Portal Vida Saúde de Salvador – Sistema integrado da Saúde

O Portal Vida Saúde é um Projeto iniciado no ano de 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), através do Núcleo de Tecnologia da Informação.

O seu objetivo principal é dar à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador um sistema de gestão em saúde pública que gerencie as ações de forma integrada, facilitando assim o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município.

Continue lendo para saber mais sobre o Portal Vida Saúde de Salvador.

Life and health insurance policy concept idea. Finance and insurance.

Como funciona o Portal Vida Saúde?

Ao acessar o site, você encontra serviços e benefícios, como:

Facilidade de marcar consultas/exames

Ficou mais fácil e rápido marcar consultas e exames, devido à descentralização do agendamento.

Acompanhe sua solicitação

Realize o acompanhamento online de solicitações de exames regulados/autorizados.

Disponibiliza seu histórico clínico SUS

Agilidade no processo de atendimento dos pacientes, já que o profissional poderá acompanhar toda a história clínica do paciente na rede assistencial.

Portal Vida Saúde – Módulo Regulação

Este módulo do Portal otimiza todo processo de marcação de consultas e exames que são realizados pela rede assistencial de saúde própria do município de Salvador. 

Ele trouxe maior controle, transparência e credibilidade no processo autorizativo da Secretaria Municipal da Saúde, contribuindo para a melhoria da organização da rede e redução dos custos.

Também promove aos gestores das áreas técnicas, informações sobre todo o fluxo de regulação dos procedimentos ambulatoriais dentro da rede contratualizada, hospitais e da rede própria da saúde, desde a solicitação até a execução do procedimento realizado ao paciente, além de gerenciar PPI (Programação Pactuada e Integrada) entre os municípios pactuados e gerar a produção real dos estabelecimentos SUS, sendo esta, integrada com a FPO (Programação Físico-Orçamentária) e o SIGTAP (Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS).

Módulo Cadastro

Já este módulo permite a realização de cadastro, a atualização e a emissão do Cartão Nacional de Saúde do SUS de todos os usuários em uma única base de dados, de forma centralizada e integrada, sem possibilidade de duplicidade, além de permitir a sincronização entre as bases (federal e municipal). 

Por conter dados pessoais, documentação e dados residenciais completos do paciente, o cadastro oferece uma visão mais próxima da realidade do sistema de saúde.

Módulo Farmácia

Por fim, este módulo permite gerenciar e controlar o estoque de cada farmácia da rede de saúde, acompanhando desde a entrada do medicamento no almoxarifado com a informação do lote e validade, assim como, o fornecimento de medicamentos às unidades, até o registro do medicamento dispensado ao paciente. 

Além do cadastro da receita apresentada pelo paciente, relacionando o profissional que solicitou, registros medicamentos, o módulo farmácia mantém o histórico dos atendimentos realizados por paciente, garantindo o controle na dispensação, evitando a possibilidade de o paciente receber o mesmo medicamento em outra farmácia da rede SUS.

É importante ressaltar que, este traz mais controle sobre a oferta e a demanda por medicamentos, evitando o desabastecimento nas unidades e auxiliando na compra dos medicamentos.

Por todos esses motivos, o Portal Vida Saúde de Salvador veio para promover mais transparência na área e facilitar o agendamento de exames e consultas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *