Passagens aéreas promocionais de madrugada

Muita gente já ouviu falar que comprar passagens aéreas promocionais de madrugada é a melhor alternativa para garantir preços mais camaradas na hora de viajar.

Mas será que é verdade que as passagens ficam mais baratas durante a madrugada? Quais fatores influenciam esses preços? Como economizar em passagens aéreas?

Continue lendo para saber mais.

Passagens Aéreas Promocionais de Madrugada: são realmente mais baratas?

Quem já viajou de avião provavelmente deve ter ouvido em algum lugar que comprar passagens aéreas de madrugada é uma maneira de economizar

Mas será que adquirir passagens depois da meia-noite é, de fato, mais barato? A resposta curta para essa pergunta é “sim”, mas o preço final das passagens vai depender de outras variantes.

Em geral, as companhias aéreas liberam preços mais atrativos durante a madrugada por um motivo simples: a lei de oferta e demanda. Como a procura dos passageiros é menor depois da meia-noite em comparação com o horário comercial, por exemplo, os preços tendem a cair.

Além disso, com os sites menos congestionados, a navegação fica mais estável e você não tem dificuldades para concluir a sua compra.

O que define o preço das passagens aéreas?

Como já mencionamos, vários elementos influenciam no preço cobrado pelas companhias. Por isso, nem sempre comprar passagens aéreas de madrugada é garantia de economia.

Você precisa ficar atento às ofertas de voos para o destino que deseja visitar, ao interesse do público naquele destino e às classes tarifárias disponíveis para o voo que você está procurando.

O viajante que consegue combinar esses três fatores têm mais chances de economizar em comparação àquele viajante que simplesmente decidiu entrar no site da companhia aérea depois da meia-noite!

Sazonalidade

Tenha em mente que o dia da semana em que você vai viajar pode interferir diretamente no custo da passagem. 

Normalmente, as passagens de ida na sexta e volta no domingo tendem a ser mais caras, pois os passageiros supostamente precisam estar em casa a tempo de trabalhar na segunda-feira.

Justamente por conta disso, os voos entre terça e quinta-feira tendem a ser mais baratos. Afinal, a maioria das pessoas está trabalhando nesses dias, e não viajando, o que pode se traduzir em grande vantagem para quem tem mais flexibilidade de datas.

Essa justificativa também nos ajuda a compreender porque os preços de passagens aéreas tendem a subir tanto nos períodos de férias, feriados e fins de semana prolongados.

Demanda

Via de regra, as passagens aéreas de madrugada são mais baratas simplesmente por serem menos procuradas em comparação às passagens compradas durante o dia.

E isso também vale para a viagem em si. Quanto mais buscada for a passagem que você procura, conforme destino, data, dia da semana e até horário do voo, mais caro tende a ser o valor.

Pensando nisso, se você escolher um voo para um destino pouco badalado, com embarque de madrugada e em uma data de pouca procura turística, maiores as chances de encontrar preços camaradas!

Classes tarifárias

Talvez você não saiba, mas as passagens aéreas são divididas em diferentes classes tarifárias, que podem ser resumidas como “tipos” de passagens.

As classes econômica e promocional têm valores mais em conta, embora sejam menos flexíveis. Isso significa que, caso você precise alterar ou até mesmo cancelar a viagem, poderá ter que arcar com multas que cobram até 100% do valor pago.

Você também não terá tanta facilidade para trocar a poltrona, adquirir outras franquias de bagagem, e por aí vai. 

Vale lembrar que as classes tarifárias mais baratas também são oferecidas em quantidade limitada: quando os bilhetes econômicos e promocionais acabam, o passageiro é obrigado a comprar a próxima categoria, mais cara.

Sendo assim, quem compra as passagens mais cedo, assim que começam a ser ofertadas, tem boas chances de garantir preços mais baixos, enquanto quem chega tarde dificilmente vai encontrar boas promoções.

Como encontrar passagens aéreas promocionais de madrugada?

Nem sempre visitar o site da companhia aérea depois da meia-noite é o suficiente para garantir que as passagens aéreas de madrugada sejam, de fato, as mais baratas.

Vários elementos podem influenciar esse custo, e o viajante que sabe o que procurar não terá dificuldades para economizar um bom dinheiro em passagens.

Uma dica é utilizar um bom buscador de passagens aéreas. Mesmo que você conheça todos os sites de companhias aéreas do mundo, vai precisar despender muito tempo para pesquisar os preços de cada empresa, classe tarifária, data, destino e horário de viagem.

Nessas horas, a única alternativa é contar com uma ferramenta buscadora de passagens aéreas, como o Passagens Promo, que faz essa pesquisa simultaneamente em vários sites para te apresentar apenas os resultados e, assim, orientar a sua escolha.

Por fim, outra forma de economizar é comprar com antecedência. Mais importante que adquirir suas passagens aéreas de madrugada é se certificar de que você está fazendo a sua compra com uma boa antecedência.

Lembre-se de que as classes tarifárias mais baratas são oferecidas em quantidades limitadas e, assim, quem chega primeiro encontra os bilhetes mais econômicos.

O intervalo de antecedência varia conforme o destino, mas você pode encontrar passagens mais baratas se comprar entre 90 e até 180 dias antes do embarque.

Caso você não consiga ou não possa se organizar com tanta antecedência, faça o possível para comprar as passagens aéreas com um mínimo de 60 dias de antecedência para aproveitar o “segundo lote” de boas tarifas.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.