Tábua de Maré – Como consultar

A tábua de maré é fundamental para quem planeja uma viagem ao litoral, especialmente para a região Nordeste do Brasil. Quem vive nas cidades praianas provavelmente está familiarizado com o tema e sua importância ao realizar uma viagem, mas para quem desconhece o assunto, consultar a tábua de maré é a forma mais segura de garantir seus passeios a piscinas naturais e aproveitar melhor as praias.

Afinal, viajar no período correto da maré faz toda a diferença para curtir a viagem. Continue lendo para saber como funciona a tábua de maré e como identificar quando viajar para o destino que você deseja.

O que é a tábua de maré?

É importante que você entenda que as marés são as alterações no nível do mar. Elas são influenciadas pela força gravitacional do Sol e principalmente da Lua: à medida que o movimento entre a Terra, Sol e Lua acontece, a movimentação do mar varia. Isso faz com que o nível da água do mar desça ou suba acima do seu nível regular.

Como pontos extremos desse movimento estão a maré cheia (ou maré alta), quando a água atinge seu nível mais alto e leva mais água para a terra, e a maré baixa (ou maré seca), em que a água atinge seu nível mais baixo. É durante o período de maré baixa, ou seja, quando o nível do mar está mais retraído e seco, que as piscinas naturais ficam em evidência e, portanto, melhores para aproveitar muitas das praias do litoral brasileiro.

Vale ressaltar que esse processo é cíclico. Ou seja, a maré se enche por cerca de 6 horas, até que ela atinge seu ponto mais alto. Após chegar ao ápice, ela começa a descer e, em torno de 6 horas depois, atinge seu ponto mais baixo. Esse ciclo da maré subindo e descendo acontece o tempo inteiro, aproximadamente de 6 em 6 horas.

Porém, os horários da maré baixa e da maré alta variam diariamente. Para aproveitar a melhor maré, também é importante estar atento às fases da lua. No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas.

Enquanto nas luas minguante e nova, a maré não sobe nem desce muito, e é o que chamamos de maré morta.

Como funciona a tábua de maré?

Vai viajar para a praia? Aprenda como conferir a maré.

Tenha em mente que a tábua de maré é uma tabela disponível no site da Marinha, que mostra os dados referentes a essa movimentação que a maré sofre ao longo dia.  Os números da tábua de maré mudam de acordo com a cidade e o dia. Então, ao acessar o site, busque os dados do destino específico que você deseja visitar.

Para conferir os dados da tábua de maré você deverá primeiro escolher o porto mais próximo do destino que irá e o mês da viagem. Em seguida, consulte a tabela, que traz os horários em que irão ocorrer o pico da maré alta e da maré baixa dia a dia, assim como a altura do mar nesse horário.

Você também pode encontrar a tábua das marés no site do Climatempo.

Como saber quando a maré está baixa?

Quer mais uma ajuda para interpretar a tabela?

Vale ressaltar que a maré é considerada baixa quando atinge 0,5m. Quanto mais próximo de zero a maré estiver, melhor. Abaixo de 0,3m é o ideal para você curtir seu passeio as piscinas naturais e fazer mergulhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.