Veículos”;

Pelo aplicativo “CDT”, clique em “Veículos”, que fica no menu principal.Depois, acesse “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.

  1. Informe o Renavam e o código de segurança do CRV para adicionar o CRLV Digital;

Para isso, é fundamental que o motorista já tenha licenciado seu veículo em 2020. O licenciamento atrasado ou pendência de débitos impossibilita o download do CRLV Digital.

Com o Renavam e o código de segurança do CRV em mãos, o condutor deve cadastrar seu CRLV Digital pelo aplicativo “CDT” ou portal do Detran. Você encontra esses dois números em documentos diferentes. O Renavam fica no CRLV, já o código de segurança está no CRV do carro.

Saiba que o portal do Detran não solicita o código de segurança do CRV para realizar o download do CRLV Digital. Dessa forma, o motorista consegue baixar e imprimir o documento apenas com o Renavam, placa do veículo, número de telefone e o código enviado por SMS.

  1. Faça o download ou imprima o CRLV Digital.

Após inserir o Renavam e o código de segurança do CRV, o CRLV Digital fica disponível para consulta e download pelo aplicativo “CDT”. Basta o motorista acessar o app para visualizar o documento, que também fica disponível mesmo sem internet.

Número de segurança do CRV

O número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) não está disponível no CRLV. Ele fica localizado na parte superior direita do CRV, antigo DUT (Documento Único de Transferência).