Como Acender Churrasqueira – Melhores dicas

Uma das primeiras lições de um churrasqueiro é aprender como acender churrasqueira corretamente. Para isso, há diferentes técnicas que você pode aprender na hora de preparar a brasa e assar as carnes, como aquelas que utilizam pão e álcool, ou jornal e óleo.

Continue lendo para saber mais dicas de como acender a churrasqueira corretamente e arrasar no próximo churrasco.

Dicas de como acender churrasqueira

Separamos algumas técnicas de como acender churrasqueira. Confira as dicas:

  • Certifique-se de que o carvão está extremamente seco. Não pode ter nada de umidade! Não deixe fora do saco de papelão ou no sereno.
  • Vale ressaltar que a forma mais segura de acender a churrasqueira é com álcool gel. Não adianta jogar álcool líquido em cima do carvão. Isso porque o álcool 70% (ou menos) tem muita água na mistura, então, fica difícil de pegar fogo e as pessoas acabam jogando muito álcool.
  • Outra dica é: pegar um pão, tirar o miolo e, no lugar do miolo, colocar o álcool gel. Com o fósforo, acenda o pão. Quando o pão começar a pegar fogo, coloque-o no meio da churrasqueira, entre o carvão. Assim que o carvão pegar fogo e levantar a labareda inicial, são necessários mais 50 minutos para a brasa ficar boa. Não faça o seu churrasco com a labareda inicial!
  • Para manter a brasa, você deve deixar reservado pedaços de carvão em um montinho, separado de onde está o pão. Quando a brasa começar a perder calor, vá alimentando a brasa com este carvão reservado.
  • Tenha em mente que a quantidade de carvão necessária para um bom churrasco varia bastante conforme o tipo de churrasqueira, o tipo de carnes que serão assadas, os cortes de carnes (costelas demoram mais a assar do que as fatiadas) e a estação do ano (inverno ou verão). Porém, de forma geral pode-se dizer que para um churrasco preparado para dez pessoas, um saco de carvão de 5 kg de boa qualidade é suficiente.
  • Além disso, algumas churrasqueiras consomem mais carvão do que outras, portanto, é sempre recomendável ter um ou dois sacos de carvão de reserva para qualquer necessidade. A brasa vermelha e viva é um dos segredos para um bom churrasco!

Outras maneiras populares de acender churrasqueira:

Veja abaixo ,mais algumas dicas para não errar no próximo churrasco em família ou amigos.

Com papel higiênico e óleo

Para ter o melhor resultado, encharque um pedaço grande de papel higiênico com óleo de cozinha, coloque um pouco de carvão em cima e, com cuidado, ateie fogo. Assim que começar a pegar fogo, abane até manter a brasa.

Com rolo de jornal ou sistema vulcão

Essa é praticamente a mesma forma de acender com o papel higiênico, porém, usando o álcool ao invés do óleo de cozinha. Enrole em volta de uma garrafa várias tiras de jornal. Após enrolar uma camada espessa de papel, retire a garrafa de modo que as tiras de jornal tenham formado um canudo. Coloque esse canudo no centro da churrasqueira e envolva-o com carvão, por dentro e por fora. Ateiei fogo no jornal.

Com pão e álcool

Com essa técnica, você molha em álcool um pedaço de pão, de preferência amanhecido. Coloque-o dentro de um pequeno monte de carvão e cubra-o com mais carvão. Jogue um pouco mais de álcool sobre esse monte e depois ponha fogo.

E o acendedor automático?

Por fim, outra alternativa bem prática para acender a churrasqueira é contar com a ajuda de um acendedor automático. Ele funciona como uma espécie de ferro que fica ligado na tomada (aquecendo de forma rápida) e, ao entrar em contato direto com o carvão, consegue atear fogo em tudo em até 5 minutos. Você só precisa deixar o acendedor entre os pedaços de carvão e esperar a brasa ficar bem forte. 

Aprendeu como acender churrasqueira? Qual é a sua técnica preferida? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.