Modelos de Plantas de Casa – 10 Modelos de plantas

Para quem está pensando em comprar um imóvel é importante compreender a planta da casa ou apartamento, através da planta é possível saber quantos quartos possui o imóvel, qual as dimensões da área de serviço e localização dos cômodos, é possível ter acesso à alguns documentos durante o projeto a planta da cobertura e a planta baixa é algum destes documentos.

A planta da cobertura é uma ilustração de tudo que pode ser visto de cima, inclusive o telhado, a impressão é de um Desenho de casinha de boneca com uma perspectiva proporcional a da casa ilustrada, na planta baixa o arquiteto faz análises das dimensões dos cômodos, amplitude das portas e localização dos batentes.

A planta baixa ilustrada é utilizada para divulgação de empreendimentos imobiliários, muito comum em materiais publicitários também traz uma noção bem detalhada dos cômodos do imóvel, neste artigo separamos 10 Modelos de Plantas de Casa para, confira!

1- Apartamentos

Separamos os modelos por ordem alfabética, por isso no modelos 1 (um) vamos conhecer plantas de apartamentos, os apartamentos são ideais para as famílias, são residenciais localizados em edifícios separados por andar, maiores do que um kit net por exemplo na maioria dos empreendimentos de 1(um), 2(dois) ou 3 (três) dormitórios.

O apartamento também pode ter suíte, que é a presença de um banheiro dentro do quarto principal, os condomínios de apartamentos são gerenciados por um sindico responsável por obras na fachada, área de lazer, piscina, salão de festa e outras áreas públicas, o sindico também é responsável pelo pagamento dos funcionários como recepcionista, porteiro, auxiliar de limpeza e outros.

2-Bangalôs

Os Bangalôs são casas térreas localizadas no litora norte americano, com ampla área verde, ar fresco e paisagem típica da região, possuem varandas, os bangalôs podem servir como casa de passeio para hospedar pessoas ou moradia para as famílias.

3- Casas Geminadas

As Casas Geminadas possuem uma parede que separa uma casa da outra, podem ter quintal nos fundos e a garagem geralmente fica na frente, nas Casas Geminadas o espaço dos dois terrenos deve ser idênticos bem como a planta das duas casas deve ter a mesma proporção.

Nas Casas Geminadas as duas fachadas são iguais, geralmente as duas casas compões uma única fachada dividindo o telhado, desta maneira cada casa tem uma metade da fachada correspondente a um lado direito ou esquerdo que é parte da outra casa.

As Casas Geminadas no Brasil geralmente estão presentes em condomínios de casas populares, Minha Casa Minha Vida e também são comuns no litoral de São Paulo, Praia Grande e outros lugares.

4- Casas Térreas

As Casas Térreas estão presente tanto em condomínios de luxo quanto no condomínios populares ou construções independentes, são aquelas que não possuem andares podem ter um, dois ou três dormitório, no projeto arquitetônico é apresentada apenas uma planta baixa do único andar e garagem.

Existem muitos tipos de Casas Térreas, o valor deste tipo de propriedade varia de acordo com a localização, elas podem ter projeto paisagístico, quintal e também uma varanda que contorne a casa.

5- Casas Contêiner

As Casas Contêiner é moda nos condomínios de luxo brasileiros, uma ideia que também é utilizada em Nova York e Paris, no Brasil as Casas Contêiner é uma opção sustentável para abrigar famílias com crianças que oferece toda a comodidade de uma casa tradicional.

Para construção das Casas Contêiner é utilizado material reciclado Contêiner de Madeira ou outro material, os contêiner podem ser anexados as construções feita de tijolos e receber revestimento de gesso na parte da área de convivência.

6-Edícula

As Edículas são casas pequenas localizadas no fundo de um terreno, geralmente possuem apenas um dormitório, sala, cozinha e banheiro, são muito comuns no interior paulista feitas para abrigar funcionários, as edículas também podem contar com uma garagem e área esterna de serviço.

7- Flat

Os Flat são apartamentos residenciais que possuem serviços similares a um hotel com uma suíte cozinha ou frigobar, possuem recepção e serviço de arrumação dos quartos, os Flat são utilizados como moradia ou fazem parte de um investimento de acionista de uma empresa que residem no local.

8-Loft

Os Lofts não tem divisórias de paredes, as paredes não fazem parte do modelo arquitetônico de um Loft ou são derrubadas, os Lofts são inspirados em galpões dos anos 70 (setenta), na época reformados para receber moradia de artistas, empresários e publicitários, são construções inacabadas com estruturas de ferro que até os dias de hoje são vistos como sinônimo de inovação.

9-Sobrado

O Sobrado é um termo utilizado para identificar com 2 (dois) ou mais andares, podem possuir um ou mais quartos e suíte, os sobrados possuem geralmente 2 (dois) banheiros um no andar de cima e outro no andar de baixo.

Geralmente o andar de baixo possui Sala de Estar, Sala de Jantar, Cozinha, Banheiro ou Lavabo. A Área de Serviço geralmente está localizada na parte de baixo que pode ou não ter um quintal.

10-Kitnet

Atualmente chamados de Studio, os Kitnet tem apenas 2 (dois) cômodos, quarto, sala, cozinha e banheiro. Os Kitnets são opções baratas para quem mora sozinho em grandes centros urbanos, ou pessoas que queiram demorar menos tempo para se deslocarem de onde dormem até o trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.