Reclamações Anatel – Como Abrir uma Reclamação

Está tendo problemas com a sua operadora, já entrou em contato para reclamar, mas ainda não recebeu uma resposta? Saiba que você pode fazer reclamações Anatel!

Vários usuários ainda não entendem, mas a Agência Nacional de Telecomunicações é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar as operações das empresas de telecomunicações no Brasil.

Continue lendo para conferir o passo a passo de como registrar uma reclamação na Anatel.

Reclamações Anatel: como fazer?

Lembrando que antes de procurar a Anatel, você deve registrar uma reclamação na sua operadora para buscar resolver o problema diretamente com a empresa.

Não esqueça de anotar o número do protocolo do contato, pois ele serve como prova de que a provedora está ciente do seu problema.

Depois de fazer isso, confira o passo a passo para registrar reclamação na Anatel em todos os canais de atendimento do órgão.

Telefone Anatel Reclamação

Através do telefone, você pode fazer uma reclamação na Anatel ligando gratuitamente para o número 1331 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Basta informar ao atendente que deseja registrar uma reclamação e passar o número de protocolo do atendimento na sua operadora.

Vale destacar que pessoas com deficiência auditiva conseguem solicitar uma videochamada para a Central da Anatel através do número 1332.

Reclamações Anatel área do cliente

Já no site da Anatel, você pode entrar em contato e registrar sua reclamação em qualquer dia e horário.

Para realizar uma reclamação na Anatel pelo site, é preciso informar seu CPF e senha de acesso. Se você ainda não é cadastrado, confira o passo a passo abaixo:

  1. Clique  em “Ainda não sou cadastrado”;
  2. Preencha todos os dados com suas informações pessoais;
  3. Faça login e clique em “Fale Conosco”;
  4. Selecione “Registrar Reclamação” e dê sequência à sua reclamação na Anatel.

Aplicativo Anatel Consumidor

Outra opção é o aplicativo Anatel Consumidor, onde também é possível registrar uma reclamação, solicitar informações, tirar dúvidas ou dar sugestões em qualquer horário.

O app está disponível gratuitamente nos sistemas Android, iOS e Windows Phone.

Veja como registrar uma reclamação na Anatel pelo app:

  1. Entre no aplicativo e clique em “Registrar solicitação”;
  2. Clique em “Cadastrar” para fazer seu cadastro;
  3. Preencha todos os dados com suas informações pessoais;
  4. Faça login e clique em “Reclamação”; 
  5. Selecione o tipo de serviço e registre sua reclamação na Anatel.

Atendimento presencial

Por fim, você também pode fazer uma reclamação na Anatel presencialmente. O atendimento nas sedes do órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Essa é uma opção caso você tenha dificuldade de entrar em contato pela internet, telefone ou aplicativo.

Tenha em mente que cada capital do país possui uma Sala do Cidadão para receber os usuários. Consulte acessando o site da Anatel os endereços e horários de atendimento das sedes estaduais.

Reclamações Anatel: como acompanhar?

Após registrar uma reclamação na Anatel, anote e guarde o número do protocolo de atendimento, pois ele será útil para você acompanhar a solicitação.

Depois, basta entrar em contato com a Anatel em um dos canais de atendimento apresentados neste post e informar o seu protocolo. Lembrando que a operadora tem o prazo de 5 dias úteis para dar um retorno sobre a reclamação.

Se após esse período, a empresa não tiver dado uma resposta, retome o contato com a Anatel. E se a solução não tenha sido satisfatória, aguarde o prazo de 15 dias para solicitar a reabertura da reclamação.

Gostou das dicas? Já precisou abrir uma reclamação? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.