Prêmio Congresso em Foco – Como conferir a premiação?

Chegou ao fim, no dia 31 de julho de 2020, a votação popular da 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco, uma das mais importante premiação da política brasileira. De acordo com a equipe responsável, a edição deste ano bateu recorde de participação: ao todo, foram mais de 2 milhões de votos computados durante as duas semanas de votação. O processo de escolha popular é auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Também foram finalizadas as votações do júri especializado e dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

Continue lendo para saber como conferir o resultado do prêmio Congresso em Foco.

Prêmio Congresso em Foco – Como Conferir os Resultados?

Bastante acirrada, a disputa deste ano mobilizou até mesmo celebridades e políticos que não concorreram ao prêmio. Em suas redes sociais, eles fizeram campanha e pediram votos para os congressistas que apoiam. 

O público, o júri e os jornalistas puderam votar nas categorias Melhores na Câmara, Melhores no Senado, Defesa da Educação, apoiada pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, assinada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). 

Para quem deseja conferir os resultados, eles serão anunciados no dia 20 de agosto, em um evento online.

Prêmio Congresso em Foco – Júri Especializado

Além do público, o Prêmio Congresso em Foco contou com o voto do júri especializado. 

Conforme prevê o regulamento, um dos jurados do prêmio (Edson Sardinha) representou o próprio Congresso em Foco, organização idealizadora e responsável pelo projeto. Os demais, para assegurar pluralidade de escolhas e de visões, possuem vínculos respectivamente com as áreas empresarial (Carolina Venuto), trabalhista (Viviane Pontes Sena) e acadêmica (Carlos Nobre) e com entidades do terceiro setor (Priscila Cruz). 

Prêmio Congresso em Foco – Jornalistas 

Como já foi mencionado, também participaram da votação 21 jornalistas, que escolheram os senadores e deputados mais bem avaliados pelos profissionais de imprensa que acompanham as atividades dos parlamentares. O “júri” de jornalistas é uma inovação do regulamento deste ano. Até o ano passado havia uma votação, aberta aos profissionais da imprensa interessados, mas que na prática ficava praticamente restrita aos jornalistas presentes fisicamente no Congresso.

Como demonstraram a pandemia de covid-19 e o isolamento social por ela imposto, o teletrabalho possibilita, nos tempos de hoje, acesso às melhores fontes e às informações mais quentes, por isso o prêmio optou por não limitar a consulta aos jornalistas credenciados da Câmara e do Senado, como ocorria.

Para garantir representatividade, foram convidados profissionais de diferentes veículos, perfis etários, visões de mundo e trajetórias jornalísticas. Pela primeira vez, votam jornalistas de outras cidades, como Dora Kramer (Veja) e Ascânio Seleme (O Globo), ambos residentes no Rio. Ou Reinaldo Azevedo (Rádio Band News, UOL e Folha), que mora em São Paulo.

Conheça o Congresso em Foco

Se você ainda não conhece, o Congresso em Foco é um veículo jornalístico que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos com o objetivo de auxiliar o leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos em nosso país.

Não há vinculação com nenhum partido político, mas sim apoio à causas que são consideradas de interesse geral, como a defesa da democracia e dos direitos humanos (em especial, de grupos discriminados como as mulheres, os negros, indígenas e a população LGBT); a luta contra as desigualdades sociais e regionais; e o combate à corrupção.

O objetivo do trabalho realizado é contribuir para melhorar a qualidade da representação política no país. Em outras palavras: colocar as melhores técnicas e ferramentas do jornalismo a serviço da conscientização política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.