Como Usar o PIX – De Forma Fácil e Simples

Quer saber como usar o PIX de forma fácil e simples?! Tenha em mente que o PIX é uma nova forma de fazer pagamentos e transferências, que não depende exclusivamente de uma conta corrente em banco. Para você que está interessado, vamos te mostrar o passo a passo de como usar esse pagamento de forma mais simplificado.

Continue lendo para saber como ter acesso ao PIX.

Você sabe o que é PIX?

Como já foi mencionado anteriormente, o PIX é um sistema de transferências de dinheiro e pagamentos instantâneos que permite aos usuários fazer transações 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. Esse é o grande difierencial dessa forma de pagamento.

Mas o PIX também trouxe outros avanços importantes que mudaram a dinâmica do mercado financeiro no Brasil.

Como ter acesso ao PIX?

Sabemos que o PIX ganha os clientes por sua facilidade. Ter acesso a essa forma de pagamento é muito simples, basta conferir o passo a passo abaixo:

  • 1 Passo: Consulte seu banco ou instituição financeiras sobre a disponibilização do serviço PIX;
  • 2 Passo: Escolha qual dos dados servirá como chave de endereçamento no seu banco ou instituição;
  • 3 Passo: Faça o cadastro no aplicativo ou site da sua instituição utilizando o dado escolhido;
  • 4 Passo: Pronto, você já pode usar o PIX.

É importante destacar ainda que qualquer empresa ou pessoa física que tenha uma conta em instituição cadastrada no programa do Bacen pode usar o PIX.

Sendo assim, é preciso ter uma conta transacional (corrente, poupança, de pagamentos, etc.). Também é necessário ter mais de 18 anos (requisito para ser titular de uma conta em instituição financeira, de crédito, de pagamento, entre outras). No sistema PIX não existe a figura do dependente.

Quem pode fazer um Pix?

E quem pode fazer um PIX? Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transaccional aberta (ou seja, conta de depósito à vista, popularmente conhecida como conta-corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga) em um prestador de serviço de pagamento pode fazer o Pix.

​O que é a chave Pix?

Chave é o que vai identificar sua conta. Em outras palavras, ela representa o endereço da sua conta no Pix. Existem quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

Depois de cadastrada, a chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

Vale ressaltar que a chave não é obrigatória, mas ela facilita fazer um Pix. A chave substitui, com um dado só, aquele monte de dados (agência, conta, CPF, nome, instituição) que eram usados antes. Para cadastrar a chave, acesse os canais oficiais da sua instituição em que tem conta (app ou internet banking).

Como usar o PIX de forma simples e rápida?

Fica à critério do cliente optar por uma das formas de pagamento ou transferência de dinheiro. Confira as opções a seguir:

1. Como usar o PIX: Leitura do QR Code

Neste caso, o usuário ou estabelecimento que irá receber o valor apresentará um QR Code, que poderá ser lido com a câmera do smartphone.

Um QR Code pode ser gerado uma única vez ou para cada nova transação, dependendo da escolha do recebedor. Serão gerados pela instituição financeira ou de pagamento do recebedor, em papel ou em meio eletrônico. Como já dissemos aqui, existem dois tipos de QR Code: o QR Code Estático e o QR Code Dinâmico. Ambos servem para receber um ou mais PIX. 

Veja a seguir quais são as principais diferenças:

QR Code Estático. Possui funcionalidade limitada. Ele é recomendado para recebimentos simples. É o caso de transferências entre pessoas físicas, profissionais liberais e micro e pequenas empresas;

QR Code Dinâmico. Possui diversas funcionalidades que podem ser configuradas pelo recebedor. É recomendado para empresas e operações maiores, que demandem processos de reconciliação, integração de sistemas e automatização de processos. Este seria o caso de empresas de serviços públicos como fornecimento de luz, por exemplo.

2. Como usar o PIX: Informando uma chave 

Utiliza a chave PIX, que servirá para a identificação de uma conta transacional; essa chave pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ. Será necessário informar somente um destes para realizar o pagamento.

3. Como usar o PIX: Informando os dados bancários

Lembrando que ainda existe a opção de digitar os dados da conta transacional de destino, como é feito nos DOC e TED. Contudo, esse não é o padrão esperado, justamente porque o objetivo é facilitar a inserção dos dados para pagamento.

Ao concluir uma transação, um comprovante será gerado, tanto para o pagador quanto para o recebedor.

Caso sejam informados dados incorretos, o pagador será alertado sobre o motivo da não conclusão da operação. Nesse caso, a operação poderá ser refeita.

Como receber um pagamento via PIX?

Da mesma forma como realiza pagamentos, você também poderá receber:

  • Gerando um QR Code e apresentá-lo ao pagador;
  • Gerando um link e enviá-lo ao pagador;
  • Informando ao pagador sua chave PIX;
  • Informando seus dados bancários. 

Concluída a transação, o recurso será imediatamente transferido para a conta do recebedor. Ele receberá também, em tempo real, uma mensagem confirmando o crédito.

Cuidados que você deve ter ao usar o Pix

Para garantir ainda mais segurança, siga alguns passos ao usar o Pix:

  • Use o ambiente logado da sua instituição.
  • Acesse somente canais oficiais.
  • Não insira senhas e outras informações sensíveis fora dos canais oficiais da instituição em que você tem conta.
  • O cadastro do número de telefone celular e e-mail depende de uma validação em duas etapas (o usuário receberá, por exemplo, um código via SMS ou e-mail que terá que ser digitado no ambiente logado da conta do usuário) e será feita uma confirmação com nova autenticação digital (potencialmente usando biometria ou reconhecimento facial.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.