Tabela Fipe – Consulte agora

A Tabela Fipe é considerada, atualmente, o principal índice para a negociação de carros no país. Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ela é atualizada mensalmente e traz o preço médio que é usado como parâmetro para transações e avaliações de cada veículo.

Por isso, antes de comprar um carro usado, além de saber o preço médio do veículo, é importante consultar o histórico da tabela. Assim você diminui os riscos de fazer um mal negócio.

Continue lendo para saber como consultar a Tabela FIPE.

O que é a Tabela FIPE?

Como já mencionamos, a Tabela FIPE foi criada para registrar o preço médio de veículos, de todo o Brasil. Ela tem esse nome por causa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que foi responsável pela sua criação.

O preço médio dos veículos que são encontrados nessa tabela, são definidos com base na pesquisa feita dos preços anunciados pelos vendedores de todo o mercado nacional e levam em consideração o valor do veículo comprado à vista.

Normalmente, esses valores, servem como parâmetro para negociações e avaliações. No entanto, é importante deixar claro que, os preços podem variar de acordo com a região, o estado de conservação do veículo, os itens opcionais, entre outras questões

Como consultar o preço de um carro na Tabela FIPE?

Caso você precise consultar o preço de um carro na Tabela FIPE, o processo é muito simples. Siga esse passo a passo:

1 – Acesse o site oficial da FIPE. Clique aqui

2 – Ao entrar na página, você encontrará uma tabela. Nela, você poderá escolher qual é a categoria de veículo que você deseja consultar

3 – Escolha também o período de referência

4 – Por último, selecione as características específicas do veículo e clique em “Pesquisar”

Vale ressaltar aqui que um automóvel é considerado zero quilômetro quando será comprado na concessionária, então se selecionar um modelo com ano de 2012, por exemplo, ele já incidirá sobre um valor desvalorizado, como de um veículo já retirado da loja.

A consulta é feita de maneira simples e rápida e não é necessário ter conhecimentos avançados sobre o veículo nem sobre internet.

Basta fazer a seleção dos dados e ver o valor de mercado para realizar uma negociação tranquila e segura, sem imprevistos. Entre os principais benefícios da tabela FIPE é que, com essa informação em mãos, será muito mais fácil negociar de maneira justa, seja em uma concessionária ou em uma compra particular.

Consulte a tabela antes de gastar seu dinheiro sem saber se está pagando o preço justo.

Vantagens de saber o preço médio de um veículo?

É muito importante pesquisar o preço médio de um veículo quando você está pensando em vendê-lo ou comprá-lo.

Isso porque, se você ao vender um veículo, saber qual é o valor de mercado do modelo semelhante ao que você tem, te ajuda a encontrar um preço justo de venda para o seu carro ou sua moto.

Da mesma forma, caso o seu objetivo seja comprar um veículo, saber o preço médio te ajuda a identificar valores muito acima ou muito abaixo do praticado pelo mercado. Os veículos muito baratos podem ter problemas em seu histórico, que inviabilizam a compra.

Tabela FIPE no seguro auto

Atualmente, a maioria das seguradoras oferecem coberturas em que nos casos de perda total, a indenização será paga de acordo com a tabela FIPE.

Para quem não sabe ao certo como isso funciona, é muito simples: vamos supor que você contrate um seguro auto para o modelo usado Fiat Palio 2016.

Segunda a tabela FIPE, o valor de mercado do carrp em questão no mês de outubro de 2019 é de R$ 46.984.

Vamos dizer que em junho de 2020 você sofrerá um acidente considerado como perda total e, consequentemente receberá a indenização integral de acordo com a tabela FIPE.

Tenha em mente que esse valor não será correspondente ao valor que seu veículo tinha quando o seguro foi contratado, mas sim o valor que ele tem na data em que o sinistro aconteceu.

Ou seja, considerando que todo veículo desvaloriza com o passar do tempo, é correto dizer que você receberá um valor menor que o de R$ 46.984, que era o valor de mercado praticado quando o seguro auto foi contratado.

Valores e impostos

Além de servir como tabela de referência para clientes e empresas, tanto para as seguradoras quanto para as vendedoras de carro, a tabela FIPE também serve de referência para o governo.

Isso porque é na tabela FIPE que o governo estabelece o valor de mercado do carro para realizar o cálculo do IPVA. Ou seja, ela é tão confiável que até mesmo o valor do IPVA é decidido através dela.

Agora que já sabe como consultar a tabela FIPE poderá comprar o seu veículo sem pagar a mais, pois saberá qual é o valor médio de mercado de acordo com o ano e modelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.