Simepar Satélite – Satélites ao Vivo

O Simepar Satélite é um equipamento que realiza o monitoramento do tempo e do clima da Terra a partir do espaço, permitindo a identificação dos sistemas atmosféricos e o posicionamento das nuvens tanto à noite quanto de dia. Ou seja, trata-se de um equipamento meteorológico.

Além disso, esses satélites são utilizados para o monitoramento de queimadas, níveis de poluição, desmatamentos, correntes marítimas e atividade de vulcões.

Continue lendo para saber mais sobre o Simepar Satélite e como ter acesso à previsão do tempo.

Simepar Satélite: como acessar

Imagens do satélite meteorológico GOES-16 são registradas no canal do Infravermelho. O Simepar recebe estas imagens com atualização a cada 15 minutos, auxiliando a vigilância meteorológica do Paraná e também de áreas vizinhas.

Ao acessar as imagens, a informação apresentada mostra a temperatura no topo das nuvens sendo que temperaturas mais baixas (Muito Frio) representam nuvens mais desenvolvidas verticalmente, que estão diretamente associadas com potencial risco de temporais. Estas nuvens são identificadas pelas cores rosa, branco, preto e vermelho na imagem.

Nuvens mais baixas, como as de nevoeiro, são apresentadas por tons de azul e cinza, destacada pela palavra “Frio” na escala da imagem. Vale ressaltar que no site você ainda encontra boletins climáticos e a previsão do tempo.

Ficou interessado? Para acompanhar as imagens do satélite e saber mais sobre a previsão do tempo, basta acessar o link

Para os fãs das redes sociais, também é possível ter acesso às informações através do twitter da Simepar.

Simepar Satélite: tecnologia capaz de prever impacto de tempestades

Outro destaque é que o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) trabalha em uma nova tecnologia capaz de prever os impactos das tempestades aos consumidores. O projeto tem um prazo estimado em 30 meses para ser concluído.

Nele os técnicos desenvolvem um modelo matemático para estimar os riscos de desligamentos de energia elétrica causados por ventos e chuvas fortes. Assim, seria possível programar alertas com antecedência.

Assim, o objetivo é desenvolver um processo automatizado, com base nos dados do Satélite Goes-16, dos radares e das estações meteorológicas.

Conheça a Simepar

Reconhecida na sua área, a Simepar é uma empresa do terceiro setor, um Serviço Social Autônomo, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – SEDEST. 

Contando com uma equipe altamente qualificada, que combina tecnologia e um modelo de gestão empresarial orientado para a qualidade e inovação com responsabilidade social, o objetivo da empresa formada por profissionais, pesquisadores e consultores com graduação e pós-graduação em tecnologia, ciências exatas, atmosféricas e ambientais.Dentro do conceito de gestão do conhecimento, é investido em qualificação, atualização, desenvolvimento de habilidades e competências. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.