Como Organizar a Casa: Confira as dicas

Saber como organizar a casa e mantê-la arrumada muitas vezes é uma tarefa que exige muito trabalho.Porém, uma vez que isso se torna um hábito e se consegue manter as coisas sempre nos seus devidos lugares, o acúmulo de serviço acaba e não é mais preciso gastar um tempo desnecessário em tarefas que na verdade são simples.

Ou seja, é muito mais fácil já colocar a bolsa no cabideiro do que jogá-la em cima da cama e mais tarde ter que colocá-la no lugar certo, por exemplo. Continue lendo para conferir algumas dicas que irão te ajudar a organizar sua casa.

Como organizar a casa: dicas 

Organizar a casa é um processo sequencial que funciona basicamente em criar uma rotina e definir os espaços que cada objeto irá ocupar dentro do seu lar. Sendo assim, todos os objetos que ainda possuem uso são organizados de forma harmoniosa, e os que não são mais utilizados são descartados. 

Desse jeito, é muito mais fácil manter o ambiente arrumado e poupar trabalho. Veja as dicas a seguir:

Otimize os espaços

Cada canto da casa precisa ser aproveitado e se transformar em um espaço funcional. Para isso, basta você planejar com calma e pensar em novas formas de utilizar espaços nem sempre explorados.

Tenha um local de cada coisa

Quando cada coisa tem um lugar determinado e pré-estabelecido a organização fica muito mais simples. O necessário para manter a casa sempre em ordem, então, é apenas respeitar os locais definidos por você e manter tudo onde deveria estar.

Adquira o costume de guardar os objetos logo após o uso

Essa dica vai de encontro com a anterior: depois de usar, guarde as coisas no lugar. Essa lógica é simples, mas nem tão fácil de seguir todos os dias. Porém, com disciplina sua casa nunca vai ficar bagunçada!

Crie uma rotina de descarte de materiais

Vale ressaltar que se livrar daquilo que só ocupa espaço e junta poeira é uma ótima estratégia para organizar a casa. Além de te deixar com menos coisas para guardar e limpar, você ainda abre espaço para coisas novas habitarem o seu lar!

Use e abuse de organizadores e rótulos como aliados

Compartimentar te ajuda tanto na hora de arrumar a casa quanto também nos momentos do dia a dia em que você precisa encontrar, pegar e guardar as coisas. Por isso, invista em organizadores e rótulos para deixar tudo organizado.

Use o minimalismo como uma forma de tornar a organização mais eficiente

Tenha em mente que o minimalismo surgiu como um movimento artístico e logo adquiriu contornos mais práticos e que podem ter um efeito prático sobre não apenas a maneira como você organiza a sua casa, mas também a maneira como você vive e se relaciona com o ambiente ao seu entorno.

De maneira geral, o minimalismo prega o desapego, o essencial como uma maneira de alcançar uma felicidade que não pode ser conquistada com o acúmulo de objetos físicos. Assim, ao adotar uma postura mais minimalista na sua vida você se desfaz de todos os objetos que não trazem felicidade e são completamente desnecessários para a sua vida.

O mais importante dessa prática é que, ao ter apenas o essencial, você acaba não perdendo seu valioso tempo com coisas supérfluas e que não tenham valor. No fim, o minimalismo fará com que você tenha menos desperdício de energia e acúmulo de coisas desnecessárias. Isso significa muito mais tempo e praticidade para a sua vida, além de poder até mesmo melhorar a sua saúde psicológica.

Utilize o método Fly Lady:

Se você ainda não conhece, oFly Lady é um método de organização que surgiu nos Estados Unidos e que promete fazer com que você se torne uma expert quando o assunto for a organização da casa. As dicas oferecidas por esse método são muito simples e práticas e prometem ajudar você a poupar um tempão.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.