Centro de Mídias SP – Como Acessar

As aulas na rede estadual de ensino de São Paulo ganharam cara nova e já tiveram início dia 27 de abril de 2020, mas online, pelo aplicativo Centro de Mídias SP.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite que alunos matriculados na rede pública tenham acesso a todo o conteúdo programático anual.

Além disso, a ferramenta não só garante melhor integração das disciplinas e melhor forma de abordagem do conteúdo, mas, também que os dados móveis para o acesso sejam fornecidos gratuitamente pela Secretaria de Educação para os estudantes.

A proposta inicial é que o aplicativo auxilie durante os meses que se seguem o isolamento social, mas, por outro lado, já estuda-se a proposta de fixa-lo como material complementar.

No entanto, para ter acesso ao Centro de Mídias SP, é necessário criar um cadastro no site da Secretaria Escolar Digital (SED) e o controle ainda é um pouco falho.

Por isso, vamos entender um pouco como a nova modalidade funciona e a diferença que ela pode vir a fazer com o tempo.

O que é o Centro de Mídias SP?

Notícias

Centro de Mídias SP – Como Acessar (Foto: Reprodução Governo do Estado de São Paulo)

O Centro de Mídias da Educação de São Paulo – ou só Centro de Mídias SP – é uma iniciativa do Governo do Estado para suprir o recesso forçado em prol da pandemia pelo Coronavírus.

Com as escolas fechadas, muito se falou sobre o atraso ou até cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio e, com ele, até mesmo grades inteiras anuais.

Sendo assim, visando sanar um pouco o problema e até adiantar o conteúdo programático já atrasado pela paralisação, o aplicativo foi institucionalizado.

A ideia é que ele seja utilizado até mesmo após a pandemia, como material complementar.

Através da plataforma, é possível ter acesso a livros, ebooks, vídeo-aulas e TV Educativa. Além disso, também é possível conversar em tempo real com os professores através do chat durante a aula e tirar dúvidas.

Mas, infelizmente, dentro do aplicativo ainda não existe um certo controle de presença às aulas, o que dificulta bastante saber quem atende ou não.

Por isso, as instituições decidiram em consenso controla-la através da entrega de atividades diversas “feitas em sala”, até que algo mais concreto fosse proposto.

Como Acessar o Centro de Mídias SP

Centro de Mídias SP: como acessar e usar o aplicativo de aula ...

Centro de Mídias SP – Como Acessar (Foto: Reprodução Governo do Estado de São Paulo)

Primeiramente, para ter acesso ao aplicativo, é necessário se cadastrar na Secretaria Escolar Digital.

Para isso, o site da SED estará disponível, mas, também é possível criar seu cadastro diretamente pelo aplicativo, depois do download.

Cadastro pelo site

Ao abrir a página inicial, logo abaixo dos campos de login, é possível visualizar os dizeres “Não tem cadastro? Obtenha seu primeiro acesso“.

Clicando ali, você será redirecionado para uma página que exigirá número de CPF e data de nascimento.

Sendo assim, caso você seja aluno da rede pública, será redirecionado para o preenchimento de um cadastro específico automaticamente.

No entanto, caso contrário, a mensagem “Seus dados não foram localizados no Cadastro Funcional” aparecerão e você não terá acesso ao conteúdo do aplicativo.

Mas, atente: esse erro ainda pode aparecer, mesmo que você esteja matriculado na rede.

Por isso, caso aconteça, será necessário entrar em contato com o atendimento online clicando aqui e fornecer dados pessoais como nome completo, RG e CPF.

Cadastro pelo aplicativo

Caso você tenha optado por realizar o cadastro pelo aplicativo, deve começar o processo clicando em “Esqueci minha Senha”.

Selecione “Aluno” e complete todos os campos necessários (RA, estado, data de nascimento, senha, etc). Depois de conferir as informações, clique em “Enviar” e finalize o cadastro.

Seu login será o RA (ou o que for especificado nos campos) e a senha a que você optou cadastrar durante o processo. Ao término, faça login na plataforma.

Mas, calma. Caso tenha dúvidas, é possível dar início também ao processo convencional.

Por isso, se não se sentir seguro, comece o processo em “Obter meu primeiro acesso”.

Não sei meu RA

Geralmente, o RA é um dígito estudantil que as secretarias das escolas passam individualmente e presencialmente a cada aluno.

No entanto, dada a peculiaridade do isolamento social, é possível descobrir o código online com algumas informações importantes.

Para isso, você deve entrar no site da Secretaria Escolar Digital e preencher um formulário breve com informações de município, escola, nome, data de nascimento, nome da mãe e código de imagem.

Ao fim, basta clicar em “Consultar RA” e retomar o processo de cadastro normalmente.

Quais serão os horários das aulas do Centro de Mídias SP?

Inicialmente, a proposta era de que o horário das aulas fossem mantidos em grade normal. Por isso, não foi falado muito sobre o assunto.

No entanto, considerando que seria necessário gravar algumas aulas ou, ainda, preparar materiais de adaptação diversos para determinado fim, estabeleceu-se o seguinte:

Deixe um comentário