Como Rastrear meu Celular

Não encontra o seu celular? Saber como rastrear meu celular pode ser um procedimento simples para os usuários que mantêm o histórico de localização ligado no aparelho. Fique atento, pois essa função, normalmente, é ativada por padrão durante as configurações iniciais do aparelho, e pode ser realizada tanto no Android, por meio da conta Google, quanto no iPhone, pelo iCloud.

Dessa forma, você consegue identificar de forma remota o paradeiro do seu smartphone. Lembrando, porém, que o dispositivo deve estar com o recurso de localização habilitado para que o método realmente funcione. 

E caso seu telefone tenha sido roubado ou furtado, a principal recomendação é não ir atrás dos criminosos. Fazer o boletim de ocorrência em uma delegacia e deixar o processo nas mãos da polícia é a atitude mais indicada e segura.

Continue lendo para conhecer todo o passo a passo de como rastrear seu telefone

Como rastrear meu Celular Android

Para quem usa celular Android, você deve ativar as configurações na parte de segurança, informando que deseja conseguir localizar remotamente seu aparelho. Em caso de perda ou furto, é possível localizar o smartphone acessando a página de rastreador de dispositivos no Android. 

Além de rastrear, você também consegue fazer o aparelho emitir um som, pode bloqueá-lo ou até mesmo limpar todo conteúdo salvo nele.

Veja a seguir como é o passo a passo para rastrear um celular android:

  • Acesse a conta Google que está associada ao seu smartphone. Para isso, vá em clique no link e faça o login com seu e-mail e senha.
  • Entre na opção “Segurança” e procure por “Seus dispositivos”. Nesta seção, selecione  “Gerenciar dispositivos”. Ao acessar essa página, você verá uma lista com todos os aparelhos que utilizam sua conta Google.
  • Clique sobre o nome do celular perdido e, em seguida, em “Encontrar dispositivo”. Você deverá confirmar a sua senha.
  • Por último, vá em “Localizar” para visualizar o aparelho no mapa. Caso descubra que o telefone está por perto, toque em “Reproduzir som” para que ele toque mesmo que suas configurações estejam no modo silencioso.

Como rastrear meu celular iOS

Já usuários de iOS, para ativar o recurso, precisam entrar em ajustes, acessar o ID Apple, selecionar o aparelho que está ativo na conta e, por fim,  clicar em “buscar iPhone”. Para achar o aparelho, basta acessar o site do iCloud e clicar em “buscar iPhone”.

Confira a seguir qual é o passo a passo a ser feito:

  • Acesse o iCloud entrando no site. Em seguida, faça o login com a sua Apple ID.
  • Toque sobre o dispositivo perdido para encontrá-lo no mapa.
  • Clique na opção “Tocar som” para que o aparelho toque.
  • Por último, acesse o “Modo perdido” para bloquear o aparelho e visualizar o histórico de localização do celular.

Como rastrear meu celular usando antivírus

Muitas pessoas ainda não sabem disso, mas também é possível rastrear o aparelho celular usando o antivírus. Para Android, boa parte dos antivírus possui essa função adicional. Além disso, também contam com proteção contra malware, o que é muito importante.

Agora, no caso do iOS, não existem antivírus. Porém, alguns apps de segurança, como o app do Norton, fazem o trabalho desses aplicativos de busca.

Rastrear celular com apps especializados

Outra boa opção são os apps especializados nessas funções, disponíveis para Android e iOS. 

Entre os mais famosos está o “Device Locator”. Vale ressaltar que esse app é pago, mas o investimento vale a pena por ser mais completo que seus concorrentes gratuitos. Além da função de rastreamento, o Device Locator é capaz de, por meio da câmera frontal, tirar uma foto da pessoa que está utilizando o seu aparelho e enviar o conteúdo para você sem que ela saiba.

Dicas para manter a segurança

Saiba que é muito importante que o usuário siga algumas medidas de segurança para evitar ter seus dados acessados, em caso de perda ou roubo do celular. Algumas dessas medidas são:

  • Sempre ative a função de desbloqueio de tela. O melhor de todos é o desbloqueio por digital. Caso o seu aparelho não possua esta opção, prefira a senha alfanumérica e evite ao máximo o desbloqueio padrão do Android, ou seja, aquele que é feito por linhas.
  • Mantenha um antivírus confiável funcionando. Ele será o responsável por proteger seu dispositivo contra alguns ataques, como acessos forçados via malware, por exemplo.
  • Busque não permitir que mensagens apareçam na tela do celular ou notificações de outros apps antes de feito o desbloqueio.
  • Tenha anotado o número do IMEI do aparelho que se encontra na caixa. No iOS, ele aparece em Ajustes > Geral > IMEI. Nos celulares Android, a informação está disponível em Configurar > Sobre o telefone > Informações do IMEI ou discando o número universal *#06*. Com o número do IMEI, o consumidor deve comunicar o ocorrido para que sua operadora tome as providências cabíveis.

Para terminar, vale destacar que só é indicado ir até o local onde o aparelho foi localizado, em caso de perda. Se você teve o celular roubado ou furtado, a melhor ação a ser tomada é: utilizar o app, identificar onde o dispositivo está e, munido desta informação, procurar uma delegacia para realizar o Boletim de Ocorrência (B.O).

O que achou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.