CEDERJ RJ 2020 – Inscrições

Você já conhece o Consórcio CEDERJ? Trata-se de um conjunto de sete instituições públicas no Rio de Janeiro que, de tempos em tempos, abrem suas inscrições para o curso de graduação gratuita.

As categorias vão desde o curso tecnológico ao de bacharelado e licenciatura. No entanto, as aulas acompanham a modernidade e são ofertadas apenas em regime de Educação a Distância ou Semi-presencial.

Em outras palavras, a depender do curso, é possível graduar-se inteiramente sem sair de casa ou reservar apenas um dia ou dois na semana para comparecer aos polos presenciais.

Nesse segundo caso, todas as aulas teóricas ou de importância seriam realizadas através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, mas, as práticas e provas em polos específicos ligados à instituição.

No Rio de Janeiro, esses polos estão distribuídos por todo o Estado e contam com parcerias como escolas municipais, colégios estaduais, institutos e centros de educação para manter o sistema funcionando.

Por isso, é possível fazer uma espécie de seleção duas vezes ao ano em modalidade de vestibular para alcançar os mais diversos tipos de pessoas que queiram se especializar em alguma área.

O que é a Fundação CECIERJ e o Consórcio CEDERJ?

Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro ...

CEDERJ RJ 2020 – Inscrições (Foto: Reprodução CECIERJ)

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) é uma instituição que fornece uma espécie de projeto de integração conhecido como Consórcio CEDERJ.

Através desse projeto, a CECIERJ lança cursos de graduação gratuitos na modalidade Semi-presencial ou de Ensino a Distância duas vezes por ano em processo seletivo individual – vestibular – e uma vez ao ano por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.

A iniciativa parte para beneficiar mais de 60 mil pessoas por ano através da disponibilização de serviços específicos e aumento da força de trabalho no Estado.

Os cursos ofertados têm duração média de 2 anos e máxima de 5 anos em algumas áreas específicas. No entanto, eles não estão ligados a portarias individuais no MEC, como acontece com os cursos de graduação de instituições particulares.

Na verdade, os cursos ofertados pela CEDERJ são de autoria de instuições conveniadas como a CEFET, UNIRIO, UFRJ, UENF, UERJ, UFF e URRF por meio da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Dessa maneira, é possível gerar o certificado válido de portaria única e disponibilizar a vaga para aqueles que passaram no vestibular agendado ou por meio do Enem.

Quais cursos estão disponíveis?

Quem tiver interesse em ingressar no sistema da CECIERJ, deve se apressar.

São ofertados mais de 10 cursos na modalidade graduação ou semi-presencial, mas, por serem gratuitos, as vagas são escassas e a concorrência é grande o suficiente, principalmente por se tratar de uma instituição pública com um processo seletivo a parte do Enem.

Por via de regra, o vestibular agendado é realizado duas vezes ao ano, mas, dentre as opções de curso, só estão disponíveis:

  1. Administração;
  2. Administração Pública;
  3. Ciências Contábeis;
  4. Engenharia de Produção;
  5. Engenharia Meteorológica;
  6. Licenciatura em Ciências Biológicas;
  7. Licenciatura em Física;
  8. Geografia;
  9. História;
  10. Letras;
  11. Matemática;
  12. Licenciatura em Pedagogia;
  13. Química;
  14. Licenciatura em Turismo;
  15. Tecnologia em Segurança Pública;
  16. Tecnologia em Sistemas de Computação; e
  17. Curso Tecnológico em Turismo.

Como faço para me inscrever?

O prazo inicial para as inscrições para o vestibular agendado visando o segundo semestre de 2020 era de 30 de março a 15 de maio.

No entanto, levando em consideração o isolamento social, decretos e situações de saúde declaradas recentemente, houve prorrogação.

Agora, será possível efetuar sua inscrição até o dia 24 de maio de 2020.

No entanto, o processo continua online e somente através da Selecon.

Para efetivar sua inscrição, será necessário preencher um formulário no site do Instituto Selecon e pagar a taxa de R$69,00 até a data limite do dia 25 de maio de 2020.

Felizmente, o edital ainda está disponível na página inicial do Instituto e, fazendo alguns cliques, já é possível efetivar seu cadastro e gerar seu boleto bancário sem maiores problemas.

Mas, na dúvida, em caso de algum problema, é possível entrar em contato através do:

E a prova?

Inicialmente, a previsão é que a prova seja realizada no dia 14 de junho.

Entretanto, o edital pode sofrer prorrogações de acordo com as medidas que andam sendo tomadas em razão do coronavírus.

O exame seguirá um modelo básico de questões de múltipla escolha e redação para qualificação final, como qualquer outro vestibular.

Serão eliminados aqueles que obtiverem zero na prova de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e nas questões das disciplinas específicas do curso escolhido.

Ainda, a Redação apenas irá para apreciação e correção se o aluno tiver acertado ao menos 50% de toda a prova.

Espera-se que todo  o processo seja finalizado em meados de 20 de junho.

Sendo assim, o resultado final da prova tem previsão de saída máxima no dia 29 de junho de 2020.

Já o quadro de aprovações para as primeiras e segundas chamadas, a partir do dia 13 de julho de 2020.

Deixe um comentário