Matrícula Fácil 2022 – Como se cadastrar

Começou o período de matrículas escolares dos ensinos infantil, fundamental e médio nas escolas da Rede Municipal e Estadual ao redor do Brasil. Para ajudar no processo, o portal Matrícula Fácil 2022 é uma ferramenta que auxilia os pais ou responsáveis a renovar matrículas de alunos veteranos ou até mesmo realizar o cadastro de novos alunos de forma online, prática, rápida e muito segura. 

Continue lendo para saber como usar o site do Matrícula Fácil 2022.

O que é Matrícula Fácil 2022?

Como já foi mencionado, o Matrícula Fácil 2022 é um site que facilita a vida dos pais ou responsáveis que desejam realizar o processo de inscrição dos alunos em instituições públicas.

No entanto, é importante informar que a efetivação da matrícula ainda precisa ser feita pessoalmente nas escolas escolhidas. Desse modo, com o uso do portal, os pais ou responsáveis só precisam se dirigir às escolas para que seja realizada a comprovação das informações colocadas no site.

Podemos dizer que o portal online para matrículas 2022 funciona como o 1° passo para o ingresso de crianças e jovens nas instituições de ensino ao redor do país.

Como funciona o portal Matrícula Fácil 2022?

Tenha em mente que o portal varia de estado para estado e pode se chamar de: Matrícula Fácil 2022, Matrícula Rápida 2022 ou até mesmo Matrícula Online 2022.

Porém, independente do termo, todas as ferramentas funcionam de maneira semelhante. É uma maneira de organizar o cadastro dos alunos novatos e veteranos e facilitar o processo em ambiente estudantil.

O primeiro estado do Brasil a adotar a iniciativa digital foi o Rio de Janeiro, o portal se chama “Matrícula Fácil RJ“.

Logo em seguida, os demais estados foram também se adequando aos processos tecnológicos, a fim de facilitar a vida de todos os envolvidos na educação de crianças e jovens.

Saiba que através do site Matrícula Fácil 2022, é possível realizar o cadastro dos estudantes, consultar a situação da inscrição e acompanhar o calendário de matrículas da sua cidade ou estado.

Quem pode se inscrever no Matrícula Fácil 2022? 

Vale ressaltar que o sistema de inscrição da pré Matrícula 2022 não possui restrição a nenhum tipo de pessoa. Isso significa que qualquer criança, jovem ou adulto que possuir RG e CPF poderá tentar obter uma vaga no ensino da rede pública brasileira.

Primeira matrícula: 

Já para quem nunca estudou, não existe nada que os impeça de entrar em uma escola pública através do Matrícula Fácil.

Porém, como é a primeira vez no portal, esses alunos deverão fazer um cadastro mais extensivo devido a falta de informações deles no sistema.

Renovação de Matrícula: 

Os estudantes que já estão matriculados em uma escola públicas e irão continuar a estudar nesse tipo de instituição, já tem as suas matrículas renovadas automaticamente.

Transferência escolar: 

Para alunos que já estudam nas escolas públicas, porém, querem trocar de escola, será preciso acessar o site do Matrícula Fácil para fazer essa transferência escolar.

Inscrição Continuada:

Entenda que há alguns casos onde a escola atual do aluno não possui o ano letivo subsequente de que ele precisa. Desse modo, é preciso procurar outra instituição de ensino para matricular o seu filho.

Calendário da matrícula escolar em 2022

O calendário da Matrícula Fácil 2022 tem como objetivo direcionar os responsáveis sobre as datas dos processos de pré-matrícula e quando será necessário a entrega dos documentos junto às instituições públicas.

Fique atento pois cada cidade e estado possui um cronograma para matrículas em 2022 próprio. Portanto, não há um calendário nacional ou único.

Desse modo, os interessados precisam acessar os sites da Matrícula Fácil 2022 no local que pretende estudar para maiores informações sobre o calendário de matrículas online.

Inscrições Matrícula Fácil 2022

Uma vez que o objetivo é facilitar o processo, as inscrições acontecem de forma virtual e podem ser feitas por qualquer aparelho eletrônico com acesso à internet.

É importante mencionar que o processo é simples e basta seguir o passo a passo pedido pelo site de cada estado. 

Documentos de matrícula estudantil em 2022

Ao realizar todos os procedimentos do Matrícula Fácil 2022 online, o responsável pelo aluno obterá o certificado de inscrição. 

De acordo com o calendário de matrículas, o pai ou responsável precisa se dirigir a escola para finalizar o processo e confirmar a vaga do estudante.

Confira a seguir quais documentos devem ser entregues na secretaria da escola: 

  • Comprovante de inscrição online com o número de matrícula;  
  • RG e CPF do estudante, caso tenha ambos os documentos;  
  • CPF e RG (original e cópia) e do responsável no caso do aluno menor; 
  • Cópia do Comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013);   
  • Cópia da caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009);  
  • Documento original e a cópia da certidão de nascimento ou casamento dos responsáveis; 
  • Cópia do Comprovante de residência atualizado com o CEP; 
  • Documento Original de transferência (para os que estiverem sendo transferidos);  
  • Cópia e original da certidão de nascimento do aluno cadastrado; 
  • 2 fotos 3×4 recentes. 

Matrícula Fácil 2022 Rio de Janeiro

Caso você more no Rio de Janeiro e deseje saber sobre essa facilidade de matrícula veja as informações a seguir.

Desse modo, para realizar a inscrição e caso seja o primeiro contato com o site, faça um cadastro com os dados do estudante.

Outro informação importante é o fato de que a inscrição do aluno veterano e do novato acontecem em dias diferentes, por isso, fique atento ao site e todas as informações passadas.

Para inscrição da Matrícula Fácil 2022 no RJ basta:

  • Acessar o site oficial da plataforma. Para isso, clique aqui em casos de matrícula para rede estadual e aqui para a rede municipal;
  • Vá para fazer inscrição;
  • Será preciso escolher uma escola e o ano letivo que o seu filho irá frequentar. A maior recomendação, é que a escola escolhida fique perto da casa do estudante; 
  • Insira os dados com as informações do aluno;
  • Clique em “avançar”, confira se os dados estão certos e finalize.

Matrícula Online São Paulo 2022

Se você é morador de São Paulo, no processo de pré-inscrição e após a informação dos dados, o sistema se encarrega de direcionar os estudantes para as escolas mais próximas de suas residências.

Acompanhe as atualizações no portal, pois lá são informadas as datas e qual o melhor momento para ter acesso ao resultado do pré cadastro.

Dessa forma, ao entrar no site, o pai ou responsável precisa seguir os determinados passos:

  • Acessar o site da pré do Matrícula Fácil 2022. Basta clicar aqui;
  • Preencher os dados como ano letivo;
  • Escrever o nome completo do aluno e inserir um e-mail válido;
  • Clique em enviar e pronto! A matrícula online 2022 em SP funciona dessa forma.

Agora é esperar a escola vai entrar em contato com o estudante para que sejam entregues os documentos e todo o processo de matrícula do aluno.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.