Como Mudar a Senha do WIFI?

Geralmente, os roteadores vêm de fábrica com senhas complicadas e difíceis de lembrar, o que pode tornar o processo de conectar os dispositivos à rede sem fio lento e complicado. Sendo assim, pode ser importante mudar a senha do WiFi para algo uma mais simples de se lembrar. 

Se você quiser mudar a senha e também o nome de sua rede, nós vamos te ensinar como fazer isso. O processo exato irá depender do seu roteador, mas normalmente os passos são os mesmo para todos: é preciso acessar as configurações dele e mudar essas informações a partir de lá.

Para acessar as configurações do seu roteador, você vai precisar abrir um navegador, como o Chrome ou o Firefox. Em seguida, na barra de endereços, você deve colocar o IP dele. Se você não sabe o que é um IP, trata-se de um conjunto de quatro grupos de três números, cada grupo separado do demais por um ponto. Isso varia entre roteadores, mas alguns dos endereços mais comuns são 192.168.1.1, 192.168.0.1, 192.168.2.1, 10.0.0.1 e 10.0.1.1.

Continue lendo para saber como mudar a senha do WIFI.

Mudar Senha do WIFI: Descubra o IP do seu roteador

Tenha em mente que o processo irá mudar dependendo do seu sistema operacional.

Windows: na área de trabalho, aperte a tecla Windows + R, escreva “cmd” (sem as aspas) e aperte enter. Isso fará com que o prompt de comando apareça. Não é preciso se assustar com a tela preta cheia de letras e símbolos. 

Escreva em seguida “ipconfig” (novamente sem aspas) e aperte enter. Vários dados irão aparecer na tela. Procure por “Gateway padrão” e anote o número ao lado: esse é o endereço do roteador. O próximo passa é colocar esse endereço na barra do seu navegador e aperte enter.

Mac: clique no menu da maçã e selecione “preferências do sistema”. Clique então em “Rede” e, na tela que aparecer, clique em “Avançado”, que estará no canto inferior direito da janela. Na próxima tela, selecione a opção “TCP/IP” e, logo após, procure pela informação “Roteador”: esse é o endereço do roteador. Por fim, coloque esse endereço na barra do seu navegador e aperte enter.

Acesse as configurações do roteador

Seu navegador vai te mostrar uma tela de login. Por padrão, o nome de usuário é “admin” e a senha padrão também é “admin”. No manual do seu roteador é possível encontrar mais informações sobre a senha padrão dele. 

Caso você tenha mudado a senha e não se lembre dela, basta segurar o botão liga/desliga do seu roteador por 30 segundos: isso reverterá a senha para o padrão.

Procure pelas configurações Wi-Fi ou Wireless

Novamente, essa ação irá variar entre roteadores diferentes. Todos eles, porém, devem ter uma aba ou menu chamado simplesmente de “Wi-Fi” ou “Wireless“. Selecione essa opção. Se esse menu tiver outras opções, procure por uma que esteja relacionada à segurança.

Mudar a senha do WIFI

Nessa página, você encontra os campos com o nome “SSID”, “Network Name” (nome da rede) e “Password” (senha). “SSID” ou “Network Name” são a mesma coisa: eles indicam o nome com o qual a sua rede irá aparecer para os dispositivos que conseguem acessar as redes Wi-Fi. 

Saiba que você pode dar o nome que quiser para sua rede, mas tente escolher algo original para que ela seja encontrada facilmente e para que você não se confunda na hora de conectar.

Já o campo “Password”, por sua vez, indica a senha da rede. Para mudar a senha, basta trocar a informação deste campo. Vale ressaltar que pode ser necessário digitar a nova senha mais de uma vez, para garantir que as duas senhas combinam. 

Confira o tipo de segurança

Além de alterar a senha, você pode aproveitar para ver se há alguma informação quanto ao tipo de segurança de sua rede. Geralmente, esses dados aparecem em um campo com o nome “security mode” (modo de segurança) ou algo parecido. 

O ideal é selecionar um modo que inclua WPA2. Pois essa é a forma mais segura de criptografia que a maioria dos roteadores tem disponível.

Clique em “aplicar” ou “salvar”

Depois de alterar os dados, não se esqueça de clicar em “salvar mudanças”, “aplicar” ou algo do tipo antes de fechar o navegador. 

Caso contrário, todo esse trabalho pode ser perdido. É importante explicar que o seu roteador peça para que você o reinicie antes de aplicar as mudanças. Assim que ele ligar novamente, sua rede já estará com o novo nome e senha. Então, você deverá conectar novamente todos os seus dispositivos).

Porque é importante saber como trocar a senha do WiFi?

Existem diversos motivos para que você deva saber como trocar a senha do seu WiFi. Como já mencionamos, caso você tenha adquirido o seu roteador recentemente, provavelmente ele já veio com uma senha padrão, que pode ser difícil de lembrar.

Assim, redefinindo uma nova senha, você consegue usar alguma combinação de palavras e números que sejam mais fáceis de decorar. Além disso, é importante manter suas senhas seguras sempre, seja de algum e-mail que você use ou da sua rede de conexão sem fio.

Isso porque alguém pode ter descoberto a senha do seu Wi-Fi e esteja usando sem que você saiba, deixando sua conexão mais lenta. Existe também o risco de hackers, que invadem redes wireless e podem roubar informações.

Por isso, recomendamos que você troque suas senhas com uma certa frequência, para que esses riscos sejam diminuídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.