CNH Social – Vagas 2 semestre

Para aqueles que têm a vontade de ter a carteira de motorista, mas não tem condições de pagar pelas aulas de legislação e de direção existe a possibilidade de ter participar da CNH Social. Um programa do Governo Federal para aumentar o acesso a esse documento em todo país, principalmente para os de baixa renda. 

CNH Digital

Todos os semestres são liberadas vagas para os interessados em todo o país se inscreverem e caso estejam dentro dos requisitos podem ser selecionados. Como existem muitos interessados, as pessoas precisam passar por um processo de seleção, que vamos explicar abaixo. 

Quer saber como funciona? Então continue lendo e confira!

O que é a CNH Social

A CNH Social foi criada para possibilitar que pessoas de baixa renda tenham a chance de tirar a sua habilitação para dirigir, carro ou moto, mas não possuem renda para pagar por todo o processo. Afinal, o processo para tirar carteira é caro, já é feito em etapas, que vão desde o exame médico, as aulas de legislação, provas teórica, aulas de direção, prova prática, além de aluguel de veículos, entre outras despesas que podem ter. 

Com a CNH Social é possível fazer todo o processo sem gastar nada, mas não é para qualquer um, já que é preciso atender a alguns requisitos específicos para ter esse benefício. 

Vagas 2º semestre CNH Social

As vagas são distribuídas por estados brasileiros e o Detran de cada estado é o responsável pela seleção e divulgação das vagas. O número de vagas para o segundo semestre varia de cada estado, afinal, além das vagas destinadas para cada um deles, também existem as vagas remanescentes que não foram preenchidas 

Alguns estados, como Detran Goiás, tem mais de 4 mil vagas disponíveis, outros contam com cerca de 2000 mil vagas. Mas para ter a certeza do número de vagas é preciso de consultar diretamente no site do Detran do seu estado. 

Como se inscrever?

As inscrições são feitas diretamente no site do Detran, para isso acesse o site do Detran correspondente ao seu estado, por exemplo www.detran.mg.gov.br, de Minas Gerais, ou www.detran.sp.gov.br, para São Paulo, e assim por diante. 

Acesse ao site do seu estado e entre em CNH social, será possível ver o edital completo e o período de inscrições, documentos necessários e outras informações. 

As inscrições são em etapas, sendo a primeira online e depois é necessário ir pessoalmente até um Centro de Formação de Condutores para validar a sua inscrição. 

Cronograma CNH Social

Por conta do Covid 19 o cronograma da CNH Social passou por alguns ajustes para atender a demanda e a nova realidade, com isso o prazo de inscrições está maior, assim como a validação no CFC e também os exames médicos obrigatórios. 

Com isso o prazo de validação e exames médicos passou para 60 dias depois e aprovada a CNH Social do requerente. 

Documentos para se inscrever

As vagas para a CNH Social são distribuídas em 3 tipos:

  • CNH Social Estudantil
  • CNH Social Rural 
  • CNH Social Urbano 

Para fazer a inscrição é preciso de apresentar os seguintes documentos: 

  • CPF e RG do candidato
  • Ter mais de 18 anos 
  • Saber ler e escrever
  • Estar cadastrado no programa CadÚnico
  • Ter comprovante de residência fixo
  • Receber no máximo dois salários mínimos 

Se você atende a esses requisitos pode se inscrever em uma das vagas da CNH Social e pode conseguir tirar a sua carteira de habilitação sem pagar nada. Acesse ao site do Detran do seu estado e não perca tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.