Como Recuperar Mensagens apagadas no WhatsApp

Em todas as principais plataformas de celulares (Android, iPhone e Windows Phone), é possível recuperar mensagens apagadas do WhatsApp. Se você está querendo arquivar uma conversa ou exportá-la, mas sem querer deleta suas mensagens importantes, nós te ensinamos como recuperar.

De forma geral, por padrão, o WhatsApp sempre faz um backup das mensagens, seja localmente ou na nuvem. O procedimento, portanto, faz com que suas conversas de algum backup antigo sejam restauradas. Vale ressaltar que você pode ficar sem as mensagens recentes, mas pode valer a pena se perdeu muita coisa.

Continue lendo para saber como recuperar as conversas.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no Android

Caso você use o sistema Android, são duas principais opções de restauração: restaurar um backup no Google Drive ou fazer isso localmente. Sendo assim, vamos precisar induzir a restauração pelo Google Drive. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  • Entre em Configurações > Aplicativos > WhatsApp > Armazenamento > Limpar dados;
  • Na próxima tela de confirmação, clique em Ok. Não se preocupe, afinal, há um backup a ser restaurado;
  • Quando você abrir o WhatsApp, precisará entrar com seu número de novo. É importante que esse número seja o mesmo do backup feito. Entre com o número e espere o WhatsApp verificar.
  • Depois, o WhatsApp começará a buscar backups automaticamente. Se o processo demorar muito, vale fechar o aplicativo e abrir novamente para tentar de novo;
  • Irá aparecer uma tela de Backup encontrado. Agora é só clicar em Restaurar.
  • Pronto! O conteúdo foi restaurado.

Se você deseja recuperar uma mensagem apagada, é importante entender que não se deve apertar em fazer backup antes de restaurar, caso contrário o WhatsApp irá restaurar o backup que você acabou de criar. Esse, como foi feito agora, não terá as mensagens apagadas e não irá recuperar nada.

Deixando claro que é importante que a conta do Google seja a mesma que você fez o backup inicial. Além disso, o número também precisa ser o mesmo. Não é possível transferir conversas de uma conta para outra.

Recuperar mensagens apagadas no Android [backup local]

Caso essa alternativa não dê certo e você perceba que o backup local pode ter as informações que precisa, é possível tentar restaurar o backup local. Principalmente porque o WhatsApp salva até 7 versões de backup no telefone, e envia a mais recente para o Google Drive. Os backups locais ficam salvos em /WhatsApp/Databases.

Entenda que o WhatsApp sempre prefere o backup do Google Drive na hora de restaurar. Por isso, você precisará deletá-lo (não se preocupe, o aplicativo sempre faz backup local também). Agora, basta seguir os passos abaixo para excluir o backup do Google Drive, para o WhatsApp usar os arquivos locais:

  • Entre em drive.google.com em um computador e clique em Configurações;
  • À esquerda, clique em Gerenciar aplicativos;
  • Role até o fim e encontre o WhatsApp Messenger. Caso queira deletar todo o seu backup, clique em Opções > Excluir dados ocultos de aplicativos;
  • Depois, você já está pronto para restaurar o backup local. É só ir até aquela pasta informada no começo destes passos e procurar pela data desejável do backup, que fica no formato YYYY-MM-DD. Para acessar os arquivos, você precisará de um gerenciador de arquivos.
  • Recomendo você procurar um gerenciador de arquivos no Google Play ou usar o nativo do seu celular. Para conferir se você tem um, basta ir em Configurações > Armazenamento e USB > Interno > Explorar. Caso contrário, ele pode ser um aplicativo com o nome de Gerenciador de Arquivos (ou algo parecido). Se você não achar nada, baixe o Gerenciador de Arquivos ou o File Manager.
  • No gerenciador de arquivos, vá até /WhatsApp/Databases, a pasta informada acima. Caso você tenha um cartão SD, também vale acessar o mesmo caminho na memória externa;
  • Confira se o arquivo mais recente, msgstore.db.crypt9, foi modificado na data desejada. Caso positivo, pule para o passo X;
  • Se não, é só modificar um dos backups encontrados, como msgstore-YYYY-MM-DD.1.db.crypt9 (sempre começando com msgstore-YYYY-MM-DD) e renomear para msgstore.db.crypt9;
  • Agora é só desinstalar e reinstalar o WhatsApp;
  • Depois da configuração, o aplicativo irá detectar que há um backup salvo e restaurar;
  • Feito! Para mais informações sobre o processo de restauração, é só entrar nesta página do WhatsApp que dá mais detalhes.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no iOS [iPhone]

No iPhone, só é possível restaurar o backup a partir do iCloud, já que o WhatsApp não trabalha com backup local modificável no iOS. Mas antes de você ver o passo a passo, é recomendável conferir primeiro se há um backup automático ativo no seu iCloud. Para fazer isso, vá em Ajustes do WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas.

Nesta seção, você consegue confirmar se há um backup sendo feito das suas conversas. Caso não haja, não será possível restaurá-lo, mas você ainda pode ativar o backup para ocorrências futuras. De toda forma, também é importante conferir quando o último backup for feito, para se certificar de que ele terá as mensagens que você quer recuperar. Depois disso, basta seguir os passos:

  • Basta desinstalar o WhatsApp e depois instalar de novo;
  • Na restauração, após você colocar o seu número, o WhatsApp irá detectar que há um backup salvo no iCloud;
  • Depois disso, é só seguir as instruções na tela para restaurar seu histórico de conversas;
  • Pronto! As mensagens do seu WhatsApp já devem ter sido restauradas com sucesso. É sempre bom lembrar que você precisa estar fazendo login com o mesmo número de telefone, e ter se cadastrado a mesma conta do iCloud no seu iPhone. Isso ocorre porque não é possível restaurar o conteúdo de uma conta em outro número ou vice-versa. Caso você tenha algum problema, acesse esta página para tirar mais dúvidas.

Recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no Windows Phone

Para quem tem Windows Phone, o processo é parecido com o iOS. Uma diferença é que a plataforma não oferece backup na nuvem, então você tem que confiar no backup local que foi feito pelo seu WhatsApp. Confira os passos:

  • Entre em Mais (botão de reticências) > configurações > conversas e chamadas;
  • Toque no menu backup, onde será exibido o horário em que o último backup foi feito. É importante que você não toque em backup novamente, caso contrário um novo backup será criado e você perderá as mensagens excluídas acidentalmente;
  • Depois de conferir o horário, e se bater com o que você quer restaurar, basta desinstalar e reinstalar o WhatsApp para restaurar o histórico;
  • Quando você instalar o WhatsApp novamente, basta tocar em recuperar na mensagem que aparecerá informando que um backup foi  encontrado;
  • Novamente, é importante frisar que você perderá todas as mensagens que enviou e recebeu desde que o backup informado no passo 2 foi criado. Mas, se você precisa restaurar algo muito importante, pode valer a pena. Qualquer outro problema pode ser resolvido por aqui.

Por último, lembramos que o WhatsApp também recomenda que você exporte periodicamente suas conversas importantes para você ter cópias delas fora do aplicativo. Assim, elas ficam imunes a deslizes acidentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *