Portabilidade da Vivo – Como Funciona, Como Fazer

Você está insatisfeito com a operadora do seu celular e quer fazer portabilidade da Vivo, sem perder o número da linha. Isso é possível e pode ser feito gratuitamente. Descubra como fazer portabilidade para Vivo e saiba quais são as facilidades que ela oferece.

Continue lendo para saber mais.

O que é portabilidade?

Antes de tudo, você precisa levar em consideração que estamos falando de portabilidade numérica. Trata-se do direito dos clientes de trocar de operadora sem perder o número antigo. Vale ressaltar também que isso só é válido para o mesmo tipo de serviço, ou seja, de celular para celular ou de fixo para fixo.

Outro ponto importante é que a portabilidade só é possível para números de celular que sejam da mesma área, que tenham o mesmo DDD. Já a portabilidade de telefone fixo deve ser feita no mesmo município.

Saiba também que a portabilidade só será negada se os dados informados estiverem incompletos, como erro no número do celular, ou se houver outro pedido de portabilidade para a mesma linha.

Como fazer portabilidade da Vivo

Comece escolhendo um plano da Vivo para contratar, que pode ser Pré Pago, Pós Pago ou Plano Controle. Depois, siga o passo a passo:

  • Acesse o site oficial da vivo;
  • Clique no ícone “Portabilidade”, na seção “Categorias em destaque”;
  • Insira no quadro “Trazer meu número para a Vivo” o número da outra operadora;
  • Espere a página carregar e verifique se no quadro “O que você deseja fazer?” a opção “Trazer meu número para a Vivo” está selecionada;
  • Depois, clique no tipo de plano que deseja;
  • Escolha o seu plano e clique em “Continuar”;
  • Se o plano escolhido foi Pré Pago, você terá que comprar um novo Chip Vivo (cartão SIM). O valor do chip pode variar;
  • Finalize a compra e aguarde o recebimento do cartão em sua casa.
  • Escolha alguns dos planos Pós ou Controle e a portabilidade será feita gratuitamente. Finalize a contratação do plano sem que haja cobrança no envio do Chip Vivo até você.

Portabilidade da Vivo – Quanto tempo demora?

Por determinação da Anatel, as operadoras possuem até 3 dias úteis para efetuar a portabilidade. E nesse período de transição, os clientes podem ficar apenas 24h sem linha em nenhuma operadora, mas normalmente esse período dura apenas 2h.

Enquanto o processo não é efetivado, a Vivo irá disponibilizar um número provisório para o cliente usar, sem cobrança de taxa. Lembrando que o número temporário será substituído pelo antigo automaticamente.

É possível o cliente usar o número da outra operadora e aguardar até que ele pare de funcionar. Dessa forma, o cliente deve trocar pelo Chip Vivo e seguir usando normalmente.

Outras formas de fazer portabilidade

Se você já adquiriu um chip da Vivo, uma das alternativas para realizar a portabilidade é:

  • Baixar o app Meu Vivo Móvel, disponível para Android e iPhone, fazer o cadastro com o chip Vivo e escolher a portabilidade;
  • Ir até uma loja Vivo e pedir a transferência do número ao atendente.

Escolha a melhor opção e faça a transferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *