Tabela FIPE 2022 – Como consultar

Os valores da Tabela FIPE 2022 Oficial são usados no Brasil pelas concessionárias, seguradoras e também para o cálculo do IPVA a pagar em cada ano. Com ela, é possível escolher entre todas as marcas de carros, motos e caminhões à venda no Brasil, comparar os preços de venda de carros Zero e usados.

Tenha em mente que as tabelas de preços FIPE são atualizadas mensalmente e podem comparar a valorização ou desvalorização de cada modelo. 

Além disso, os valores da Tabela FIPE 2022 já se encontram disponíveis. Foram atualizados em Janeiro de 2022 e já estão disponíveis no site Tabela FIPE 2022

Para consultar, é importante que você entenda que a Tabela FIPE 2022 está dividida por tipo de veículo (Carros, Motos e Caminhões).

Outro ponto importante é que, além desta divisão por tipo de veículo, a Tabela FIPE Oficial também distingue os carros para Pessoas com Deficiência, normalmente chamados apenas de PCD.

Continue lendo para saber mais.

Como é feita a tabela FIPE 2022

Vale ressaltar que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) realiza estatísticas mensais desde 1988 sobre os valores de venda de todos os carros, motos e caminhões novos (Zero KM) e usados vendidos em todos dos Estados do Brasil em cada mês. É com base nessas estatísticas que é criada a Tabela FIPE veículos usada como referência em todo o país.

Por exemplo, se forem vendidos 1000 carros da marca X e modelo Y com um valor médio de R$50.000, esse será o valor da Tabela FIPE para o carro da marca X e modelo Y no mês analisado. Esses valores são depois reunidos na tabela que aqui apresentamos, divididos por carros, motos e caminhões.

Os valores são usados no Brasil pelas concessionárias, seguradoras, mas também pelos Detran e Sefaz para cálculo do IPVA a pagar em cada ano.

Este é um índice que é aceito em todo o Brasil. No entanto, se estiver vendendo seu veiculo para uma concessionária deverá esperar receber um valor mais baixo que o valor da tabela FIPE, porque a concessionária terá de revender o seu veículo e espera ter lucro também.

Como pesquisar na Tabela FIPE Brasil?

Como já mencionamos, a Tabela FIPE representa a média nacional de valores, tanto para veículos novos como para veículos usados, mas pode haver outros fatores que fazem variar o valor do veículo. Os fatores mais comuns para variar o valor do veículo analisado são a quantidade de Km rodados, o estado do veículo, a cor, os opcionais como por exemplo rodas, couro, som, alarme, insulfilm, entre outros.

Lembrando que a consulta de valores na tabela FIPE é gratuita e muito simples de ser feita.

Para uma pesquisa rápida na tabela, basta escolher o tipo de veículo (carro, moto ou caminhão), a marca, o modelo e o ano para poder consultar imediatamente o valor do veículo no formulário mais abaixo neste site.

Tabela FIPE Veículos

Para ajudar na sua busca, dividimos a tabela em três tipos de veículos. Escolha um tipo de veículo da lista seguinte e tenha acesso à maior lista de preços de veículos no Brasil, sempre atualizada a cada mês.

No caso de preços de carros, você também consegue pesquisar os valores de PCD, Híbridos ou Elétricos:

Primeiro selecione o tipo de veículo (carro, moto ou caminhão), de seguida selecione a marca, o modelo e o ano para saber quanto vale o veículo escolhido.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.