Portal SIEPE – Cadastro, Boletim, Cursos a Distância

O SIEPE (ou Sistema de Informações da Educação de Pernambuco) é uma ferramenta essencial e muito requisitada dentro da Secrataria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE-PE).

É através dele que são tomadas decisões estratégicas de distribuição e aplicação de recursos e acompanhada a evolução e o desenvolvimento de alunos na rede pública do estado.

E também por ele que alunos interagem e acompanham notas, cronogramas, programas disponíveis e têm acesso a cursos diversos sem a necessidade de sair de casa.

No todo, o sistema é considerado uma forma de expansão e complementação de todo o ambiente escolar.

Por via de regra, problemas simples passaram a ser solucionados com ele e mais complexos ramificados em problemas menores.

O que é o SIEPE, afinal?

O SIEPE é um Portal de Educação em Rede direcionado para escolas públicas e ligado à Pernambuco.

Ele oferece um ambiente virtual de gestão de dados administrativos e acadêmicos para tornar o dia a dia mais seguro e fácil.

Não é novidade que em muitos lugares a escola pública não tenha alcançado o resto do mundo no que se diz respeito a tecnologia.

Mas, com esse novo sistema, Pernambuco acelerou um pouco os alunos da rede pública e os fez mais ocupados.

Uma das ferramentas mais interessantes para sanar o problema de frequência foi a proposta de um “Diário de Classe Móvel”, um artifício facilitador de vida e rotina de professores.

Com ele, os diários pesados de cada classe foram substituídos por um aplicativo funcional que recolhe dados e os lança no sistema depois de reconhecida alguma conexão online.

Mas, isso não é tudo.

Dentro do mesmo sistema os alunos da rede pública podem acessar suas notas ao invés de esperar para que elas sejam entregues num boletim bem mais tarde.

Além disso, cursos a distância são ofertados tanto para o ensino médio quanto técnico, melhorando o acesso à qualificação profissional.

Como eu me cadastro no SIEPE?

Inicialmente, só estão autorizados a se cadastrar no SIEPE os alunos que fazem parte da Rede Estadual do Estado de Pernambuco.

Isso acontece porque, como o sistema ainda é novidade, ele é centralizado no Estado e ainda não está disponível para outras regiões.

Mas, no geral, como qualquer outro cadastro da rede pública, ele é facilitado e não tem muitos passos.

Primeiro, você vai precisar abrir o portal oficial do sistema e clicar no link “Cadastre-se”.

 

Feito isso, você vai ser redirecionado para uma página de cadastro do usuário para criar seu login e senha. Mas, antes, vai precisar se identificar e escolher a opção que melhor te identifica.

Feito isso, você será redirecionado para outra página para a criação – de fato – do login e senha de acesso ao sistema. Na sequência, preencherá seu melhor e-mail para recuperação de senha.

Feito. Agora você você está cadastrado no SIEPE.

Como eu faço a consulta do meu boletim online?

Faça login no portal do SIEPE digitando as informações cadastradas antes e clicando em “entrar”.

No menu inicial, procure por “boletim”, um ícone de uma folha com rodapé azul.

Fazendo isso, você vai ser redirecionado para uma página com um ícone de “aluno” e seu nome em caixa alta. Clique nele e verá ano e escolas em que já estudou.

Selecione ano ou série vigente e pronto. Nada demais. Um “pop-up” (tela adicional) vai abrir e mostrar uma tabela com todas as suas notas.

Outro jeito mais fácil de fazer isso, sem o SIEPE, é entrar direto no Portal da Educação , selecionar a unidade em que você estuda, digitar o número da matrícula, a data de nascimento e o ano que precisa consultar.

Quem pode fazer os cursos a distância?

Os cursos a distância (ou Educação a Distância – EaD) do SIEPE também são direcionados a alunos e, por via de regra, qualquer um cursando o ensino médio pode participar.

São 9 cursos ofertados em “Educação Profissional Técnica de Nível Médio com Habilitação de Técnico”:

  • Administração;
  • Biblioteconomia;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Design de Interiores;
  • Logística;
  • Multimeios Didáticos;
  • Recursos Humanos;
  • Secretaria Escolar; e
  • Segurança do Trabalho.

Clicando aqui, você vai poder conferir no manual todos os pré-requisitos, ou melhor, perfil esperado do egresso de cada curso e ver a matriz curricular (o que cada curso oferece). E aqui, vai poder acessa-los.

No entanto, os cursos não podem ser vistos simultaneamente – o que acarretaria em duas qualificações.

E, além disso, são necessárias vindas ao polo presencial para complementação de carga horária.

De acordo com a organização curricular proposta, as aulas “EaD” são praticamente em regime semi-presencial.

Isso quer dizer que serão ministradas aulas de até 90 minutos online, via satélite e será solicitada a sua presença para mais 90 minutos de atividades presenciais no polo.

Embora possa ser especulação, provavelmente a ideia surgiu para difundir melhor o aprendizado e restringir o público que pode cursar a Pernambuco.

Dessa forma, a carga horária semestral deve somar o seguinte, segundo o plano do curso:

  • Aulas expositivas ao vivo: 60 horas;
  • Atividades presenciais no polo: 60 horas;
  • Atividades no portal online: 135 horas;
  • Práticas em laboratório: 45 horas;
  • Atividades em projeto integrador: 45 horas;

Deixe um comentário