Como consultar cartão do SUS pelo CPF

Todo brasileiro conhece o SUS, o Sistema Único de Saúde, disponibilizado para que pessoas de todo o país possam fazer consultas, procedimentos cirúrgicos, tratamentos e uma série de possibilidades de forma gratuita. Porém, muitos não sabem como consultar cartão do SUS pelo CPF de forma online.

Confira aqui informações completas, como pode ser feito esse acesso rapidamente e esclareça suas dúvidas.

Como funciona o cartão do SUS?

Saiba que você pode fazer a consulta do cartão SUS em uma versão digital do CNS – Cartão Nacional de Saúde, chamado comumente de Cartão do SUS, tudo por meio do app desenvolvido do Conecte SUS.

O documento possui uma sequência de 15 números, do qual permite que os cidadãos sejam identificados ao utilizar os serviços públicos de saúde em todo o país. Esse registro possui dados pessoais e outros documentos, como é o caso do CPF e também do RG, além das demais formas de contato como o endereço eletrônico, endereço físico e por fim, telefone de contato.

De acordo com o Ministério da Saúde, além de fornecer todos os dados citados anteriormente, também é possível verificar o histórico de atendimentos médicos, internações e também todos os exames que já foram realizados.

É importante lembrar que esse histórico de atendimentos das pessoas muda conforme o acesso disponibilizado pelas unidades de saúde, das quais permitem ou não que demais atualizações sejam adicionadas de maneira virtual no banco de dados do SUS.

Como consultar cartão do SUS pelo CPF?

Tenha em mente que o app Conecte SUS está disponível para iOS e Android, sendo que para fazer o login é necessário que se tenha uma conta ativa no gov.br, sendo ela precisa para que a identificação do cidadão possa ser feita e assim, se ter acesso aos serviços digitais do governo.

Caso você ainda não tenha uma conta, é possível criar a mesma rapidamente na página oficial do Governo Federal do Brasil, clique aqui para ser redirecionado. Confira a seguir como funciona o procedimento:

  • Faça o download do app Conecte SUS direto na sua loja de app do seu smartphone, realizando o login depois de finalizada a instalação;
  • Toque no círculo de coloração alaranjada que está localizado no canto inferior direito da tela;
  • Por fim, é preciso clicar no símbolo do QR Code, que está na parte inferior da tela, dessa maneira, ele irá se transformar em “virar cartão” e exibir seu formato em código.

Agora que você já sabe como realizar o processo de consulta do seu cartão SUS, é sempre indicado que fique de olho em como funciona o procedimento caso precise de uma consulta em uma unidade de saúde, bastando apenas ter em mãos demais informações pessoais sobre seu cartão do SUS.

Como imprimir minha segunda via do Cartão SUS?

Quer saber como é o processo para imprimir sua segunda via do Cartão SUS? É importante interessante que saiba antes que o app do Conecte SUS Cidadão é usado como uma substituição muito mais útil e segura do cartão impresso, além de que pode ser acessado a qualquer momento.

É recomendado inclusive que ele seja usado no lugar do cartão físico na maioria das vezes, principalmente pela facilidade.

Mas, se você quer de qualquer modo usar o modelo impresso, é preciso ir de forma presencial até um estabelecimento de saúde, lá é onde você conseguirá outro cartão impresso.

Será preciso levar consigo um documento de identidade original com foto para comprovar demais dados e informações pessoais.

Gostou das informações? Agora você já pode consultar o seu Cartão SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *