Banco do Brasil vai Fechar? Informações 2021

O Banco do Brasil apresentou ao mercado um plano que prevê o fechamento de 361 unidades de atendimento ainda no primeiro semestre deste ano – sendo 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento. Além disso, também foi anunciada uma reorganização dos quadros e um Plano de Demissão Voluntária que deve atingir cerca de 5 mil funcionários.

Com as medidas adotadas, a expectativa da estatal é que seja possível economizar R$535 milhões em 2021 e R$2,7 bilhões até 2025. Lembrando que a revisão e o redimensionamento da estrutura organizacional devem ser feitas no 1º semestre deste ano.

Segundo o comunicado do Banco do Brasil, o objetivo é aumentar a eficiência e otimização de serviços em 870 pontos de atendimento no país. No total, o banco terá 347 agências a menos.

Também vale ressaltar que o número de agências caiu 19,7% e o de funcionários recuou 8,5% em 5 anos. Das 361 unidades que serão fechadas, 112 são agências. O Banco do Brasil vai converter 243 agências em postos de atendimento. Outros 8 postos vão ser transformados em agências.

Sobre o programa de demissão, o BB aprovou o PAQ (Programa de Adequação de Quadros) para otimizar a distribuição da força de trabalho e equacionar situações de vagas e excessos. Será viabilizado ainda o PDE (Programa de Desligamento Extraordinário).

Para saber o número final de adesões e os impactos financeiros será preciso esperar, pois eles serão divulgados em 5 de fevereiro.

De acordo com o BB, a reorganização da rede de atendimento serve para se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes. Isso significa que será feita revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede. As medidas servem para privilegiar a especialização do atendimento e ampliar a oferta de soluções digitais, uma vez que hoje muitos serviços são resolvidos por aplicativo.

Reestruturação Banco do Brasil

Como já mencionamos, o Banco do Brasil prevê adaptações na rede de atendimento em 361 municípios, mantendo unidades próprias em 221 municípios e correspondentes bancários Mais BB, nos demais.

Conforme foi divulgado pela própria instituição, com o novo modelo 1,3 milhão de clientes passarão a contar com um gerente de relacionamento exclusivo para interação digital por meio do canal Fale.Com. 

Importante destacar que a interação digital do banco foi ampliada especialmente no último ano. O aplicativo do banco atingiu 4,7 milhões de usuários, crescimento 273% maior do que no período anterior à pandemia. Ao mesmo tempo, o atendimento pelo WhatsApp chegou a quase 600 mil atendimentos por dia.

Com mais 1,3 milhão de clientes atendidos no modelo de atendimento especializado por gerentes de relacionamento dedicados, a ideia é avançar de forma importante na melhoria contínua da experiência dos clientes. Isso representa 13% a mais de clientes com essa proposta de valor.

As iniciativas buscam a melhoria da experiência e satisfação do cliente e consideram a transformação digital, o aumento da concorrência e o menor patamar histórico da taxa básica de juros como elementos de destaque.

Por fim, saiba que o BB tomou outras medidas para reduzir custos como a devolução e venda de prédios corporativos, otimização de espaços físicos, medidas de eficiência energética e novo plano de cargos e salários.

Entre em contato

Ainda está com dúvidas?

O Banco do Brasil disponibilizou um hotsite para esclarecer as medidas aos clientes. As informações também estão disponíveis pelo WhatsApp – (61) 4001-0001 e pela Central de Atendimento 0800 729 5291, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 20 horas (horário de Brasília).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *