Como POUPAR dinheiro no dia a dia?

Seja em tempos de bonança ou de crise, como o momento que estamos passando, muita gente ainda precisa aprender como poupar dinheiro com pequenas atitudes que podem ser implementadas no dia a dia.

Você não gostaria de fechar o mês no azul e ainda conseguir manter uma reserva de emergência? Essa busca constante é legítima e garante a sua segurança financeira e também da sua família.

Nossa relação com o dinheiro se estende para outras esferas da vida, e buscar uma vida financeira equilibrada é desejar uma vida melhor.

Para conquistar uma situação financeira mais segura e confortável, não é preciso recorrer à fórmulas mágicas, o segredo está na organização. Você deve manter um controle das finanças e agir de maneira estratégica para garantir que o seu dinheiro dure mais e seja usado de maneira consciente.

Continue lendo para encontrar dicas de como você pode poupar dinheiro na sua rotina e ainda garantir um trocadinho livre a mais no final do mês.

Passo a Passo de Como Poupar Dinheiro 

Quem precisa de dinheiro, geralmente, tem urgência em consegui-lo. Isso porque cada dia a mais de atraso no pagamento de contas gera juros, que acabam aumentando o valor total devido.

Confira abaixo o nosso passo a passo para que você comece a economizar dinheiro a partir de agora.

Chega de gastos desnecessários

O primeiro passo para começar a poupar dinheiro e garantir uma situação financeira mais segura e confortável é cortar os seus gastos supérfluos.

Ainda que pagar R$30 em um streaming que você não usa possa parecer pouco, no acumulado do mês ou do ano, esses gastos pequenos acabam pesando em seu orçamento e comprometem sua capacidade de manter uma poupança.

Comece avaliando o seu controle financeiro e procure entender para onde o seu dinheiro tem ido, assim será possível fazer cortes inteligentes e que representem uma boa economia.

Pague suas dívidas 

Depois de fazer os cortes necessários no orçamento, é importante olhar para as suas dívidas.

Avalie eventuais parcelamentos grandes e financiamentos com os quais você possa ter se comprometido e veja a melhor forma de quitá-los. No primeiro momento, dê preferência àquelas dívidas que oferecem amortização de juros no caso da antecipação das parcelas – assim, você economiza ao pagar à vista.

Troque juros altos por juros mais baixos

Muito provavelmente você já percebeu que os juros são um dos grandes vilões da economia pessoal de milhões de famílias brasileiras.

Seja no cartão de crédito ou no cheque especial, eles atrapalham a organização financeira ao oferecerem um crédito facilitado, mas, com custos altíssimos que se torna difícil de pagar.

Caso realmente seja preciso, uma dica para conseguir linhas de crédito baratas é manter um bom relacionamento com o mercado, sempre pagando suas contas em dia e não deixando nenhuma dívida em aberto.

Tenha metas para poupar dinheiro

Criar metas pessoais é uma ótima maneira de organizar suas finanças. Procure imaginar como você gostaria de estar daqui a seis meses ou um ano, viagens que gostaria de fazer ou projetos nos quais gostaria de investir.

Ter uma meta concreta de algo que você deseja conquistar é uma ótima maneira de se manter motivado a economizar no dia a dia, pois você consegue visualizar o motivo das suas economias lá na frente.

Fale sobre os objetivos de poupar dinheiro com sua família

Porém, é preciso ter em mente que não adianta criar um planejamento de economia se não houver a cooperação de todos.

Por isso, antes de começar seu projeto de economia financeira, sente-se com sua família para explicar o que está fazendo, quais são os objetivos finais e qual a sua expectativa com o plano.

Dessa forma todos estarão na mesma página e entendam qual papel precisam desempenhar para o sucesso do projeto.

Crie um dia “sem gastos” na semana

É claro que, mesmo sem abrir a carteira, você ainda estará gastando dinheiro em coisas como aluguel, seguro de carro… Porém, você ainda consegue controlar o dinheiro que tem na carteira.

Nossa dica é que você estipule um dia na semana, ou quinzenalmente, para não gastar.

Otimize sua conta do celular

Muitos de nós, mantém um plano de celular e nunca realmente verifica se é o plano adequado com base no nosso uso mensal. Analise seus padrões de gasto e pense melhor nisso, talvez você consiga mudar para um plano mais em conta.

Para poupar dinheiro, deixe o cartão de lado

Pesquisas apontam que as pessoas usam mais o cartão de crédito à dinheiro vivo. Mas, se você estiver tentando reduzir seus gastos, tente usar apenas dinheiro. Cada real que você gastar ficará evidente para você e também mais fácil de controlar.

Compre o “genérico” quando possível

Alguns gastos e produtos são importantes para nós. Mas com outros você pode economizar, escolhendo produtos mais baratos. Estabeleça o que você quer e o que você pode priorizar. Por exemplo: algumas marcas de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.

Faça sua reserva financeira

Mantenha uma constância no dinheiro economizado todos os meses, evitando pular um mês ou guardar menos do que havia sido planejado. E, depois de poupado, é importante que esse dinheiro seja respeitado como a reserva financeira que é.

Isso significa que você não pode mexer nele para gastos supérfluos ou compras impulsivas, mas apenas para emergências.

Aprenda a usar uma planilha de gastos

Obter sucesso no seu plano de economia depende da organização financeira.

É importante ter um controle de todos os gastos, o que entra e o que sai, para conseguir visualizar em tempo real e mês a mês como você tem se organizado.

Hoje, muitas pessoas se organizam por meio de uma planilha de controle de gastos.

Ao utilizar uma planilha de controle, você conseguirá ver o quanto está gastando e, principalmente, com o que está gastando. Ao completar a semana ou o mês, você terá uma visão mais ampla dos seus hábitos de consumo, e perceberá se está priorizando seus gastos adequadamente.

Para poupar dinheiro, não deixe suas contas vencerem

Lembra dos juros? Eles também aparecem quando há atraso no pagamento das contas fixas, como água, energia e telefone.

Para economizar dinheiro, nunca deixe que essas contas vençam, evitando gastar mais do que havia previsto.

Pague todas suas contas no mesmo dia

Outro bom jeito de se organizar financeiramente é dar prioridade para o pagamento das contas assim que recebe seu salário.

Pague todas as suas dívidas logo no início do mês para evitar atrasos ou juros e não correr o risco de acabar gastando o valor que já estava destinado a algum boleto.

Seguindo todas essas dicas para poupar dinheiro no dia a dia, você terá plenas condições de praticar continuamente a regra áurea da educação financeira, que é gastar menos do que se ganha.

O dinheiro, se for utilizado da maneira correta, será um poderoso instrumento capaz de melhorar bastante a nossa qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.