Telefone do INSS – Como fazer agendamentos

Precisa ligar para o telefone do INSS? Saiba que a central de call center do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos canais mais utilizados durante a pandemia.

Tenha em mente que o atendimento telefônico está liberado para cidadãos em geral e para os segurados da Previdência Social. Continue lendo para entender como entrar em contato, horários disponíveis e como realizar as chamadas.

135 – Telefone do INSS

Você consegue ligar para a central telefônica do INSS pelo número 135, das 7h às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado.

Esse número veio para substituir o anterior: 0800 728 0191, que foi desativado, sendo, portanto, o canal de atendimento oficial. Além disso, é importante destacar que o INSS não tem nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público.

O INSS conta com uma estrutura dedicada e especializada para realizar os atendimentos por telefone. Seu maior objetivo é auxiliar e dar instruções aos usuários, tirando dúvidas ou agilizando serviços.

Recentemente, o órgão anunciou que vai contratar ainda uma nova central telefônica, ampliando sua capacidade de atendimento em 30%.

A plataforma centralizada de comutação irá receber e transferir automaticamente as ligações para os ramais disponíveis, reduzindo assim o tempo de espera.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

Para ligar para o INSS a pessoa interessada pode usar um aparelho fixo ou público (orelhão). Apesar de não ser um 0800, a ligação não tem custo, ou seja, é de graça.

Telefone de contato do INSS Horário de atendimento

  • 135
  • 2ª feira a sábado
  • das 7h às 22h

Basta digitar 135 e aguardar receber o suporte de um atendente. Diferente de outras centrais, o menu de serviços é eletrônico, mas o atendimento é feito por uma pessoa, ou seja, um profissional habilitado para ajudar e não por robôs ou tecnologias de inteligência artificial.

Mais um ponto importante para entender é que o tempo estimado de espera é de 10min a 20min, mas pode variar dependendo da demanda. Se a ligação cair, a recomendação é que a pessoa volte a ligar.

Como ligar para o INSS pelo telefone celular?

Também é possível fazer a ligação pelo celular, mas será cobrado o valor de uma ligação local.

É preciso aguardar o atendimento para obter o número do protocolo que serve também para acompanhamento da solicitação. As ligações ficam gravadas para uso futuro e por questão de segurança.

O que informar durante o atendimento?

Para agilizar a identificação no sistema, quem ligar para o INSS deve dizer as informações pessoais básicas ou ter em mãos:

  • número do CPF;
  • número de inscrição na Previdência Social;
  • número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador e o número do benefício, se tiver.

IMPORTANTE: em nenhum caso serão solicitados senhas ou dados financeiros confidenciais. Outro detalhe é que, somente em casos raros, o INSS faz ligações ativas para entrar em contato com os cidadãos ou segurados.

Telefone do INSS: Serviços mais comuns

A central 135 do INSS é comumente utilizada para:

  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • agendar e consultar perícias médicas (ou fazer a remarcação);
  • requerer o Pedido de Prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.

Todos os serviços também podem ser solicitados ou conferidos pelo Meu INSS, no portal online do INSS.

Você  pode acessar tanto o site, quanto o aplicativo Meu INSS usando o CPF e senha registrados anteriormente. Há disponível mais de 90 serviços gratuitos e que podem ser consultados todos os dias, inclusive durante o final de semana.

Como vantagens, além da rapidez conferida pelo autoatendimento, as informações podem ser visualizadas ou impressas, direto da plataforma – sempre que o usuário necessitar. Sem perda de tempo ou burocracias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.