Vagas de Emprego Remoto – Como Conseguir

Muitas pessoas que precisaram trabalhar de casa nos últimos meses gostaram da ideia e agora procuram por vagas de emprego remoto. Caso você seja uma dessas pessoas, continue lendo este post para entender tudo sobre esse tipo de trabalho e, claro, também conferir as dicas para conseguir uma vaga.  

Tipos de trabalho remoto

Trabalho remoto pode ser parcial ou total. Isso significa que a empresa pode oferecer ao funcionário a opção de trabalhar em home office alguns dias da semana, por exemplo. Essa é a modalidade parcial. O trabalho 100% remoto, por sua vez, é aquele em que o empregado é contratado para trabalhar de casa o tempo todo, sem ter de alternar entre casa e escritório. 

Quem pode trabalhar remotamente?

Mesmo que muita gente goste de trabalhar remoto, essa modalidade de trabalho não é possível para todas as profissões. Normalmente, podem optar por ela pessoas que trabalham diretamente no computador ou no telefone. 

Ou seja, um atendente de call center, por exemplo, pode trabalhar em home office, desde que tenha estrutura para isso em casa. Esse também é o caso de produtores de conteúdo, designers, programadores e analistas financeiros. Até médicos podem trabalhar em home office se a ideia for prestar teleatendimento. O mesmo vale para psicólogos. 

Porém, um bombeiro, por outro lado, não consegue trabalhar remotamente. O enfermeiro que lida diretamente com o atendimento presencial dos pacientes também não. Motoristas, cuidadores, recepcionistas são outros exemplos.

Como conseguir uma vaga de emprego remoto?

Conseguir um trabalho home office pode não ser tão simples. Isso porque, nesse tipo de processo seletivo, você precisa demonstrar algumas habilidades diferentes das que contam pontos para o trabalho no escritório. Veja a seguir como conquistar sua vaga. 

Use o filtro Local de trabalho nos sites de busca de emprego

Se você realmente quer trabalhar em casa, o mais indicado é focar nas oportunidades abertas para home office. No site vagas.com.br, por exemplo, você encontra mais de mil delas à disposição. 

Tenha em mente que nesse tipo de trabalho não importa muito onde você mora e onde fica o escritório ou a fábrica da empresa. Sendo assim, você consegue morar numa cidade pequena do interior do Paraná e trabalhar em home office para uma multinacional com sede na cidade do Rio de Janeiro. O número de oportunidades é muito maior, independentemente de onde você esteja fisicamente. 

Para encontrar essas vagas, utilize o filtro “LOCAL DE TRABALHO” e indique as opções “100% Home Office” ou “Na empresa e Home office”, de acordo com a sua preferência e quantidade de ofertas. 

Tenha a estrutura pronta

Para que você seja considerado em um processo seletivo para trabalho home office, vai precisar preparar uma estrutura pronta para trabalhar em casa. Essa estrutura envolve basicamente:

  • computador
  • acesso à internet banda larga
  • mesa de trabalho
  • local adequado;

Algumas empresas oferecem equipamentos e auxílio para pagamento da conta de internet, por exemplo. Porém, quanto mais a sua própria estrutura estiver preparada, mais chances você tem de conseguir a sua vaga.

Crie uma rotina de trabalho em casa

Caso você esteja desempregado ou trabalhando remotamente, é muito importante estabelecer uma rotina de trabalho em casa. Isso significa ter horário para acordar, trabalhar (ainda que seu trabalho no momento seja o de procurar um emprego), comer e descansar. Vale ressaltar que o trabalho remoto exige mais disciplina que o trabalho no escritório porque você não estará sob a supervisão dos olhos de chefes e colegas. 

Tenha autodisciplina

Durante o processo seletivo é importante que você demonstre que está pronto para organizar seus horários e entregar o que a empresa espera de você sem que ninguém tenha de controlar o que você está – ou não – fazendo a cada momento. Essa autodisciplina demonstra maturidade. Portanto, se você não tem muita experiência profissional, é interessante demonstrar essa competência citando exemplos de trabalhos que você desenvolveu para a faculdade, por exemplo. 

Saiba cumprir prazos

Outra competência muito relevante para quem quer trabalhar remoto é saber cumprir prazos. Às vezes, no home office, a vontade de deixar tudo para depois pode ser ainda mais intensa do que é no escritório. Por isso, é importante manter o foco e não deixar para amanhã o que você precisa entregar hoje.

Prepare-se para a entrevista por vídeo

Por fim, o último passo para se preparar para uma vaga de emprego remoto é estar pronto para que a entrevista de emprego seja feita por videochamada. Quando isso acontecer, prepare-se da melhor forma, testando a conexão à internet e o local de onde você pretende conversar com o recrutador. É importante que ele cause boa impressão. 

O recomendado é escolher o lugar mais silencioso da casa. Também é importante que ele seja bem iluminado. Uma dica interessante é sentar-se de costas para a parede, fazendo com que a câmera focalize apenas você, o fundo da sua cadeira e a parede atrás.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.