CPF – Como tirar 2 VIA do CPF pela internet

Tirar a 2a via do CPF pode acabar se tornando um desafio, principalmente entre aqueles sem muita experiência com a rede ou familiaridade com os serviços da plataforma online do Governo.

Mas, é necessário se atualizar. Afinal, o Cartão Físico com o número do CPF já é algo que praticamente não existe mais.

Hoje, muitas pessoas optam pela impressão e envelopamento dos dígitos, mas, o cartão oficial já não é tão solicitado ou requisitado quanto antigamente.

O que se pede hoje são os números para confirmação de cadastro junto à Receita Federal, não sendo necessário ter em mãos algum documento comprobatório.

Mas, mesmo assim, ainda não é incomum que as pessoas tenham em mãos por escrito ou adicionadas no Registro Geral seus dígitos do CPF.

Sendo assim, situações como “perda de documentos” são o que mais levam ao processo de 2a via do CPF.

No entanto, você não precisa mais comparecer à uma agência bancária ou à uma Unidade dos Correios para emitir uma segunda via dos dígitos.

Agora, já é possível fazer tudo sem precisar sair de casa, contanto que siga alguns critérios e tenha um pouco mais de paciência em relação ao assunto.

Como tirar 2a via do CPF pela Internet

Segunda Via CPF - Como Solicitar Pela Internet - Como Tirar

CPF – Como tirar 2 VIA pela internet (Foto: Reprodução Receita Federal)

É claro que perder ou extraviar documentos é sempre uma dor de cabeça, mas, felizmente, o número de CPF é um dos  documentos mais fáceis de serem reavidos.

Isso porque é possível contornar a situação através de consultas e até mesmo emitir uma segunda via online – que pode ser impressa e utilizada normalmente – em menos de 5 minutos!

Basta ter em mãos informações básicas como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número de título de eleitor.

No entanto, quem precisa tirar uma 2a via do cpf pela internet vai ter que optar entre dois tipos de processo, os quais são ligados à Declaração do Imposto de Renda.

Mas, não é preciso se preocupar com isso agora, porque nenhum desses processos têm alguma validade fiscal. São apenas para reconhecimento de ação.

Quem não declara imposto de renda deve solicitar sua segunda via através de um protocolo específico para aquele fim.

Já quem declara, tem outro protocolo um pouco mais detalhado pela frente. Nada demais.

Para quem não declara Imposto de Renda

Se você não declara imposto de renda, o processo de emissão da 2a via do cpf é bem mais simples e rápido do que o convencional.

Aqui, você não “emite uma segunda via”, mas, faz uma consulta detalhada e consegue seus números da mesma maneira, como uma espécie de comprovante.

Basta acessar a página de consulta da Receita Federal, preencher todos os seus dados (inclusive o CPF) e clicar em enviar.

Na tela seguinte, você consegue visualizar um comprovante que pode ser impresso e envelopado para consulta mais tarde, como mostrado abaixo.

2ª via CPF

CPF – Como tirar 2 VIA pela internet (Foto: Reprodução Receita Federal)

Agora, caso você realmente queira seus números de CPF porque os esqueceu, perdeu ou algo do tipo, o processo é outro e pode ser necessário comparecer a algum polo presencial.

2a via do CPF para quem declara Imposto de Renda

Agora, se você declara Imposto de Renda, a emissão do seu comprovante pode ser feita pelo sistema eCAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.

Clicando aqui, basta preencher um formulário com o número do seu CPF e data de nascimento.

Depois disso, será necessário validar um captcha e clicar em “avançar”.

Na tela seguinte, dados específicos serão lançados e você será convidado a informar os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda.

Feito isso, será necessário criar uma senha conforme as instruções descritas naquele espaço para depois clicar em “Gerar Código”.

Agora, com o código em mãos, será necessário abrir o portal do eCAC e fazer seu login (CPF + senha cadastrada).

Feito o primeiro acesso, clique em “Cadastros” e depois em “Comprovante de Inscrição do CPF”.

Automaticamente, um comprovante de inscrição do CPF será gerado e estará disponível para impressão.

É possível tirar a 1a ou 2a via dos números do CPF online?

Não.

Todos os 11 dígitos dentro do Cadastro de Pessoas Físicas são intransferíveis e individuais. Pela internet, é possível imprimir comprovantes e fazer consultas, mas, não emiti-los.

A emissão ou reemissão geralmente são processos associadas às agências e seus polos presenciais, já que necessitam de comprovação e reconhecimento de identidade.

No entanto, em decorrência do isolamento social recente causado pelo coronavírus, eis uma oportunidade para aqueles que necessitam da emissão ou reemissão dos números ou até regularização da situação cadastral: o e-mail.

Segundo a Receita Federal, desde 14 de abril de 2020 estão sendo realizadas novas inscrições e consultas gratuitas por e-mail, de acordo com a região.

Por isso, fica a dica pra quem tem pressa e precisa de uma resposta urgente!

Deixe um comentário