Como Formatar o Celular: Descubra aqui

Formatar o celular Android e iPhone pode resolver problemas e travamentos dos aparelhos. Essa função também é muito útil caso você queira apagar suas informações pessoais antes de vender ou doar o aparelho.

Além disso, o procedimento nos dois sistemas mais usados é simples e rápido de realizar. Ao realizar a formatação, todos seus aplicativos serão desinstalados e os ajustes do celular voltam a ser o padrão de fábrica.

Mas lembre-se, antes de fazer esse procedimento, faça uma cópia das suas fotos, contatos e outros arquivos pessoais. Já que, ao finalizar o passo a passo, todas as suas imagens, vídeos, músicas e qualquer outro documento salvo no telefone será apagado.

Continue lendo para saber como formatar seu celular.

Como formatar o celular Android

Para formatar seu smartphone, vá até as configurações do Android e deslize até a opção “Fazer backup e redefinir”. Em seguida, procure por “Restaurar padrão de fábrica” e pronto. Confirme a sua escolha e realize a formatação.

Vale ressaltar que o passo a passo pode ter alguma diferença, dependendo de cada tipo de aparelho com sistema Android.

Como formatar o celular iPhone

Caso você use o sistema iOS, saiba que formatar um iPhone é tão simples quanto um Android. Basta acessar os “Ajustes” e clicar na opção “Geral”. Logo depois, vá em “Redefinir” e, na página seguinte, clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes”.

Também será preciso inserir sua senha e, só depois, confirmar que você deseja apagar tudo que está no iPhone.

Pronto! Agora você não precisa mais se preocupar em vender o seu celular usado. É só formatá-lo para apagar todas as informações e ter o aparelho como saiu de fábrica. Caso o celular também esteja travando muito ou dando erro, também vale a pena voltar com as configurações de fábrica para resolver esse problema.

Sinais de que você deve formatar o seu aparelho

Confira também alguns indícios de que você precisa formatar o celular:

1. O smartphone está travando muito

Geralmente, lentidão dos smartphones são um dos primeiros sinais de que algo não está certo. Se o seu aparelho estiver demorando muito para abrir um aplicativo ou ligar, busque primeiro investigar o que pode estar acontecendo: confira se o armazenamento não está cheio, ou se as falhas não começaram após a instalação de um aplicativo ou de atualização.

2. A Bateria dura pouco

Outro problema comum, a bateria é um dos primeiros componentes a dar sinal quando algo está errado com o telefone. Se o seu aparelho estiver descarregando muito rápido, investigue o que está drenando o componente nas configurações relacionadas do Android ou iOS. Se for um aplicativo, desinstale e note se melhora. Caso seja um recurso do próprio sistema, como Wi-Fi ou um app nativo, é possível que a formatação seja necessária.

3. Alguns aplicativos pararam de funcionar

Aparecem mensagens de erro ao abrir diversos aplicativos? Ou eles param de funcionar após algum tempo? É possível que falhas de funções do sistema estejam causando esse comportamento inesperado do app. Considere formatar o seu smartphone.

4. O aparelho esquenta muito, mesmo quando não está em uso

Outro sinal bastante comum de que algo não está bem com o smartphone é a elevação da temperatura do aparelho, especialmente quando este está com a tela desligada. É possível que algum aplicativo ou componente esteja utilizando recursos em segundo plano. Se o seu aparelho é Android, você pode consultar essa informação facilmente nas configurações do sistema e bloquear os vilões. Caso o culpado seja uma ferramenta do sistema, é provável que apenas a formatação resolva o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *