Biblioteca Online – Como acessar

A biblioteca online é a virtualização das bibliotecas tradicionais. Seu principal objetivo é democratizar a informação em todo o mundo e, por isso, é uma grande aliada de quem busca conhecimento com fontes seguras. É possível encontrar nas bibliotecas virtuais obras para baixar gratuitamente em seu acervo, sem sair de casa, muitas até podem não estar disponíveis em instituições de ensino ou em bibliotecas físicas.

Ou seja, bibliotecas digitais garantem o acesso a obras literárias e acadêmicas, livros técnicos e até mesmo documentos históricos. Nas Bibliotecas online ou de acesso à distância, o leitor pode visualizar a obra na íntegra ou em trechos, em computadores, celulares ou tablets, de forma rápida e simples.

Continue lendo para descobrir as principais Bibliotecas Digitais para download ou leitura gratuita do seu acervo, sem sair de casa. 

Biblioteca Online: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Criada em 2005, a Biblioteca Brasiliana faz parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Ela abriga o que é considerado como um dos mais importantes e acervos literários e acadêmicos. 

Leitores podem contar com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos de diversos temas para baixar gratuitamente. Entre os benefícios, o conteúdo pode ser filtrado por coleções, por meio de sugestões de pesquisa pela plataforma ou ainda pela busca rápida. 

Biblioteca Online: Domínio Público

Outra boa opção, Domínio Público é uma biblioteca virtual criada pelo Ministério da Educação – MEC, que conta com várias obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. 

Ao todo, são mais de 180 mil títulos, disponíveis em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, todos prontos para baixar gratuitamente. 

Biblioteca Online: Biblioteca Mundial Digital

Para quem gosta de pesquisar materiais estrangeiros, a Biblioteca Mundial Digital é um projeto desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo. 

Entre os principais documentos disponibilizados na plataforma, estão uma Carta de Cristóvão Colombo e o Livro de Constelações Fixas (de Al-Sufi), todos em Língua Portuguesa.

Biblioteca Online: Biblioteca Digital da Unicamp

Uma das primeiras nesse ramo, a Biblioteca Digital da Unicamp começou disponibilizando as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. 

Atualmente, conta em seu acervo com dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles, a importante primeira edição de Caramuru, de 1971.

Biblioteca Online: Biblioteca Digital Camões

Cerca de 1.200 títulos, entre artigos, livros, partituras e textos da cultura humanística portuguesa estão já disponíveis na nova Biblioteca Digital (BD) do Centro Virtual Camões (CVC). 

Confira os conteúdos digitais de domínio público da biblioteca do Instituto Camões, de Portugal.

Biblioteca Online: The British Library

O site da Biblioteca Britânica disponibiliza acesso fácil e online a uma variada gama de catálogos e conteúdos digitais. Destacam-se a hemeroteca digital com mais de 52 mil volumes, arquivos de áudio de história oral e manuscritos da Idade Média e Renascentista.

Tenha em mente que o conteúdo é disponível em inglês.

Biblioteca Digital: Biblioteca da Presidência da República

Mais uma ótima opção, a Biblioteca da Presidência da República foi fundada no governo do Presidente Wenceslau Brás (1914-1918). O usuário tem acesso a um acervo de aproximadamente 31 mil itens, incluindo monografias, periódicos e normas inferiores (portarias, atos, circulares entre outros).

Além disso, o acesso à biblioteca online também permite a consulta às bibliografias de ex-presidentes e ao histórico dos ministérios e órgãos do Governo Federal.

Biblioteca Digital: Acervos do Instituto Moreira Salles

Essa importante instituição cultural brasileira se destaca na preservação da memória cultural em quatros áreas distintas: fotografia, música, literatura e iconografia.

Mais do que as unidades presentes nas cidades de Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo, o IMS conserva e divulga boa parte do seu acervo por meio do seu site institucional.

Biblioteca Digital: Google Art Project

Nossa última dica, o Instituto Cultural do Google é um portal que disponibiliza, gratuitamente, milhões de artefatos e obras de várias instituições parceiras, junto com as histórias que os tornam importantes, numa espécie de museu virtual aberto a qualquer interessado.

Confira as opções acima e tenha acesso à conteúdo de qualidade, sem precisar sair de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.